Notícia

Diário Oficial do Estado de São Paulo

ILP e Fapesp apresentam palestras sobre dados e tecnologia

Publicado em 24 abril 2019

Por Laysla Jacob

O auditório Paulo Kobayashi sediou na segunda-feira (22/4) uma série de palestras sobre processamento de dados e suas aplicações tecnológicas. Promovido pelo Instituto do Legislativo Paulista (ILP), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), o evento contou com quatro palestrantes.

Intitulado “Big Data e Machine Learning”, o ciclo de palestras teve a presença dos especialistas André Carlos Ponce, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (USP); Claudia Bauzer Medeiros, do Instituto de Computação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); Nina Hirata, do Instituto de Matemática e Estatística da USP; e o empresário Jorge Gripp.

Nas palestras, os convidados apresentaram a aplicação dos dados tanto no dia a dia – como em redes sociais –, quanto na ciência – como para o desenvolvimento de novos softwares na área da saúde e bem-estar. Claudia Medeiros definiu a importância de entender como funcionam os dados (amplo volume de informações nas redes) e como podem ser utilizados. “Em 2019, sem o big data nós não teríamos a internet, nem as redes sociais. Assim como não teríamos tantos avanços científicos na agricultura, na saúde, nos transportes”, disse Bauzer.

O diretor presidente do ILP, Vinicius Schurgelies, abriu o evento e contou com a presença do deputado Heni Ozi Cukier (NOVO) . O parlamentar destacou a importância de receber palestras como essas na Alesp, levando mais conhecimento ao público em geral. “Queremos trazer informação. Se as pessoas não entendem o que está acontecendo, não conseguem avaliar – nem para o bem, nem para o mau. A informação é essencial”, disse.

Ao final, ocorreu o lançamento do livro “Ciência & Inovação”. A publicação, que documenta todo o ciclo de palestras realizadas pela parceria entre o ILP e a Fapesp nos anos de 2017 e 2018, foi distribuída aos presentes.