Notícia

USP - Universidade de São Paulo

IME realiza curso avançado de processamento de imagem

Publicado em 30 março 2010

Por Felipe Maeda Camargo

No dia 12 julho começa o São Paulo Advanced School of Computing, projeto do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP que promove curso de computação com o tema principal "Processamento de Imagem e Visualização". O público alvo do evento são pós-graduandos e alunos recém-formados em doutorado da área de todo Brasil e do mundo. Para o curso, foram chamados especialistas no tema do País e do exterior.

O evento ocorrerá em uma semana e será composto por palestras e cinco mini cursos. Dois deles serão ministrados por professores estrangeiros: Jayaram K. Udupa, da Universidade de Pensilvânia (Estados Unidos), e Alexandru C. Telea, da Universidade de Groningen (Holanda). Além deles, participarão também os professores Alexandre Xavier Falcão, do Instituto de Computação (IC) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Roberto Marcondes César Júnior, do IME, Maria Cristina Ferreira de Oliveira, Agma Juci Machado Traina e Rosane Minghim, as três do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos.

O tema escolhido é a área da computação que estuda técnicas de processamento e classificação de imagens, além da área que estuda técnicas de visualização. Processamento de imagem tem diferentes aplicações, como desenvolvimento de software para tratar fotografias digitais, análise de imagens de satélite, processamento de imagens médicas, vigilância e segurança.

"Imagine um satélite capturando imagens lá do alto. Essa imagem vem cheia de ruído, por causa de nuvens, na transmissão se perdem bits, etc. A ideia é limpar esta imagem para apresentá-la ao pesquisador. É isso que o pessoal de processamento de imagens faz: pegam uma imagem e são capazes de transformar em outra, atendendo uma determinada especificação", explica Carlos Eduardo Ferreira, professor do IME e um dos membros do Comitê de Organização do evento.

Três cursos tratarão diretamente sobre processamento de imagem. Em um deles, Roberto Marcondes trata especificamente sobre reconhecimento de padrões. Segundo o professor, a leitura de código de barras nas embalagens de produtos é um exemplo da utilização de técnicas de reconhecimento de padrão.

Outros cursos se centralizarão na parte de visualização de imagens. Sobre esse tema, Ferreira enfatiza a sua importância na compreensão de imagens produzidas digitalmente: "Nós vemos ai um monte de dados sendo produzidos, mas como eu faço para mostrar estes dados para você de uma forma que seja fácil de enxergar? Como eu faço para trazer semântica para as imagens? É isso o que o pessoal da visualização estuda."

Objetivo

Entre os objetivos do São Paulo Advanced School of Computing, Ferreira destaca a meta de atrair especialistas e alunos de pós-graduação da área de estudo para São Paulo. "O curso será uma oportunidade única de os alunos terem contato com pesquisadores do mais alto nível", diz o professor do IME.

Fora os cursos e palestras, os alunos também terão espaço parasuas próprias apresentações, na qual poderão mostrar seus próprios trabalhos e terão a oportunidade de discutir com outros estudantes as suas pesquisas.

O evento foi um dos projetos escolhidos pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), em seu programa "Escola São Paulo de Ciência Avançada", cujo objetivo é criar oportunidades para que cientistas de São Paulo organizem eventos que tragam ao estado jovens estudantes ou pós-doutores de outros países e regiões do Brasil.

Estão disponíveis 65 vagas para estudantes e 10 para pesquisadores que já completaram doutorado. Destas vagas, 45 serão selecionados para receberem apoio financeiro para os custos da viagem e da estadia, dos quais 30 são reservadas para alunos estrangeiros e 15 para alunos de diferentes regiões do Brasil, fora da cidade de São Paulo.

Os interessados têm até o dia 15 de maio para se inscreverem, o que pode ser feito por email ( spasc2010@gmail.com Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ). Não há taxa de inscrição. Caso haja mais inscritos que o número de vagas disponíveis, o Comitê de Organização selecionará o currículo e outros requisitos exigidos. Mais informações sobre a inscrição podem ser vistas na página do evento.

Mais informações: (11) 3091-6079, site http://www.vision.ime.usp.br/~mh/SP-ASC/index.html,email roberto.cesar@vision.ime.usp.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou cef@ime.usp.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.