Notícia

Ave World

II Workshop Internacional de Ambiência de Precisão começa terça-feira

Publicado em 02 novembro 2016

A oportunidade para os profissionais da Avicultura do Brasil e exterior acompanharem a segunda edição do II Workshop Internacional de Ambiência de Precisão, que vai ser realizado de 8 a 10 de novembro, no Auditório da Embrapa Informática Agropecuária, situado dentro do campus da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em Campinas (SP), está chegando. Professores, pesquisadores, produtores, profissionais de empresas do segmento e estudantes de graduação e pós-graduação das áreas de Ciências Agrárias e Engenharias da área vão conhecer e debater as novas ferramentas tecnológicas para aplicação tanto na mensuração dos dados ambientais quanto para as modelagens existentes voltadas à análise do ambiente e proposição de sistemas de climatização mais eficientes para aves, suínos e bovinos. Uma oportunidade única de reunir cientistas, possibilitar novas parcerias e favorecer a Ambiência nacional e a mobilidade internacional de docentes e discentes.

 

O Evento em 2016 apresenta treze palestrantes, sendo sete internacionais. O time do exterior é integrado por Jeremy Marchant-Forde, da Universidade de Purdue (EUA); Tami Brawn Brandl, do Clay Center – Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA); Jairo Alexander Osório Saraz, da Universidade Nacional da Colômbia; In-Bok Lee, da Universidade de Seul; Lingying Zhao, da Universidade do Estado de Ohio; Hongwey Xin, da Universidade de Iowa; Teng Teeh Lim, da Universidade do Missouri; Richard S. Gates, da Universidade de Illinois, e Tomas Norton, da KULeuven. No “time verde-amarelo” estão profissionais como Luis Gustavo Barioni, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Informática Agropecuária, e Carlos Eduardo Romanini, da empresa Petersime Incubators & Hatcheries.

 

O II Workshop Internacional de Ambiência de Precisão ainda vai promover a apresentação de trabalhos científicos na forma oral e em pôster. Serão aceitos trabalhos ligados ao tema central para diferentes espécies de animais. O encontro também pretende ampliar a capacidade dos pesquisadores brasileiros na análise do ambiente das instalações animais, apoiando-se igualmente nos dados ambientais e nos próprios animais, utilizados como biosensores. Sendo assim, a inserção e conexão entre dez palestrantes ligados às áreas da Engenharia e da Zootecnia (ou Animal Science) tornam-se extremamente importantes.

 

- A Comissão Organizadora do encontro tem oito nomes ligados à Feagri – Unicamp, e Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Dracena (SP) e Registro (SP). A Comissão Científica conta com a presença de sete professores da Embrapa Informática Agropecuária, Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (CEPAGRI) da Unicamp, Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Tupã e Universidade Tecnológica Federal (UFT) do Paraná. A Coordenação geral é da Professora Dra. Daniella Jorge de Moura. O II Workshop Internacional de Ambiência de Precisão tem apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Fundo de Apoio ao Ensino, à Pesquisa e Extensão (Faepex) da Unicamp, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Faculdade de Engenharia Agrícola da Unicamp (Feagri).

 

O patrocínio é das empresas Munters do Brasil, GSI, Casp e Agroceres Multimix. Com apoio das Revistas Ave e Feed & Food. “Trata-se de uma grande oportunidade de reunir os pesquisadores em Ambiência Animal do Brasil com autoridades internacionais da área, possibilitando a formação de novas parcerias e favorecendo a mobilidade internacional de docentes e discentes”, convoca a professora, pesquisadora e coordenadora do evento Daniella Moura. Confira a programação na página do evento: http://aviculturaworkshop.wix.com/wapa-internacional.

 

Fonte: Revista Ave e Feagri – Unicamp