SMPED realiza II Seminário de Conscientização do Autismo
O evento, que acontece na próxima quarta-feira, faz parte da programação da Semana Municipal de Conscientização sobre o Transtorno do Espectro do Autismo
A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) realiza, no próximo dia 5 de abril, a partir das 13h, o II Seminário de Conscientização do Autismo. Este acontece no auditório do Centro Cultural São Paulo (CCSP), localizado na Rua Vergueiro, 1000 — Paraíso.
O evento é uma das atrações da Semana Municipal de Conscientização sobre o Transtorno do Espectro do Autismo — realizada de 01 a 08/04 em parceria com entidades da sociedade civil. Todas as iniciativas dessa semana celebram o ‘Dia Mundial de Conscientização do Autismo’, comemorado em 02/04.
O seminário desta quarta-feira tem o objetivo de informar, orientar e conscientizar tanto a população como os servidores da rede municipal sobre o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Para tanto, renomados especialistas e influenciadores da área participam de três mesas redondas mediadas pela jornalista Andrea Bussade. Ela é colaboradora da ‘Comissão dos Direitos dos Autistas e Familiares’ e também da ‘Comissão dos Direitos Humanos e dos Direitos da Pessoa com Deficiência’ da OAB do Rio de Janeiro, organizadora do Seminário RioTEAMA e Presidente do Instituto RioTEAMA — além de ser mãe de um filho com autismo.
A primeira mesa tem como tema ‘’O desafio do diagnóstico em garotas e adultos’’ e será apresentada pela Dra. Joana Portolese e Dra. Rosa Magaly Morais, ambas médicas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP). A palestra vai contar com a participação especial da jornalista Amanda Ramalhoso, que é apresentadora do podcast “Esquizofrenoias’’. Ela, que já fez parte do programa Pânico na Band, foi diagnosticada com TEA e passou a falar sobre o tema em suas redes sociais.
Em seguida, a Dra. Maria Cláudia Brito, pedagoga e especialista em educação especial, se une ao Dr. Thiago Barbosa Gusmão, neurologista infantil, para apresentar o painel “Como lidar com crises agressivas e a importância da comunicação no autismo”.
Para finalizar a série de palestras, falam sobre “Integração sensorial e artes no autismo” a Dra. Denise Lam, fonoaudióloga com mais de 20 anos de experiência e pesquisa na área de TEA, ao lado da Dra. Louise Jimenez Berndt, terapeuta ocupacional especializada em acessibilidade e inclusão escolar de crianças com deficiência física, intelectual e TEA.
O encerramento do seminário vai contar com a apresentação musical de Leilah Moreno, que recebeu o diagnóstico de TEA na fase adulta. A cantora, atriz, apresentadora, mestre de cerimônias, modelo, roteirista e produtora artística atualmente é vocalista da Banda Altas Horas, do programa da Rede Globo.
O evento é aberto ao público mediante inscrição prévia neste link: Link. As vagas são limitadas até a ocupação do espaço.
O II Seminário de Conscientização do Autismo tem o apoio do Centro Cultural São Paulo e faz parte do programa de Metas 21-24 da Prefeitura de São Paulo.
Sobre a programação
14:00 – Abertura
Mediadora: Andréa Bussade
Produtora e Organizadora do Rio TEAMA, membro da Comissão de Direitos Humanos e da Comissão de Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB/RJ, Jornalista, CEO na A&G EVENTOS.
Mesas Redondas:
14:30 – ‘’O desafio do diagnóstico em garotas e adultos’’
Dra. Joana Portolese
Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC/SP (2002) e o Título de Especialista em Neuropsicologia pelo Conselho Federal de Psicologia/CFP (2005). É Doutoranda do Programa de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP). Neuropsicóloga Clínica, atua no Terceiro Setor através de Projetos Sociais de Conscientização e Capacitação na área de saúde e educação em Autismo. Coordenadora do Programa de Diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP). Atua na área de Neuropsicologia da Infância e Adolescência.
Dra. Rosa Magaly Morais
A Dra Rosa Magaly Morais possui graduação em medicina pela Universidade Federal de Pernambuco (1999), residência em pediatria pela Universidade Estadual de Pernambuco (2000-2001), residência em psiquiatria pelo SUS/SP (2002-2003) e residência em psiquiatria da infância e adolescência pela Universidade de São Paulo-FMUSP (2004). É especialista em psiquiatria geral e psiquiatria da infância e adolescência pela Associação Brasileira de Psiquiatria. Já foi colaboradora do Programa de Transtornos Alimentares na Infância e Adolescência (PROTAD) do IPq-HC-FMUSP. Por 8 anos participou na assistência, administração e pesquisa do Programa de Transtornos Ansiosos e Transtorno Obsessivo Compulsivo na Infância e Adolescência (PROTAIA) do IPq-HC-FMUSP. Trabalha principalmente no atendimento e pesquisa dos Transtornos do Desenvolvimento, especificamente com o Transtorno do Espectro Autista. Durante quase 4 anos, desempenhou funções clínicas e administrativas na Associação de Amigos do Autista (AMA – SP). Nesse período, foi uma das editoras do Boletim Autismo Brasil, além de participante do projeto para autonomia e auto sustentação de ONGs ? em parceria com o governo da Suécia. Há 5 anos, colabora com o Programa do Transtorno do Espectro Autista (PROTEA) do IPq-HC-FMUSP, tendo sido, inclusive, coordenadora clínica do mesmo.
Amanda Ramalho
Jornalista, repórter e radialista brasileira. Ganhou notoriedade como integrante do programa de rádio Pânico, o qual, mais tarde, foi adaptado para a televisão com o nome de Pânico na TV e, posteriormente, Pânico na Band. Além do trabalho na rádio, também foi responsável pelo portal Vírgula. Em 2018, lançou o podcast ‘Esquizofrenoias’, que fala sobre saúde mental. Apresentado por ela mesma, o programa foi indicado ao Troféu APCA na categoria podcast em 2019. Em 2022, anunciou em suas redes que está no espectro do Autismo.
15:30 – “Como lidar com crises agressivas e a importância da comunicação no autismo”
Dr. Thiago Barbosa Gusmão
Neurologista da infância e adolescência especialista no Transtorno do Espectro do Autismo. Possui Título de Neurologista Infantil pela Universidade Federal Fluminense/UFF e
Título em Pediatria Geral pelo Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória /HINSG – Vitória, ES.
Membro associado da Sociedade Brasileira de Neurologia Infantil/SBNI e da Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil e Profissionais Afins/ABENEPI. Professor de pós- graduação do CBI of Miami. Membro da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental- ABPMC e do conselho profissional do REUNIDA (Rede Unificada Nacional e Internacional em Defesa das Pessoas com Autismo). Neurologista infantil da APAE- Cariacica e do Núcleo de Atendimento ao Autista Suécia Brasil/NASB. Mestrando em Psicologia Experimental: Análise Do Comportamento pela PUC- SP.
Dra. Maria Cláudia Brito
Concluiu Pós-Doutorado na área de Educação Especial (Bolsa FAPESP, 2011-2014) e Doutoramento em Educação pela Universidade Estadual Paulista/UNESP – Marília, SP. Possui Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem pela UNESP-Bauru, SP (2007) e Bacharelado em Fonoaudiologia pela UNESP-Marília, SP (2002). Pesquisadora CNPq SET-Nível A sobre Inovação e Desenvolvimento Tecnológico em Robótica, Espectro do Autismo e Desenvolvimento da Linguagem pela Empresa PETE (Tecnologia em Robótica Educacional) de São Carlos, SP, em parceria com LEALI-Unesp de Marília, SP. Pesquisadora do Laboratório de Estudos das Alterações da Linguagem Infantil da UNESP-Marília, SP. Atua como Professora Convidada do Grupo de Assessoria Psico e Pedagógica-Bauru, SP. Atuou como Coordenadora do Curso de Especialização em Transtornos Globais do Desenvolvimento. Atuou como Professora convidada Redefor-UNESP, Professora Convidada do Departamento de Educação Especial e Programa de Pós-Graduação. Professora Convidada e Supervisora de Estágios na área de Linguagem Infantil na Unesp-Marília. Vice-Coordenadora e Professora do Curso de Aperfeiçoamento em Autismo e outros Transtornos Globais do Desenvolvimento na Unesp-Marília. Professora-tutora do curso de Aperfeiçoamento EAD na Unesp-Bauru e professora da FAT (Fundação de Apoio à Tecnologia) de Bauru, SP. Tem experiência na área de Fonoaudiologia e Educação, com ênfase em Desenvolvimento da Linguagem Infantil e suas alterações, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento da linguagem, avaliação e intervenção nas alterações da linguagem infantil, transtornos do espectro do autismo, deficiência intelectual, educação especial.
16:30 – “Integração sensorial e artes no autismo”
Dra. Denise Lam
Pedagoga, palestrante e especialista em Educação Especial e Inclusiva. Diretora pedagógica da Red House International School e responsável pelo programa internacional IB-PYP-MYP-DIPLOMA. Formada em Letras — Inglês pela PUC-SP e Pedagogia pelo Centro Claretiano SP. Idealizadora do @TEAjudo.aprender no Instagram.
Dra. Louise Jimenez Berndt
É doutoranda em Ciências Médicas e Saúde Pública pela UGR – Espanha, onde possui mestrado em Antropologia Física e Forense. Graduou-se em Terapia Ocupacional pela Universidade de São Paulo (2004). Tem experiência na área de Terapia Ocupacional, atuando principalmente nos seguintes temas: integração sensorial, atividades de vida diária, acessibilidade e inclusão escolar de crianças com deficiência física, intelectual e TEA
17:30 – Apresentação Cultural
Leilah Moreno
Cantora, atriz, apresentadora, mestre de cerimônias, modelo, roteirista e produtora artística. Atualmente, é vocalista da Banda Altas Horas, do programa da Rede Globo, e está em cartaz com o musical “O Guarda-Costas”. Desde pequena, Leilah percebeu que sua forma de se comunicar era diferente. Na adolescência, suspeitou de diagnósticos como o de DDA (Déficit de Atenção), TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) e altas habilidades/superdotação, até que, na fase adulta, recebeu o diagnóstico de Transtorno do Espectro do Autismo.
*Perfis informados pelos próprios participantes.
18:00 – Encerramento
Serviço:
II Seminário de Conscientização do Autismo
Data: 05 de abril de 2023
Horário: Das 13h às 18h
Local: Centro Cultural São Paulo
Endereço: Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso