Notícia

Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo

ILP e Fapesp promovem evento de divulgação científica sobre vacinas da Covid-19

Publicado em 25 fevereiro 2021

O Instituto Legislativo Paulista (ILP), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) realizará na próxima segunda-feira (1/3) a primeira palestra do Ciclo ILP-FAPESP de Ciência e Inovação do ano 2021 com o tema: Covid-19: a corrida das vacinas.

Serão apresentados no evento os estudos clínicos da fase três das vacinas que estão sendo testadas no Brasil para a imunização contra a Covid-19. Em razão da pandemia, a conferência será realizada em ambiente virtual e transmitida pela Rede Alesp.

Para Carlos Américo Pacheco, diretor-presidente do Conselho Técnico Administrativo da FAPESP, a divulgação científica cumpre o papel de informar a população sobre os fenômenos que ocorrem na natureza ou na sociedade. "Um exemplo claro disso é a vacina. A divulgação serve para evitar notícias falsas que questionam essa forma de combater a doença". De acordo com ele, as imunizações aprovadas são a forma mais eficaz de vencer a pandemia.

A palestra será ministrada pelo médico hematologista e diretor do Instituto Butantan, que coordena os estudos clínicos da CoronaVac no Brasil, Dimas Tadeu Covas, a médica infectologista, e investigadora principal dos estudos clínicos da vacina Covishield no país, Lily Yin Weckx, o médico epidemiologista e coordenador dos estudos clínicos da vacina BNT162 no Brasil, Edson Duarte Moreira Jr., e a médica infectologista, líder dos estudos clínicos da vacina Ad26.COV2.S na América Latina, Beatriz Grinsztejn.

Ao final do evento, os participantes poderão enviar perguntas aos palestrantes através do e-mail: cicloilp@FAPESP.br.