Nesta segunda-feira (30), o Instituto do Legislativo Paulista, em parceria com a Fundação de Pesquisa FAPESP, realizou mais um evento do Ciclo de Ciência e Inovação. Desta vez, com o objetivo de explicar os diagnósticos de carências tecnológicas das cidades, bem como sobre capacitação e recursos financeiros para implementações eficientes no atendimento da população.
A transmissão do evento foi feita no canal do YouTube do ILP e da Alesp. A participação fornece certificado gratuito aos participantes. Mais informações podem ser conferidas no site do ILP.
Os Desafios do Governo Digital
"A gente tem que oferecer sistemas de capacitação para os cidadãos conseguirem usar a internet [...], mas o limite [desse uso] não pode depender da capacitação [própria] do cidadão." Manuel Bonduki, professor, fez essa observação em relação aos desafios do governo digital, indicando como o processo de inclusão deve ser amplo e considerar as diferentes realidades da população para que os projetos não sejam excludentes.
Acompanhando possíveis medidas de modernização, o especialista no caso Mariano Lafuente ilustrou em slides etapas que abrangem desde o planejamento de ferramentas digitais até sua implementação, contemplando o autodiagnóstico para análise do plano de ação e do investimento a ser aplicado. Sem esquecer também do fator decisivo de estudo de dados e das diferenças populares básicas.
A pesquisadora de tecnologia Luísa Paseto, no tempo de discussão e esclarecimento de dúvidas enviadas pelo público, ressaltou como o engajamento da comunidade pode ser benéfico para o funcionamento do plano, que não deve depender de indicadores que avaliam desempenho enquanto custo, sendo necessária uma "sincronização entre capacitação, tecnologia e letramento".
Para conferir mais detalhes e tópicos abordados durante o evento, assista à palestra na íntegra de maneira gratuita pelos canais do ILP.
Conheça o ILP
O Instituto do Legislativo Paulista (ILP) é um órgão da Alesp responsável pela oferta e promoção de cursos, palestras e seminários relativos a temas contemporâneos relevantes.
Criado por meio da Resolução n° 821/2001, o ILP tem, segundo seu manifesto, a missão de "produzir, agregar e disseminar conhecimento, contribuindo para o aperfeiçoamento do Poder Legislativo e da democracia no Estado de São Paulo".