O II Festival Fábrica de Ópera do Instituto de Artes (IA) da Unesp ocorre, de 5 a 8 de junho, em São Paulo, SP. A direção artística é do maestro Abel Rocha, professor do IA, ex-diretor do Theatro Municipal, e atual diretor artístico e regente titular da Orquestra Sinfônica de Santo André, apresenta um projeto pioneiro de performance em ópera de repertório.
Em quatro dias consecutivos, cinco títulos de óperas serão apresentadas pelo elenco de 35 artistas da Fábrica de Óperas do IA Unesp, que se revezam em mais de 40 personagens, coro e elenco de apoio. Esse trabalho, desenvolvido durante o primeiro semestre de 2014, congrega alunos e professores de diversos cursos de bacharelado, licenciatura e pós graduação do IA Unesp, que atuam como cantores, ensaiadores, regentes, correpetidores, diretores de cena, atores, iluminadores...
Haverá ainda participação de Ateliê Canto Coral da Fábrica de Cultura do Jardim São Luis - São Paulo, que apresentará uma adaptação da ópera Let’s Make an Opera e Britten, trabalho desenvolvido em 2013 como projeto de educação musical a partir da encenação e adaptação da ópera.
O II Festival Fábrica de Óperas IA - Unesp é uma idealização do Prof. Dr. Abel Rocha onde, com 5 concertos nos quais haverá a apresentação artística de 6 títulos de óperas (3 das quais traduzidas para o português), mostrará os resultados dos trabalhos desenvolvidos durante o semestre, nas disciplinas optativas do núcleo de ópera e teatro musical do Departamento de Música do Instituto de Artes - Unesp: 1) Ópera Studio 2) Correpetição para Ópera 3) Teatro de Ópera 4) Prática de Repertório em Teatro musical, todas ministradas por ele.
Será realizado no no Instituto de Artes da Unesp, situado a Rua Dr. Bento Teobaldo Ferraz, 271, Barra Funda, São Paulo, SP, Telefone: (11) 3393-8530, no Theatro Maria de Lourdes Sekeff e Theatro Reynúncio Lima.
Acontece de 5 a 8 de junho nos seguintes horários: 5 de junho às 20h30; 6 de junho às 20h30; 7 de junho em dois horários: 17h e 20h30; e 8 de junho às 19 h.
Programação de cada dia:
5 de junho às 20h e 30 min: A Hand of Bridge (Samuel Barber)/Le Nozze di Figaro (W Amadeus Mozart)
6 de junho às 20h e 30min: Suor Angelica (Giacomo Puccini)
7 de junho às 17h: Final Feliz - Let,s making an Opera (Benjamin Britten)/ às 20h30: A Hand of Bridge (Samuel Barber)/Trouble in Thaiti (Leonard Bernstein)
8 de junho às 19h: Alcina (G Frederic Haendel)/ Le Nozze di Figaro (W Amadeus Mozart)
O IIº Festival Fábrica de Óperas IA – Unesp, além de construir para a formação acadêmica dos alunos, poderá proporcionar a comunidade do Instituto de Artes – Unesp uma possibilidade de ampliação da vivência de espetáculos de opera através das apresentações ao longo dos quatro dias do Festival.
Nota-se nos últimos anos um aumento significativo nos espetáculos de ópera e teatro musical realizados nas principais cidades brasileiras. Em decorrência disso, há uma procura específica por artistas com formação na área de teatro musical e uma demanda correspondente por cursos de formação. Por outro lado, diversos teatros de ópera pelo mundo mantêm seu próprio Estúdio de Ópera, dedicados à preparação de novas profissionais. Tal fato não ocorre nos teatros brasileiros.
Assim, o Projeto do Festival Fabrica de Opera tem trabalhado com os três pilares da Universidade de brasileira:
1) Ensino: Oferecido no primeiro semestre de 2014 como um conjunto de quatro disciplinas optativas, visa oferecer essa formação centrada na prática interpretativa aos alunos dos cursos de bacharelado em Canto, Regência e Piano, Licenciatura em Artes Cênicas e Música, mestrado em Música e doutorado em Artes Cênicas, que puderam atuar como cantores, regentes, ensaiadores, correpetidores, atores, diretores cênicos e iluminadores dos diversos títulos estudados. Assim, os 6 títulos de óperas estudados e desenvolvidos durante o semestre serão apresentados nesse festival. Assim, a Fábrica de Óperas IA Unesp é o germe de um futuro Laboratório de Estudos de Performance em Ópera e Teatro Musical. Tem como proposta estudos diversificados de linguagens em encenação de ópera e musicais, a tradução/adaptação de óperas para o português como proposta pedagógica de ensino da interpretação e performance, e a realização dos Festivais Fábrica de Óperas.
2) Pesquisa: Desde a criação desta proposta, este grupo vem desenvolvendo pesquisas acadêmicas cujos resultados parciais são apresentados em Encontros, Congressos e Festivais, dentre eles elencamos: A) II VOX:IA Encontro Internacional sobre a Expressão Vocal na Performance Musical, em junho de 2013, com a performance (em português) da Opera Gianni Schichi (Puccini), B) Iº festival de Ópera de Ribeirão Preto, em julho de 2013, com a performance de duas operas: Gianni Schichi (Puccini) e Le Nozze di Figaro (Mozart), ambas vinculadas diretamente com a pesquisas de seu coordenador, notadamente: a) Dramaturgia Musical: Análise, estudo e interpretação, b) Tradução de óperas para o português. C) II Congresso da Associação Brasileira de Performance Musical (Vitória/ES – 2014 // ABRAPEM – UFES – FAMES) com a comunicação oral do texto A tradução da ópera Trouble in Tahiti de Leonard Bernstein como recurso didático interpretativo, criativo e de relacionamento com o público, escrito a quatro mãos pelo aluno Luíz Guimarães e pelo coordenador do projeto, Abel Rocha. Em 2013, este trabalho também foi objeto de estudo tanto de TCC, como do aluno André Esteves (que dirigiu um título), quanto de Projetos de Doutorado em Artes Cênicas, como o trabalho do doutorando Luiz Eduardo Frin, que dirige três títulos. Para o presente Festival, três das seis óperas são apresentadas em português, com traduções realizadas pelo coordenador do projeto e alunos de bacharelado, seguindo a proposta de Dramaturgia Musical, objeto de estudo do coordenador do grupo e de seus orientandos, que tem na comunicação com o público um de seus pilares da performance em ópera.
3) Extensão à comunidade: A participação de Ateliê Canto Coral da Fábrica de Cultura do Jardim São Luis, externo à Universidade, dirigido por um das alunas matriculadas na disciplina, que apresentará uma adaptação da ópera Let’s Make an Opera e Britten, é resultado do trabalho desenvolvido em 2013 como projeto de educação musical a partir da encenação e adaptação da ópera. Os jovens envolvidos participaram do Iº Festival Fábrica de Óperas em 2013, assistindo aos ensaios e apresentações realizadas e palestras a eles dirigidas, realizadas no IA. Retornam neste ano apresentado o resultado de seus trabalhos.
Sobre os organizadores
Prof. Dr. Abel Rocha Diretor artístico e diretor musical. Professor do Departamento de Música do Instituto de Artes – Unesp.
Abel Rocha é professor de regência e ópera no Instituto de Artes da UNESP. Foi diretor artístico do Theatro Municipal de SP (2011-2012), da Banda Sinfônica do Estado (2004-2009); do Collegium Musicum de SP (1983-2011). Atualmente é Regente Titular da Orquestra Sinfônica de Santo André.
Prof.ª Dr.ª Kathya Godoy (Direção Cênica). Professora do Departamento de Artes Cênicas, Educação e Fundamentos da Comunicação do Instituto de Artes – Unesp.
Kathya Godoy é bailarina, coreógrafa e professora no IA - Unesp no Curso de Licenciatura em Arte Teatro, no Bacharelado em Artes Visuais e no Programa de Mestrado em Artes, na área de concentração Arte e Educação. Possui vasta experiência como professora atuando desde o ensino básico em escolas públicas e particulares na cidade de São Paulo, como na orientação de alunos no IA, coordenando projetos com fomentos da Fapesp, Cnpq, Proex e outros.
Prof.ª Dr.ª Martha Herr (Supervisão Vocal) Cantora. Professora Aposentada do Departamento de Música do Instituto de Artes – Unesp.
Martha Herr é livre-docente, professora aposentada do curso de bacharelado em canto e professora voluntário na pós graduação do IA – Unesp, onde dirige o grupo de pesquisa "Expressão Vocal na Performance Musical". Tem vasta experiência como solista, professora, pesquisadora em música e regência de Coros.
Luiz Eduardo Frin (Direção Cênica) Cantor, diretor cênico e Doutorando Artes Cênicas no Programa de Pós Graduação do Instituto de Artes – Unesp.
Luiz Eduardo Frin é ator formado pelo INDAC - Escola de Atores, cantor lírico formado pela Escola Municipal de Música. É mestre e doutorando em Artes Cênicas pela UNESP. Dirigiu óperas na cidade de São Paulo no Theatro Municipal (2007, 2008 e 2011), na Sala São Paulo (2013), no Theatro São Pedro e na UNESP. Atuou em e dirigiu diversos espetáculos teatrais e musicais.
Regina Elena Mesquita (Direção Cênica) Convidada externa
Regina Elena Mesquita, mezzo-soprano. Atuou como professora de canto EMESP/Tom Jobim e da Escola Municipal de Música do Theatro Municipal de São Paulo (2005 a 2012) e responsável pelo Opera Estúdio do Festival Música nas Montanhas de Poços de Caldas, MG, e do Festival de Inverno de Domingo Martins, ES. Atualmente é professora convidada do Parque Xcaret de Playa del Carmen (Mexico). Apresenta-se constantemente junto às melhores orquestras sinfônicas do Brasil, possuindo um vasto repertório operístico e sinfônico com atuações nos palcos do Brasil e do exterior.
Alunos matriculados nas disciplinas da Fábrica de Óperas IA Unesp: Ana Carolina Coutinho, Ana Lee Garcia, Andressa Thiemi Braga, Andrey Ivanov, Arthur Canguçu, Ariadne Menegom, Bibiana Caneppele, Caio Bichaff, Camila Titinger, Carla Campinas, Carolina Jansen, Daniel Moura, Gabriel Francisco da Silva, Gabrielle Agura, João Marcos Soares dos Santos, Lucas Albuquerque, Lucas Nogara, Jeane Baltar, Larissa Costa, Lívia Cubayachi, Luiz Guimarães, Marcela Panizza, Marcus Danilo Ouros, Maria Isabel Nobre, Maria Júlia Pintyá, Maria Medeiros, Priscila Cevada, Ricardo Luiz Valadares, Tiago Morandi Roscani, Tatiane Reis, Vicente Sampaio
Ficha Técnica
II Fábrica de Óperas IA Unesp
Direção geral e musical do projeto: Maestro Prof. Dr. Abel Rocha
Direção Vocal: Profª Drª Martha Herr
Direção Cênica: Káthya Godoy, Regina Elena Mesquita e Luiz Eduardo Frin
Ópera: A Hand of Bridge – Samuel Barber
Elenco
Bill: Luiz Guimarães – Ricardo Valadares
Sally: Carla Campinas – Jeane Baltar – Larissa Costa
David: Arthur Canguçu – Daniel Moura – Vicente Sampaio
Geraldine: Ana Medeiros – Ariadne Menegon – Maria Medeiros
Tradução: Priscila Cevada e Marco Bellini
Pianista Preparador: Lucas Albuquerque
Direção Cênica: Káthya Godoy
Ópera: Alcina - G. F. Häendel
Elenco
Alcina: Tatiane Reis
Bradamante: Carla Campinas
Ruggiero: Arthur Canguçu
Morgana: Ariadne Menegon
Oronte: Ricardo Valadares
Melisso: Daniel Moura
Pianista Preparador: Tiago Roscani
Direção Cênica: Luiz Eduardo Frin
Ópera: Le Nozze di Figaro – W. A. Mozart
Elenco
Susanna: Isabel Nobre – Marcela Panizza
Figaro: Vicente Sampaio
Conde: Arthur Canguçu - Marcus Ouros
Condessa: Camila Titinger - Carolina Janson – Gabrielle Agura
Cherubino: Jeane Baltar
Marcelina: Larissa Costa – Maria Medeiros
Antonio: Gabriel Francisco Silva - Marcus Ouros
Bartolo: Daniel Moura
Basílio: Ricardo Valadares
Pianista Preparador: Andrey Ivanov, Lucas Albuquerque
Direção Cênica: Luiz Eduardo Frin
Ópera: Suor Angelica – Giacomo Puccini
Elenco
Abadessa: Jeane Baltar
Suor Angelica: Carolina Janson
Zia Principessa: Regina Elena Mesquita
Genofievva: Isabel Nobre
Zelatrice: Carla Campinas
Cercatrice: Maria Medeiros e Lívia Cubayachi
Converse: Ana Medeiros e Maju Pintyá
Dolcina: Gabrielle Agura
Infermiera: Andressa Thiemi Braga
Maestra: Larissa Costa
Osmina: Marcela Panizza
Pianista Preparador: Lucas Nogara
Direção Cênica: Regina Elena Mesquita
Ópera: Trouble in Tahiti - Leonard Bernstein
Elenco
Dinah: Marcela Panizza
Sam: Vicente Sampaio
Trio: Gabrielle Agura – Gabriel Francisco Silva - Luiz Guimarães
Pianista Preparador: Lucas Nogara
Tradução: Luiz Guimarães
Direção Cênica: Luiz Eduardo Frin
Ópera: “Final Feliz” Let’s Make an Opera– Benjamin Britten
Elenco: Ateliê de Canto Coral da Fábrica de Cultura do Jd. São Luís, com orientação da educadora Priscila Cevada.
Orquestra: Ateliê de Sopros da Fábrica de Cultura do Jd. São Luís, com orientação da educadora Paula Maria Dalvio.
Bailarinos: Ateliês de Dança Contemporânea e Dança Urbana da Fábrica de Cultura do Jd. São Luís, com orientação dos educadores Ana Sharp e Evandro Herói.
Cenografia: Ateliê de Foto e Vídeo da Fábrica de Cultura do Jd. São Luís, com orientação do educador André Monteiro.
Adereços: Ateliê de Artes Visuais da Fábrica de Cultura do Jd. São Luís, com orientação do educador Azeite de Leos.
Texto, libreto e adaptação: Igor Esposito, Ateliês Literatura e Canto Coral da Fábrica de Cultura do Jd. São Luís, com orientação dos educadores Hudson Santos e Priscila Cevada.
Direção e regência: Priscila Cevada
Assistentes Cênicos: Ana Lee Garcia, Bibiana Caneppele, Caio Bichaff, Laís Yume
Assistentes Musicais: Jorge Godoy, Livia Cubayachi, Lucas Albuquerque
Produção: Marco Bellini, Priscila Cevada.
Divulgação: Eduardo Oliva – Theatro Maria de Lourdes Sekeff/Instituto de Artes da Unesp, Câmpus de São Paulo
Eduardo Oliva
Portal Unesp