Notícia

MediaTalks

Imagem de "festa de fungos" na Amazônia vale prêmio internacional de fotografia a biólogo da Unicamp

Publicado em 07 novembro 2021

Londres – O concurso de fotografia anual “Capturing Ecology” da British Ecological Society anunciou os ganhadores da edição de 2021, com um brasileiro entre eles.

Raul Costa-Pereira, biólogo e professor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) venceu na categoria “A arte da ecologia” com a imagem “Mosaico amazônico”.

Raul não é o primeiro biólogo premiado em concursos internacionais este ano. Em setembro, o também biólogo Daniel de Granville, ficou em primeiro lugar em uma das quatro categorias do concurso internacional de fotos da organização The Nature Conservancy, com a imagem da carcaça de um jacaré no solo ressecado do Pantanal.

A arte da Amazônia

A imagem, feita em uma reserva ambiental ao norte de Manaus, mostra como as plantas das florestas tropicais são colonizadas por uma diversidade surpreendente de organismos que crescem na superfície de suas folhas, como musgos epífitos, líquens e fungos. A foto retrata uma folha de palmeira amazônica, resultando em uma imagem que lembra um quadro.

British Ecological Society – Raul Costa-Pereira

“Tenho a sorte de trabalhar em alguns dos ecossistemas mais fascinantes do mundo, como o Pantanal e a Amazônia, e aproveito para fotografar animais e plantas que me chamam a atenção no campo”.

Pereira já foi pesquisador visitante da BEPE-FAPESP na Rice University (EUA) e na University of Otago (Nova Zelândia). Atualmente leciona no Departamento de Biologia Animal do Instituto de Biologia da Unicamp.

A arte na natureza pode ser encontrada em grandes ambientes, como fez Raul, ou em microorganismos. O concurso anual Nikon Small World seleciona anualmente imagens feitas em microscópio por cientistas que pesquisam doenças, desenvolvem inovações tecnológicas e ainda acham tempo para capturar cenas artísticas.

A fotografia vencedora do concurso

O prêmio principal do concurso de fotografia da British Ecological Society foi para Rebecca Nason, do Reino Unido, com um close-up do olho de uma gaivota em que as marcas pontilhadas que não são bem o que parecem.

Ao tirar fotos em full frame de uma gaivota-de-Kumlien, ela notou um detalhe na plumagem, com manchas escuras ao redor do olho.

Quando chegou em casa descobriu que os padrões salpicados eram, na verdade, piolhos agrupados ao redor do olho. E que a gaivota estava dando carona sem saber.

British Ecological Society – Rebecca Nason

Concurso retrata diversidade ambiental

O Capturing Ecology 2021 é uma competição aberta aos membros da British Ecological Society e é dividida em seis categorias: De perto e pessoal, Ecossistemas dinâmicos, Indivíduos e população, Pessoas e natureza, Ecologia em ação e A arte da ecologia.

As imagens vencedoras, produzidas por ambientalistas e estudantes internacionais, celebram a diversidade do meio ambiente, capturando a flora e a fauna de todo o planeta.

As fotos retratam desde um caracol vermelho-sangue se alimentando dos “dedos de homem morto” (um fungo encontrado nas florestas tropicais da Índia) a uma rara imagem da “fada das florestas valencianas”, um inseto recentemente descoberto em cavernas na Espanha.

Veja as imagens premiadas

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
Blog do Boa