Notícia

Revista Amazônia

III Simpósio de Cooperação Científica Brasil-Japão

Publicado em 05 janeiro 2018

Agência FAPESP – O Hospital Santa Cruz e o Hospital da Universidade de Tsukuba (HUT), no Japão, realizarão o III Simpósio de Cooperação Científica Brasil-Japão no dia 11 de janeiro 2018, em São Paulo. O evento, das 8 às 18 horas, abordará duas especialidades centrais: Gastroenterologia e Oftalmologia.

Na área de Oftalmologia, a programação inclui Fumiki Okamoto, chefe do Setor de Retina do HUT, e Sujin Hoshi, professor na Universidade de Tsukuba, que abordarão a temática “Panorama de atuação no Japão em Oftalmologia nas áreas de plástica ocular e retina cirúrgica”.

Hoshi apresentará o uso do endoscópio do ductonasolacrimal, aparelho ainda não disponível no Brasil e utilizado no Japão para o diagnóstico e tratamento em casos específicos de obstrução das vias lacrimais. Okamoto apresentará o panorama das cirurgias vitreorretinianas realizadas no Japão e mostrará inovações no setor.

Nas palestras sobre Gastroenterologia, Yuji Mizokami e Toshiaki Narasaka, diretor e vice-diretor da Divisão do Centro Endoscópico do HUT, falarão sobre o diagnóstico e tratamento de cânceres precoces colorretal e de esôfago, sobre diagnóstico e tratamento do câncer gastrointestinal precoce e a endoscopia transnasal, exame via nasal sem anestesia.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo telefone (11) 5080-2062 ou pelo e-mail cam@hospitalsantacruz.com.br. As vagas são limitadas.

As palestras serão todas em inglês. O simpósio ocorrerá no auditório do Hospital Santa Cruz, na rua Santa Cruz, 255, Vila Mariana, São Paulo.

Mais informações: www.hospitalsantacruz.com.br/noticias/eventos/lll-simposio-de-cooperacao-cientifica-brasil-japao/.

Agência FAPESP