Notícia

Portal Imprensa

Impacto de notícias falsas na divulgação científica é tema de encontro

Publicado em 15 março 2019

O Instituto do Legislativo Paulista (ILP) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) promovem um encontro para discutir "O impacto das fake news na ciência". O evento é gratuito e será realizado no dia 25 de março na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, a partir das 15h.

Falarão sobre o assunto: Helena Sato, diretora técnica da Divisão de Imunização do Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, Natália Pasternak Taschner, pesquisadora colaboradora do Instituto de Ciências Biomédicas da USP e uma das fundadoras do Instituto Questão de Ciência, Peter Schulz, professor titular da Faculdade Ciências Aplicadas da Unicamp, e Francisco Belda, professor do Departamento de Comunicação Social e vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia (PPGMiT) da Unesp.

Para participar, é necessário fazer inscrição pelo site da Alesp. O encontro será realizado no Auditório Franco Montoro e estão disponíveis 100 vagas.

O problema da multiplicação da chamada fake news e de informações erradas envolvendo questões científicas tem crescido. Recentemente, uma onda de informações corrompidas acabou gerando movimentos contra campanhas de vacinação em várias partes do mundo. A consequência disso foi o aumento no número de casos de doenças geralmente evitadas através de vacinas.