Notícia

Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo

ILP debate estratégias para reduzir desigualdades no ensino público (3 notícias)

Publicado em 17 de março de 2025

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
Candeias Mix Secretaria Municipal de Educação da Cidade de São Paulo
Por Legislativo Paulista Gabriel Eid, Agência Alesp

Ciclo ILP+FAPESP de Ciência e Inovação 2025 é iniciativa de divulgação científica dirigida à sociedade, legisladores e gestores públicos; secretário municipal de Educação de São Paulo e pesquisador da USP foram palestrantes convidados

Compartilhar: O Instituto do Legislativo Paulista (ILP) promoveu, na tarde desta segunda-feira (17), aula sobre estratégias para reduzir as desigualdades educacionais no ensino público. O ILP - órgão da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo voltado para a difusão de conhecimento e pesquisa - realizou a aula como parte do Ciclo em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

O encontrou abordou estudo realizado pelo Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP (Universidade de São Paulo) que avalia o desempenho pedagógico das escolas e busca melhorar a eficiência da gestão educacional. O projeto é feito na capital paulista e em cinco cidades do interior de São Paulo e utiliza metodologia baseada em dados e evidências para mensurar desigualdades na rede de ensino pública.

O líder da iniciativa, Mozart Neves Ramos, pesquisador do IEA, ex-reitor da Universidade Federal de Pernambuco e ex-secretário de Educação do estado, foi um dos convidados para palestrar sobre o tema. O especialista destacou a necessidade de coletar dados das escolas que obtêm melhores resultados no ensino para aprimorar as metodologias.

"É preciso realizar um mapeamento do desempenho das escolas. Assim, nós temos uma ideia da extensão dessa desigualdade e, com isso, a Secretaria da Educação pode ter uma ideia dos fatores que contribuem ou não para a melhoria do desempenho escolar", apontou Mozart.

Universalização Secretário Municipal de Educação de São Paulo e ex-participante do Programa de Liderança em Desenvolvimento Infantil da Universidade de Harvard, Fernando Padula também foi convidado para palestrar sobre a redução das desigualdades na educação. Ele comentou sobre a pesquisa realizada pela FAPESP em parceria com a Secretaria e também sobre a necessidade de avançar na universalização do ensino.

"Muitas pessoas saudosistas falam que a 'educação na minha época era melhor'. Porém, lá na década de 1970, metade da população em idade escolar estava fora da escola. Portanto, era uma educação de qualidade sim, mas para poucos. E ainda tinham os exames de admissão que faziam uma seleção de quem teria o direito à educação. Só a partir dos anos 1990 começaram a falar em universalização", afirmou Padula.

O secretário apontou que para avançar nesse aspecto é preciso investir na formação dos professores, no combate ao racismo e também no uso da ciência para formular políticas públicas. "Esse caminho de trazer a ciência para apoiar a escola nos seus desafios é um caminho seguro para que a gente possa dar passos na garantia do direito a aprendizagem", defendeu.

Parceria Diretor-presidente do Conselho Técnico-Administrativo da FAPESP e mediador do evento, Carlos Américo Pacheco destacou a consolidada parceira entre o Instituto do Legislativo Paulista e a FAPESP. "Nós temos mais de 6 anos de atividade conjunta. Isso têm sido uma maneira da gente dar transparência e visibilidade para nosso trabalho, além de ser uma prestação de contas para o Legislativo e para a população paulista", declarou.

O Ciclo ILP+FAPESP de Ciência e Inovação 2025 é uma contribuição para a discussão temática dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4 (Educação de Qualidade), 10 (Redução das Desigualdades) e 17 (Parceiras e Meios de Implementação) da Agenda 2030 da ONU.

Assista à transmissão na íntegra do evento, realizada pela TV Alesp: