Notícia

TV Tribuna online

Igreja Matriz de Cananéia recebe equipe de arqueólogos

Publicado em 20 outubro 2011

O projeto de escavação da Igreja São João Batista de Cananéia, que começou no início do mês, tem o objetivo de resgatar e evidenciar as estruturas da primitiva capela que estão sob o piso da atual Igreja e deixá-las de forma que os turistas possam ver e conhecer um pouco mais da história do município.

Após análise, limpeza e evidenciação dos alicerces da antiga capela, será feita a musealização das estruturas com a colocação de um vidro sobre as paredes com legenda e painel explicativo. Com as escavações, os arqueólogos podem recuperar informações importantes para a história da cidade e compreender melhor as alterações decorrentes do processo de urbanização.

Ainda não há previsão para o fim dos trabalhos.

O projeto é desenvolvido pelo Programa Arqueológico do Baixo Vale do Ribeira, com apoio da FAPESP (Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo), autorizado pelo IPHAN e CONDEPHAAT, realizado sob coordenação da arqueóloga Maria Cristina Mineiro Scatamacchia e com endosso institucional do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo.