Notícia

Democracia Política e novo Reformismo

Ignorância como ativo eleitoral

Publicado em 15 outubro 2020

Por Gilvan Cavalcanti de Melo

Na ânsia de criticar as medidas de combate à pandemia, bolsonaristas escancaram seu darwinismo social, o que deveria custar votos

Não é somente a corrupção que degrada a política, como querem fazer crer os oportunistas que se travestiram de cruzados anticorrupção para alcançar o poder nas eleições passadas. A política também perde o sentido quando a ignorância é elevada à categoria de ativo eleitoral.

Tome-se como exemplo a declaração de Celso Russomanno, candidato à Prefeitura de São Paulo, segundo a qual “não temos uma quantidade imensa de moradores de rua com problema de covid” porque “talvez eles sejam mais resistentes que a gente porque convivem o tempo todo nas ruas, não têm como tomar banho todos os dias, et cetera e tal”.

Seria um erro tratar essa declaração grotesca como simples anedota de campanha eleitoral, como tantas que períodos estranhos como esse costumam produzir. É, ao contrário, fortemente simbólica do pesadelo que o País atravessa, entregue em parte a políticos que deliberadamente tratam os eleitores como néscios e, pasme o leitor, ainda ganham votos com isso.

Ao classificar os pobres como uma espécie diferente, “mais resistente que a gente” porque vive nas ruas e não toma banho, o candidato Celso Russomanno nada mais fez do que imitar seu padrinho, o presidente Jair Bolsonaro – que não faz muito tempo, também a propósito da pandemia, disse que “o brasileiro tem que ser estudado” porque “ele não pega nada: você vê o cara pulando em esgoto ali, sai, mergulha, tá certo?, e não acontece nada com ele”.

Na ânsia de criticar as medidas de combate à pandemia, sobretudo o isolamento social, adotadas pelos governos estaduais e prefeituras, os bolsonaristas escancaram seu darwinismo social e fazem o elogio do obscurantismo, o que deveria escandalizar os cidadãos brasileiros e custar votos. Mas não é isso o que acontece: a popularidade de Bolsonaro vem subindo e o candidato Celso Russomanno está liderando as pesquisas.

Esse aparente sucesso da impostura como capital eleitoral pode sugerir que candidatos aumentarão suas chances de vitória se deliberadamente investirem em embustes grosseiros, impressão que tende a multiplicar as candidaturas sustentadas por discursos fraudulentos. Como resultado, a campanha eleitoral, que normalmente já é repleta de promessas grandiloquentes e distorções da realidade, corre o risco de ser conduzida para o terreno da farsa absoluta – em que opiniões absurdas como a do candidato Russomanno, chanceladas pelo presidente Bolsonaro, ganham mais valor que os argumentos embasados em fatos comprovados.

Isso nada tem a ver com política: é, ao contrário, sua completa negação, pois não é possível falar em política sem que haja uma realidade compartilhada por todos, a partir da qual se discutirão as soluções concretas para os problemas da comunidade.

Quando candidatos favoritos a cargos eletivos e líderes políticos da envergadura de um presidente da República se esforçam para conduzir o debate para o terreno da mais absoluta mistificação, negando a razão e a ciência como se estas fossem prejudiciais ao País, salga-se o terreno comum da política, enquanto germina o campo do charlatanismo autoritário.

Tudo isso no momento em que a pandemia já matou mais de 150 mil brasileiros. Ou seja, não é um capricho qualquer, tampouco um tema que possa ser tratado de forma leviana na campanha: é de vida ou morte que se trata. Se um postulante à prefeitura da maior cidade da América Latina, apoiado por ninguém menos que o presidente da República, “argumenta”, sem nenhuma base na realidade, que moradores de rua devem ser imunes à covid-19 porque não tomam banho e vivem aglomerados, é o caso de levantar as mãos aos céus e agradecer pelo fato de não ser ele o prefeito neste momento.

Mas pode vir a ser, segundo indicam as pesquisas de intenção de voto. E esse desfecho eleitoral, a julgar pelo que se viu até aqui, pode ajudar a aprofundar o empreendimento bolsonarista de aniquilação da inteligência e da capacidade de julgamento, sem as quais não se administra racionalmente um governo nem, muito menos, se constrói uma democracia saudável.

A manobra e a conivência – Opinião | O Estado de S. Paulo

A tentativa de reeleição de Davi Alcolumbre trava a pauta do Congresso Nacional

Além de ser inconstitucional, a tentativa de reeleição do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), trava a pauta do Congresso, impedindo o avanço de projetos de lei relevantes para o País, como mostrou reportagem do Estado. Diante da grave crise social, econômica e fiscal, não é momento de o Legislativo inventar problemas adicionais. É hora de cumprir a Constituição e de dar andamento a tudo aquilo que possa ser estímulo ao investimento, à produtividade e ao emprego.

O texto constitucional é cristalino quanto à proibição de reeleição dos presidentes da Câmara e do Senado. “Cada uma das Casas reunir-se-á em sessões preparatórias, a partir de 1.º de fevereiro, no primeiro ano da legislatura, para a posse de seus membros e eleição das respectivas Mesas, para mandato de dois anos, vedada a recondução para o mesmo cargo na eleição imediatamente subsequente”, diz o art. 57, § 4.º da Constituição.

Tal proibição deveria extirpar pela raiz qualquer desejo de reeleição que eventualmente possa aflorar em algum ocupante da presidência da Câmara e do Senado. Não há trilha a ser percorrida fora da Constituição. No entanto, “Alcolumbre voluntariou-se para reeleger-se. Uma decisão pessoal, cuja razão real ainda não emergiu. (...) O presidente do Senado assumiu tal obstinação e paralisou as atividades da Casa”, escreveu Rosângela Bittar no Estado (Balé de sombras, 14/10).

Para angariar apoio à reeleição, David Alcolumbre tem segurado a votação de projetos que não tenham consenso entre os senadores. Com isso, projetos de lei já aprovados pela Câmara, como o novo marco legal do mercado de gás e as novas regras para recuperação judicial, estão parados no Senado. Também não há previsão para votar textos que modernizam regras dos setores ferroviário e elétrico, cuja tramitação se iniciou no Senado. Os quatro projetos estavam na lista de prioridades enviada em março ao Congresso pelo ministro da Economia, Paulo Guedes. Só com o novo marco do gás, o governo esperava destravar investimentos de até R$ 43 bilhões.

A situação atual da pauta do Senado é mais um elemento a confirmar o acerto da proibição da reeleição da presidência da Câmara e do Senado. De alguma forma, tal vedação vem proteger o andamento dos trabalhos legislativos de eventuais interesses eleitorais do presidente da Casa. Para que o cargo não seja usado para obter a reeleição, o constituinte fez o óbvio: proibiu a reeleição.

A insistência do presidente do Senado em sua reeleição é, assim, um grande equívoco. Nesse intento, Alcolumbre busca envolver até o Judiciário, na expectativa de obter uma decisão judicial que, contrariando a Constituição, autorize a possibilidade de permanecer no cargo. Mas, no atual quadro, outras duas grandes omissões chamam a atenção.

Em primeiro lugar está a tolerância do Palácio do Planalto em relação à tentativa de Alcolumbre. As manobras do presidente do Senado atrapalham e atrasam diretamente os projetos que em tese são prioritários para o governo federal, mas não se vê o presidente Jair Bolsonaro atuando para pôr fim a tal situação. Ao contrário, Alcolumbre tem contado com uma tácita aprovação do Palácio do Planalto, mais interessado em acomodar interesses do que em promover reformas.

Além disso, também chama a atenção a falta de oposição efetiva por parte dos senadores aos planos de Alcolumbre. Mesmo os parlamentares que afirmam defender a Constituição e o Estado Democrático de Direito portam-se estranhamente coniventes com a manobra do presidente do Senado para se manter na cadeira por mais dois anos. “O silêncio do Senado conta com a conivência da oposição, dos ex-governadores, dos estreantes, dos antigos e de todos”, escreveu Rosângela Bittar em sua coluna.

Não deixa de ser constrangedora a insistência de Alcolumbre em sua reeleição contra a Constituição. Mas ainda mais constrangedora é a conivência do Palácio do Planalto e de grande parte dos senadores. Nessa acomodação de interesses, quem perde é o País. Sem reformas, sem crescimento e sem emprego, ainda tem de ver a Constituição ser posta de lado.

Coragem e responsabilidade – Opinião | O Estado de S. Paulo

SP tem feito as lições de casa e planejado suas finanças para os desafios pós-pandemia

A Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) demonstrou ter a compreensão do risco que se avizinha para as finanças públicas do Estado no ano que vem ao aprovar, por 48 votos a 37, o texto-base do plano de ajuste fiscal proposto pelo governador João Doria (PSDB) em agosto. Os destaques deverão ser votados em sessão ainda a ser marcada. No Twitter, Doria celebrou a aprovação do projeto, afirmando que os deputados “honraram seus mandatos e garantiram a saúde fiscal do Estado para assegurar o atendimento aos mais pobres e desvalidos em São Paulo”.

Após semanas de obstrução por parte de deputados da oposição, a base do governo na Alesp, enfim, conseguiu reunir o quórum necessário para a votação do Projeto de Lei (PL) 529/2020, texto absolutamente vital para assegurar a higidez econômica de São Paulo em um cenário de queda da arrecadação e aumento das despesas decorrentes da pandemia de covid-19.

Passada a fase mais aguda da pandemia, não serão poucas as demandas sobre o Estado para mitigar no futuro próximo os efeitos da emergência sanitária no bem-estar dos paulistas, aqui incluída a retomada de um ambiente favorável aos negócios em São Paulo. Ser fiscalmente responsável é condição necessária para a atração de empresas que geram emprego e renda.

Dois fatores foram fundamentais para que o projeto de lei fosse aprovado na sessão que entrou pela madrugada de quarta-feira passada. O primeiro foi a divisão na bancada do PTB, composta por três deputados que, sistematicamente, vinham deixando de apreciar o PL 529/2020. Um deles, o deputado Roque Barbiere, comprometeu-se a comparecer à sessão e votar o projeto, provocando a ira do líder da bancada, o deputado Campos Machado. “Hoje eu acordei e pensei comigo mesmo: o que é que quer dizer traição?”, disse Machado da tribuna. As bancadas do PSL e do PSB também ficaram divididas, com parte dos deputados favorável ao projeto, parte contrária.

Menos apaixonada e mais afeita à atividade política típica de uma Casa Legislativa foi a reação do relator especial do projeto, o deputado Alex de Madureira (PSD), à articulação que levou à aprovação do PL 529/2020 após as manobras de obstrução da oposição. “Chegamos a um ponto em que conseguimos explicar (o PL 529/2020) para mais alguns deputados que, eu acho, entenderam os pontos principais do projeto”, disse o parlamentar.

Outro fator que foi crucial para a vitória do governo na votação do plano de ajuste fiscal foi a disposição do Palácio dos Bandeirantes de rever alguns pontos do projeto que, de fato, precisavam de ajustes ou até mesmo deveriam ser descartados pelo Executivo. Foi o caso, por exemplo, do controvertido repasse do saldo superavitário das universidades estaduais e da Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (Fapesp) em 2019 ao Tesouro estadual. O governador João Doria recuou e retirou do projeto tanto este dispositivo como a previsão de um corte de cerca de R$ 1 bilhão dos orçamentos da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade Estadual Paulista (Unesp), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Fapesp.

O projeto de ajuste fiscal do governo do Estado prevê a extinção de empresas estatais, revisão de isenções tributárias e um plano de demissão voluntária que poderá abarcar 5 mil servidores públicos, entre outras medidas. Nos cálculos iniciais do governo, a aprovação do pacote de medidas em sua versão original geraria uma economia de, aproximadamente, R$ 9 bilhões. Evidentemente, após as negociações travadas com a Alesp este montante será reduzido. Mas ainda assim é esperada uma economia substantiva para os cofres do Estado.

São Paulo é um dos poucos Estados que, nesta hora grave, têm feito as lições de casa e planejado suas finanças para os desafios do momento pós-pandemia. Não surpreenderá se, pouco mais adiante, os entes que não tiveram a mesma coragem venham, de novo, bater à porta da União pedindo socorro.

A hora da 2ª instância – Opinião | Folha de S. Paulo

Trapalhada com traficante ao menos reacendeu debate sobre cumprimento de penas

A barafunda em torno da desastrada soltura de um líder de quadrilha pelo ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal, teve ao menos o mérito de iluminar algumas das principais disfuncionalidades de nossa Justiça.

Salta à vista, em especial, que um perigoso traficante já condenado duas vezes em segunda instância a penas que somam mais de 25 anos de reclusão —nesta semana, a terceira, o Superior Tribunal de Justiça, confirmou o acórdão em um dos processos— encontrava-se preso devido a uma cautelar.

Estivesse o réu cumprindo sua pena, em vez de retido por prisão preventiva, não teria sido tão fácil ter sido libertado e evadir-se.

O remédio para essa situação é conhecido e defendido por esta Folha —encontrar uma forma de restaurar a prisão após a decisão da segunda instância. Há várias possibilidades no tabuleiro.

A maioria dos integrantes do STF poderia, mais uma vez, mudar de ideia e alterar a jurisprudência. O vaivém da corte, porém, não constitui a melhor resposta ao problema.

O ideal seria que o Congresso Nacional se pronunciasse sobre a matéria. Entre as alternativas está aprovar uma emenda que altere o artigo 5º da Constituição, mas a medida é polêmica: alguns juristas entendem que o texto, por tratar de garantias individuais, estaria blindado contra mudanças.

Outro caminho é a chamada emenda Cezar Peluso (ex-ministro do STF), que deixa intacto o artigo 5º e modifica o sistema recursal. Com isso, o trânsito em julgado se daria após a segunda instância; o acesso a cortes superiores seguiria como hoje, mas não contaria como continuação do processo.

De toda maneira, o cumprimento da pena após a segunda instância colocaria o Brasil em linha com a prática da esmagadora maioria das democracias ocidentais —e teria o efeito adicional de reduzir a proporção de presos provisórios no país, que anda em torno dos 40%.

Este último aspecto levou o Congresso a aprovar, no ano passado, uma norma que obriga as autoridades a renovarem, a cada 90 dias, a fundamentação da prisão provisória. Foi esse o dispositivo usado por Marco Aurélio para soltar o traficante André do Rap.

O objetivo da regra é dos mais nobres. Detentos pobres e sem acesso a bons advogados são frequentemente esquecidos por anos no sistema carcerário, sem julgamento. No episódio recente, faltou bom senso em sua aplicação.

Não por acaso, o Supremo já formou nesta quarta-feira (14) maioria para manter a prisão preventiva do criminoso, agora foragido.

Outro vício escancarado na novela é que os ministros da corte funcionam como 11 ilhas, que não hesitam em usar seus amplos poderes mesmo contra o entendimento do colegiado. Essa questão, por envolver prerrogativas e vaidades, é bem mais difícil de resolver.

Mudança no trânsito – Opinião | Folha de S. Paulo

Melhorado, texto que abranda normas combina medidas corretas e questionáveis

O presidente Jair Bolsonaro sancionou com vetos, na terça (13), o texto final do projeto que apresentou em 2019 para mudar o Código de Trânsito Brasileiro. Felizmente, o Congresso conteve o ímpeto inicial do mandatário, que dava vazão ao seu populismo rodoviário, e melhorou em muito a proposta.

O abandono de propostas irresponsáveis, como a abolição de multa para quem conduzisse crianças sem o uso de cadeiras apropriadas, e outras sugestões do Legislativo levaram a um resultado mais equilibrado, até mesmo com vantagens em relação às normas vigentes.

É o caso do aumento do prazo para renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de pessoas com idade inferior a 50 anos, que passa de cinco para dez anos. O projeto do Executivo estabelecia limite de 65 anos de idade.

O aumento do limite de pontos para perda da habilitação, de 20 para 40, quando não há registro de infração gravíssima, pode ser considerado condescendente, mas tende a contornar a indústria de recursos e subterfúgios que prosperou à sombra do atual sistema.

Preocupante se mostra a extensão indiscriminada do limite de 40 pontos para taxistas, motoristas de aplicativos e caminhoneiros, tenham ou não cometido infração gravíssima —ainda que se prevejam cursos de reciclagem para quem atingir 30 pontos.

Menos rigoroso, mas não necessariamente menos eficaz, o uso da advertência em lugar da multa, quando o motorista não reincidir na infração em 12 meses, merece exame cuidadoso de seus resultados nos próximos meses.

Diante da realidade do uso da bicicleta nas cidades, o texto acerta ao prever como infração grave o estacionamento sobre ciclovias ou ciclofaixas, bem como ao classificar como gravíssimo não reduzir a velocidade ao ultrapassar ciclistas.

Em tema complexo, Bolsonaro vetou a alteração da regra que autoriza o tráfego de motocicletas entre automóveis. Disciplinar o trânsito de motos, veículos que lideram os acidentes fatais nas vias públicas, é um desafio nacional, dada a quantidade de empregos e serviços que dependem da norma.

O assunto não se presta a tiradas frívolas como a de Bolsonaro ao justificar o veto— alegando que dessa forma a pizza levada pelo entregador chegará quente.?

Até que enfim, a privatização dos Correios - Opinião | O Globo

Começa a sair do papel a promessa de venda das estatais feita na campanha eleitoral de 2018

Chegou enfim ontem à Presidência o projeto de lei que marca o início da privatização dos Correios e a retomada do ambicioso plano de venda de estatais prometido na campanha eleitoral pelo ministro Paulo Guedes. Demorou quase dois anos para a promessa começar a sair do papel, mesmo assim trata-se de notícia excelente. Depois dos Correios, a fila da privatização inclui desemperrar a venda da Eletrobras, leiloar o Porto de Santos e a estatal do pré-sal.

O projeto para os Correios, elaborado pelo Ministério da Economia, pretende criar um mercado competitivo para a entrega de mercadorias e correspondências. Para isso, regulamenta o artigo da Constituição que trata dos serviços postais e cria uma nova agência reguladora, a Agência Nacional de Comunicações (Anacom). Ela assumiria os poderes da Anatel e teria a incumbência adicional de cuidar desse novo mercado de entregas, sujeito à concorrência privada.

A principal dificuldade na privatização de uma estatal como os Correios é garantir as entregas nas regiões mais remotas e menos lucrativas. Ainda não há consenso sobre o modelo a adotar para conseguir isso. Uma dúvida é se a estatal deve ser vendida inteira ou fatiada. Os defensores da divisão se inspiram na privatização bem-sucedida da telefonia, quando a Telebras foi quebrada em pedaços, e as áreas nobres e mais rentáveis para o negócio foram associadas à obrigação de universalizar o serviço em regiões desassistidas.

Tal modelo desperta críticas entre os defensores da venda da estatal inteira. De acordo com o economista Sérgio Lazzarini, do Insper, o negócio em pedaços seria pouco atraente ao capital privado. Como alternativa para levar entregas às áreas remotas, Lazzarini acredita que será preciso oferecer incentivos financeiros ou subsídios aos vencedores do leilão. O BNDES contratou uma consultoria que deverá debater o tema com congressistas e apresentar um plano em 120 dias.

Independentemente do modelo que vier a ser adotado, a telefonia traz outras lições relevantes. Enquanto os editais dos leilões das filhotes da Telebras exigiam a instalação de orelhões nos rincões do Brasil, poucos eram então capazes de vislumbrar que a universalização viria por meio da internet acoplada à telefonia celular. Da mesma forma, tecnologias de entrega hoje ainda incipientes, como drones ou caminhões autônomos, têm tudo para trazer ao setor de entregas um dinamismo ainda difícil de imaginar. Daí a importância de abrir o setor à competição. O setor privado sempre anda mais rápido que o Estado na hora de inovar para prestar um serviço melhor.

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, foi enfático ao assegurar que, depois da privatização, ninguém deixará de receber cartas ou encomendas em qualquer lugar do país. A Constituição exige que o Estado garanta a existência de um serviço de entregas universal. Também devem ser garantidos padrões de agilidade e o respeito à privacidade dos itens transportados. Quem são os acionistas das empresas que prestarem o serviço é irrelevante.

O uso temerário de retardante no combate ao fogo no Centro-Oeste - Opinião | O Globo

Relatórios do próprio Ibama alertaram para o risco da aplicação do produto químico

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, aproveita a fumaça que ofusca a paisagem do Norte e do Centro-Oeste do país para pôr em prática, sem qualquer discussão com a sociedade, o uso temerário de retardantes no combate às queimadas. Adicionado à água lançada pelas aeronaves, o produto químico, que permite extinguir as chamas de forma mais rápida, foi aplicado na Chapada dos Veadeiros, em Goiás, onde Salles esteve no último fim de semana.

Há dúvidas sobre o efeito do produto no meio ambiente. E elas vêm do próprio Ibama. Como mostrou o “Jornal Nacional”, um relatório do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios (Prevfogo) alertava em julho que, depois do uso do retardante, é preciso suspender o consumo de água, frutas e legumes por quarenta dias na região atingida, e ela deve ser monitorada por seis meses.

Em agosto, outro relatório do Prevfogo pôs em dúvida o uso de retardantes em áreas como Pantanal, Xingu ou Araguaia, onde há água em abundância. Afirmou ainda não ser possível definir o limite seguro para que o produto não cause mais danos que o fogo. Como já virou praxe no governo, Gabriel Zacharias, responsável pelos relatórios, foi exonerado.

E passou mais uma “boiada”.

Embora o Ministério do Meio Ambiente tenha alegado que o produto não é tóxico e que não há restrição na legislação, o uso do retardante na Chapada dos Veadeiros foi criticado pela Secretaria de Meio Ambiente de Goiás, que disse não ter sido consultada, e por moradores da região, que pediram a saída de Salles. Em resposta aos protestos, o ministério divulgou nota afirmando que “a opinião de meia dúzia de maconheiros não era relevante”. A pasta argumentou ainda que a Chapada está sob jurisdição federal. Não significa que Salles possa fazer o que quiser no parque.

A afobação para usar um produto químico controverso contrasta com a leniência do ministério na contratação de brigadistas para combater os incêndios na Amazônia e no Pantanal. Devido a questões burocráticas e mudanças na legislação, o governo levou quatro meses para pôr os agentes em campo — só fez isso em agosto —, mesmo sabendo desde o início do ano que o Centro-Oeste enfrentaria altas temperaturas e uma estiagem severa, condições que contribuíram para agravar os incêndios.

Não surpreende que Amazônia e Pantanal venham registrando recordes sucessivos de focos de incêndio este ano, segundo o Inpe — embora o governo não queira ver. A perda de fauna e flora é imensurável. Negacionismo, inépcia, arrogância e administração errática resultam no ambiente inflamável.

FMI adverte sobre a retirada prematura de estímulos fiscais – Opinião | Valor Econômico

A capacidade do governo de realizar investimentos racionais, neste ambiente, é limitada

Os enormes e generalizados aumentos da dívida pública para combater os efeitos da pandemia preocupam menos o Fundo Monetário Internacional do que a possibilidade de que os países “desliguem o apoio fiscal muito cedo”. Manter os estímulos fiscais para consolidar a retomada é uma recomendação, inequívoca no caso das economias avançadas e com facilidade para contrair novos empréstimos. Ela é condicional, porém, em relação a economias emergentes, muitas das quais já não tinham espaços fiscais para políticas anticíclicas antes da covid-19 e ampliaram dívidas já muito elevadas. No caso do Brasil, o caminho a seguir é complexo. O Monitor Fiscal mostra que o país ampliou os gastos públicos tanto quanto os países ricos, tem o maior endividamento do mundo emergente e capacidade de financiamento adicional limitada - e sob desconfiança.

Os países avançados precisam, além de evitar retirar o apoio fiscal prematuramente - o FMI julga que o correto é mantê-los pelo menos até 2021 -, elevar os investimentos públicos, cujo poder de irradiação cresce em meio a incertezas, como as atuais. “No momento, o importante é sustentar a recuperação e reduzir danos prolongados às economias”, disse Vitor Gaspar, diretor de Assuntos Fiscais do FMI.

A dívida dos países ricos subiu a 125,5% do PIB - a global, a 100% pela primeira vez -, com alta de 20,8 pontos percentuais em relação a 2019. A dos países emergentes aumentou 5,9 pontos percentuais, para 62,2% do PIB. O endividamento dos países do G-20 já era exorbitante antes mesmo da pandemia: 240% do PIB. Mas há dois motivos para que o Fundo não se alarme com a evolução da dívida dos países ricos. A covid-19 foi um “evento único” para as dívidas e as taxas de juros próximas ou abaixo de zero permitirão a estabilização do endividamento já a partir de 2021 - exceto nos EUA e na China.

Os dilemas mais difíceis na saída da pandemia estão na direção da política fiscal que seguirão países cuja dívida é muito alta e têm em xeque sua capacidade de continuarem se endividando. O Brasil é o exemplo extremo deste grupo, um caso quase único entre os emergentes. Seus gastos contra os efeitos da pandemia chegaram perto de 11% do PIB, bem acima dos 5% do PIB dispendidos pelos emergentes. O déficit fiscal elevou-se para 16,8% do PIB, acima da média de -14,4% dos países ricos e só abaixo de EUA e Canadá.

A dívida bruta do governo geral brasileiro alcançará 101,4% do PIB em 2020, segundo o FMI. A média dos emergentes é de 62% do PIB e quem mais se aproxima do Brasil, ainda que a boa distância, é a Índia (89,3%). Pelas previsões do Fundo, não explicitadas, o déficit fiscal em 2025 estará no mesmo nível (alto) de 2019, em 5,9% do PIB, um dos piores resultados projetados de todos os países, exceto China, Índia e alguns produtores de petróleo. Já a dívida bruta cresce ao longo de todo o período, atingindo 104,4% do PIB ao fim do quinquênio. Só os países ricos superam esta marca.

O FMI sugere que países com restrição fiscal priorizem a proteção aos mais vulneráveis e cortem gastos que redundam em desperdícios. Um planejamento fiscal de médio e longo prazo é uma peça importante na transição. Perguntado, Vitor Gaspar disse que o teto de gastos tem “importante papel a desempenhar”, junto com as reformas. Outro capítulo do Monitor Fiscal, sobre investimento público, foi mais explícito ao admitir a suspensão temporária de regras fiscais que impedem gastos, desde que elas sejam substituídas por outras críveis, de consolidação, anunciadas com clareza e em detalhes.

Há vários meios de arrumar recursos para gastos que sustentem redes de proteção social. Redução de salários de funcionários públicos, para o FMI, é um deles. Outro é aumentar impostos sobre os mais ricos, seja para elevar os recursos de programas focados nos mais vulneráveis, seja para reduzir o déficit. Uma outra é taxar progressivamente salários e rendas para financiar investimentos na infraestrutura e na reorientação da economia para atividades que criem empregos, elevem a produtividade e sejam ambientalmente sustentáveis. O sistema tributário deve ser reformado para apoiar estes objetivos.

Endividado, o Brasil precisa retomar o ajuste, sem descuidar de manter algum apoio fiscal. A maré política, que conduz o barco da reeleição de Bolsonaro, empurra mais na direção do fim das amarras fiscais e da gastança. A capacidade do governo de realizar investimentos racionais, neste ambiente, é limitada. Achar o meio termo é possível, embora pouco provável.

 

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
Estadão.com O Estado de S. Paulo Estadão.com O Estado de S. Paulo O Estado de S. Paulo O Estado de S. Paulo Folha.com Folha.com G1 Folha de S. Paulo Folha de S. Paulo Folha.com Estadão.com Estadão.com G1 UOL UOL BandNews TV Yahoo! Folha de S. Paulo Estadão.com O Estado de S. Paulo O Estado de S. Paulo Estadão.com Estadão.com Folha.com Agora São Paulo Folha de S. Paulo UOL IstoÉ online BOL Correio Braziliense online IstoÉ Dinheiro online Estado de Minas online O Globo online Agência Brasil Folha.com Estado de Minas online IstoÉ online BOL UOL IstoÉ Dinheiro online Yahoo! Yahoo! Nexo Jornal Agora São Paulo online BOL UOL Folha de S. Paulo Portal R7 Portal R7 Correio Braziliense online Estado de Minas online IstoÉ Dinheiro online IstoÉ online G1 Valor Econômico online Valor Econômico online Valor Econômico Valor Econômico Estadão.com O Estado de S. Paulo Folha de S. Paulo Folha de S. Paulo Folha.com UOL G1 Folha.com GloboNews Folha.com Folha de S. Paulo G1 Folha.com Estadão.com GloboNews Folha.com Folha de S. Paulo Folha.com Folha de S. Paulo Folha de S. Paulo Folha.com Folha.com Folha de S. Paulo Estadão.com O Estado de S. Paulo Folha de S. Paulo Folha.com G1 Folha.com Folha de S. Paulo Estadão.com Folha.com Folha.com Yahoo! Agência Estado IstoÉ online IstoÉ Dinheiro online G1 G1 GloboNews O Estado de S. Paulo Estadão.com Estadão.com Folha.com Folha de S. Paulo O Estado de S. Paulo Estadão.com G1 Estadão.com Estadão.com UOL BOL O Estado de S. Paulo O Estado de S. Paulo UOL BOL Folha.com Estadão.com Estadão.com G1 Folha de S. Paulo Estado de Minas online Estadão.com O Estado de S. Paulo O Estado de S. Paulo Estadão.com Folha.com Folha de S. Paulo Folha.com Folha de S. Paulo Folha.com Folha de S. Paulo UOL BOL IstoÉ online IstoÉ Dinheiro online G1 Folha.com BOL UOL G1 Folha.com G1 Folha.com Folha.com G1 Folha de S. Paulo O Estado de S. Paulo Estadão.com Folha.com G1 BOL UOL IstoÉ Dinheiro online IstoÉ online Estado de Minas online Folha de S. Paulo Folha.com Yahoo! Valor Econômico online G1 Estado de Minas online IstoÉ Dinheiro online IstoÉ online UOL BOL Portal R7 Estadão.com Folha de S. Paulo Folha.com Agora São Paulo online Folha.com Folha.com O Estado de S. Paulo Estadão.com Folha de S. Paulo G1 Portal R7 Yahoo! Estado de Minas online IstoÉ Dinheiro online BOL IstoÉ online UOL Portal R7 IstoÉ Dinheiro online BOL Agência Brasil Yahoo! IstoÉ online Portal Exame Estadão.com Valor Econômico online Valor Econômico O Estado de S. Paulo Estadão.com Estadão.com O Estado de S. Paulo Estadão.com Folha de S. Paulo G1 BOL UOL Agora São Paulo online Portal R7 IstoÉ online UOL BOL IstoÉ Dinheiro online Portal R7 Estado de Minas online Folha.com Direto da Ciência Jornal da Ciência online TV Globo Jornal da Ciência online Jornal da Ciência online SBPC - Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência Monitor Mercantil Partido Verde – 43 Blog do Toninho Blog da Raquel Rolnik LabCidade Revista Fórum online ABC - Academia Brasileira de Ciências O Documento online IG UDOP - União dos Produtores de Bioenergia Mega News MT Bomba Bomba FA Notícias Cuiabano News Notícia em Foco MT Bem Notícias Giro Marília O Bom da Notícia G Mais Brazil Grupo Rio Claro SP Portal Lapada Lapada Jornal Página do Estado Portal Mato Grosso Portal MT Gazeta Web Litoral Hoje Diário da Notícia Resende News Vale São Patrício Head Topics (Reino Unido) Época online MSN Veja São Paulo online Brasil 247 Brasil 247 UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas O Eco MSN Esquerda Diário Capadocianas Todo Dia (Americana, SP) NMQB Wap (China) Diário Causa Operária Online ABIPTI - Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação Carta Campinas Folha de Londrina online Yahoo! Esportes Jornal da USP online Rede Brasil Atual Jornal do Commercio (PE) A Tribuna (ES) Central das Notícias Panorama Farmacêutico A Tribuna (ES) online Direto da Ciência Press From Brasil (EUA) Jornal de Itatiba Diário da Região (São José do Rio Preto, SP) Carta Campinas Notícias Botucatu O Liberal (PA) A Cidade On (São Carlos, SP) Notícias ao Minuto Agora É Tribuna de Ibicaraí e Região Jornal GGN Carta Campinas Claudio Tognolli Rede Brasil Atual Central das Notícias Jornal GGN Portal Canaonline Jornal da Ciência online Terra Diário do Grande ABC online FasterNet A Crítica (MS) online Aqui Notícias online O Povo Bem Paraná online Zero Hora online Correio do Papagaio online Dinheiro Rural online CGN Rede Massa SBT Portal do Holanda 6 minutos FM Metropolitana Online Mercado News Tribuna do Interior online Repórter Diário Guarulhosweb Tribuna do Agreste Tribuna do Sertão Diário de Notícias online HiperNotícias Vitória News Correio Popular (Campinas, SP) online TN Online Jovem Pan Terra Oi Diário Jovem Pan Chumbo Grosso DF Brasil de Fato online Portal Varada IG Chumbo Gordo ID News Blog Vi o Mundo Monitor Mercantil USP São Carlos BR18 Tela Brasil Intersindical Folha de Valinhos online Diário da Região (São José do Rio Preto, SP) online O Liberal (Americana, SP) online Diário do Grande ABC online 6 minutos A Crítica (MS) online Aqui Notícias online Diário de Notícias online Repórter Diário Guarulhosweb Mercado News Meon Tribuna do Sertão Terra Zero Hora online O Povo Bem Paraná online Correio do Papagaio online FasterNet Portal do Holanda Correio Popular (Campinas, SP) online Dinheiro Rural online CGN Tribuna do Agreste Rede Massa SBT Folha de Valinhos online Tribuna do Interior online Vitória News MSN Terra Seesp - Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo BandMulti UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas Portal Paraíba Urgente IG MSN Diário de S.Paulo online Diário de S.Paulo Diário Comercial Todo Dia (Americana, SP) Jornal Cidade - Rio Claro Movimento pela Ciência e Tecnologia Pública Rádio Brasil Campinas Portal Vermelho Hora do Povo online Central das Notícias Revista Seleções online Rádio Unesp FM 105,7 O Tempo (Contagem, MG) online Super Notícia 91,7 FM O Tempo online Canabrava 104.9 FM Folha de Londrina online Portal do Holanda Yahoo! Esportes Mix Vale Andifes Blog Searadionaotoca Jornal da Ciência online Jornal da Ciência online Jornal da Ciência online Jornal da Ciência online Jornal da Ciência online Página Zero online Correio Popular (Campinas, SP) Terra Correio Popular (Campinas, SP) online Direto da Ciência Rápido no Ar ID News Central das Notícias Brasil de Fato online Portal Varada ID News Rede Brasil Atual Central das Notícias O Liberal (Americana, SP) online CPP - Centro do Professorado Paulista Confap - Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa Blog do Pedlowski Vitória News Tribuna do Sertão Correio Popular (Campinas, SP) online Tribuna do Agreste Guarulhosweb Diário de Notícias online O Povo Bem Paraná online Terra Zero Hora online Aqui Notícias online Diário do Grande ABC online FasterNet Portal do Holanda Correio do Papagaio online Dinheiro Rural online CGN A Crítica (MS) online 6 minutos HiperNotícias O Liberal (Americana, SP) online Oi Diário Terra Leia Já UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas Blog Searadionaotoca Central das Notícias Capadocianas Esquerda Marxista Voz de Rondônia Revista Seleções online Amazônia Acontece Ultradicas Plantão dos Lagos Andifes EPTV Jornal Primeira Página Correio Popular (Campinas, SP) Blog do Welbi Jornal da USP online Central das Notícias Revista Aqui Ali online Tribuna do Interior online Folha de Valinhos online Jornal Estação online Repórter Diário Mercado News Jornal de Mato Grosso Ultradicas O Blog de Ricardo Tosto Plantão dos Lagos Acontece Botucatu Vale São Patrício Litoral Hoje Jornal Primeira Página online Sindicato dos Metalúrgicos do ABC Esquerda Online MSN Diário da Região (São José do Rio Preto, SP) online Blog Brasil Acadêmico Rádio Brasil Campinas Litoral Hoje Sudeste Notícia Diário Regional (Diadema, SP) Correio Popular (Campinas, SP) online Jornal GGN Blog do Mano ABRACAF - Associação Brasileira dos Concessionários de Automóveis Fiat Apnen Nova Odessa Jovem Pan Jornal de Mato Grosso Campo Grande News PSDB-SP Tribuna do Norte (Natal, RN) online O Liberal (Americana, SP) online Jornal de Mato Grosso Leia Já Jornal Fogo Cruzado DF Notícias ao Minuto Jornal Floripa Jornal Tijucas Jornal da Ciência online Jornal da Ciência online Blog Searadionaotoca Capadocianas Agência CNI Jornal O Imparcial (Araraquara, SP) Diário de S.Paulo Brasil Soberano e Livre Jornal Cidade - Rio Claro Jornal da USP online Revista Fórum online TVK Web Cultural Capadocianas SINTRAJUS - Sindicato dos Trabalhadores e Servidores Públicos do Judiciario Estadual na Baixada Santista, Litoral e Vale do Ribeira do Estado de São Paulo Brasil Soberano e Livre Central das Notícias A Tribuna Piracicabana Jornal GGN Jornal da Ciência online UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas FDR.com.br Head Topics (Reino Unido) Hora do Povo online Blog Henrique Autran Dourado Jornal da USP online Carta Capital online A Tribuna (Santos, SP) Correio Popular (Campinas, SP) Jornal Página Zero Correio Popular (Campinas, SP) Região Noroeste Cruzeiro do Sul online Diário do Rio Claro online Diário da Região (São José do Rio Preto, SP) online Diário do Pará Esquerda Diário Capadocianas Diário do Engenho A Tribuna (Santos, SP) online Capadocianas Jornal da Manhã (Marília, SP) Jornal da Manhã (Marília, SP) Sorrentino Rede Agora de Notícias Centro Potiguar de Cultura Portal Hospitais Brasil USP São Carlos Jornal da USP online Jornal da Ciência online Jornal da Ciência online Jornal da Ciência online Jornal da Ciência online SBF - Sociedade Brasileira de Física Jornal do Comércio (RS) Revista Cult Jornal do Comércio (RS) online ABC - Academia Brasileira de Ciências Carta Campinas Central das Notícias ADunicamp - Associação dos Docentes da Unicamp A Tribuna (Santos, SP) online Sifuspesp - Sindicato dos Funcionários do Sistema Prisional do Estado de São Paulo ABC - Academia Brasileira de Ciências Rápido no Ar Carta Capital online ADunicamp - Associação dos Docentes da Unicamp O Diário de Mogi O Diário de Mogi A Tribuna de São Pedro Portogente UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas Diário do Rio Claro Jornal Primeira Página Revista Questão de Ciência Jornal da Ciência online Jornal da Ciência online UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas Jornal A Rua online ABC - Academia Brasileira de Ciências Rádio Unesp FM 105,7 Portal Oeste Paulista Jornal da USP online Portal Vermelho Blog O Calçadão CNN (Brasil) Instituto de Estudos Avançados - Polo Ribeirão Preto FESSP - Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos no Estado de São Paulo Jornal Primeira Página Jornal Primeira Página Nota Diária Jornal Primeira Página online Jornal da USP online Jornal da Ciência online Jornal da Ciência online Jornal da Ciência online SBPC - Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência Outras Palavras CPP - Centro do Professorado Paulista SciDev.Net (Reino Unido) Blog de Luciano Siqueira SBPC - Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência IEA - Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo Jornal da USP online Consultor Jurídico Head Topics (Reino Unido) Sifuspesp - Sindicato dos Funcionários do Sistema Prisional do Estado de São Paulo Capadocianas UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas Jornal da USP online Brasil de Fato online Jornal Fogo Cruzado DF Esquerda Diário FESSP - Federação dos Sindicatos dos Servidores Públicos no Estado de São Paulo AASPTJ-SP - Associação dos Assistentes Sociais e Psicólogos do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo SISPESP - Sindicato Dos Servidores Públicos Do Estado De São Paulo SPRio+ SPRio+ Folha de Valinhos online CUT - Central Única dos Trabalhadores Seesp - Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo Sindicop - Sindicato dos Agentes de Segurança Penitenciária e demais Servidores Públicos do Sistema Penitenciário Ciranda da Informação Jornal da USP online Diário Causa Operária Online Esquerda Marxista Semanário da Zona Norte online Carta Capital online Jornal da USP online Jornal da USP online USP São Carlos Poliarquia Jornal da Ciência online Jornal da Ciência online Jornal da USP online Página Zero online Terra Revide CNTE - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação Blog Henrique Autran Dourado Esquerda Diário MSN A Tarde (BA) O Vale online Diário Causa Operária Online Correio Popular (Campinas, SP) online Midia News Darwinianas Carta Campinas Esquerda Online Diário Causa Operária Online Carta Capital online Head Topics (Reino Unido) USP São Carlos Blog Henrique Barbosa Seesp - Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo CUT - Central Única dos Trabalhadores Além d'Arena Poli/USP - Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Science (EUA) online Chumbo Gordo Jornal da USP online Jornal da USP online SINPRO-DF - Sindicato dos Professores no Distrito Federal São Carlos Agora NewsCaf Acesso Wi-Fi.com A Cidade On (São Carlos, SP) CPP - Centro do Professorado Paulista Tecmundo Jornal Primeira Página O Extra.net (Fernandópolis, SP) online Notivagos InfoTec Computadores TV Globo Direto da Ciência Esquerda Diário Esquerda Diário Jovem Pan A Cidade On (São Carlos, SP) São Carlos Agora Jornal Primeira Página online Blog Searadionaotoca Jornal da Cidade (Aracaju, SE) Movimento pela Ciência e Tecnologia Pública Jornal GGN UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas Sindicop - Sindicato dos Agentes de Segurança Penitenciária e demais Servidores Públicos do Sistema Penitenciário Esquerda Marxista Diário Causa Operária Online Sifuspesp - Sindicato dos Funcionários do Sistema Prisional do Estado de São Paulo Revista Fórum online Cientistas Engajados Ciência na rua ADunicamp - Associação dos Docentes da Unicamp Jornal Primeira Página Criativa On Line Jornal da USP online Arcoweb Folha de Valinhos online USP São Carlos Gazeta Brasil Jornal da USP online Folha de Londrina online DL News Portal do Holanda Mix Vale Glamurama A Gazeta (ES) online Todo Dia (Americana, SP) online Jornal da USP online APAR-SP - Associação dos Profissionais das Agências Reguladoras do Estado de São Paulo Jornais Virtuais Esquerda Diário FOUSP - Faculdade de Odontologia da USP A Tribuna Piracicabana Revista Seleções online Revide Folha da Região (Araçatuba, SP) Todo Dia (Americana, SP) Jornal da Ciência online Broadcast (Estadão) Dinheiro Rural online Notícias Agrícolas SBPC - Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência MSN Oi Diário Esquerda Diário Jornal Floripa Litoral Hoje Diário da Notícia Vale São Patrício Resende News Portal Dbo Instituto de Química de São Carlos USP São Carlos Terra Cruesp - Conselho de Reitores das Universidades Estaduais de São Paulo Jornal da USP online Jornal da USP online Portal A Verdade UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas Jornal da USP online Esquerda Diário Jornal da USP online FNA Terra MSN UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas Arcoweb Portal Attalea Agronegócios Jornal Floripa Central das Notícias Jornal da USP online Nota Diária Gazeta do Povo online Jornal da Ciência online ID News Jornal O Imparcial (Araraquara, SP) Subverta Bragança Jornal Diário online PSTU - Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado Jornal Verdade (Franca, SP) Diário de Suzano Jornal de Piracicaba Folha Metropolitana Tribuna Liberal Diálogo e Ação Petista Jornal Primeira Página Carta Capital online O Diário (Barretos, SP) Jornal da USP online Movimento pela Ciência e Tecnologia Pública Jornal Tijucas Diário da Região (São José do Rio Preto, SP) Blog Pensar Netuno Jornal da Ciência online A Terra é Redonda O Imparcial (Presidente Prudente, SP) online O Vale online Dinâmicas Sul-Sur Jornal de Barueri online ArqBrasil O Vale Seesp - Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo Folha do ABC Jornal Cidade - Rio Claro Esquerda Online Jornal da USP online O Imparcial (Presidente Prudente, SP) Folha da Região (Araçatuba, SP) Jornal de Jundiaí FNA Blog Vi o Mundo Blog da Biblioteca da ECA Janela do Abelha ABPEducom APEOESP - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo Jornal da USP online Jornal da Ciência online Dinâmicas Sul-Sur Outras Palavras Revista Fórum online Sindicop - Sindicato dos Agentes de Segurança Penitenciária e demais Servidores Públicos do Sistema Penitenciário A Tribuna Piracicabana USP São Carlos Jornal Primeira Página online Grupo de Estudos da Localidade - ELO Esquerda Diário CNN (Brasil) Jornal Primeira Página Jornal Primeira Página Jornal Primeira Página online A Nova Democracia online CUT - Central Única dos Trabalhadores Altamiro Borges Sindicop - Sindicato dos Agentes de Segurança Penitenciária e demais Servidores Públicos do Sistema Penitenciário Seesp - Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo ABC - Academia Brasileira de Ciências Correio Popular (Campinas, SP) Cruesp - Conselho de Reitores das Universidades Estaduais de São Paulo UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas Movimento pela Ciência e Tecnologia Pública Mundo Sindical Jornal da USP online BSB Notícias Jornal Tijucas Jornal Floripa Head Topics (Reino Unido) Portal Vermelho MST - Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra Resumen Latinoamericano (Argentina) ExNEPe - Executiva Nacional de Estudantes de Pedagogia Direto da Ciência Jornal da Ciência online Correio Popular (Campinas, SP) Jota Terra MSN Jornal Primeira Página Jornal da USP online Sindicato dos Metalúrgicos do ABC Jornal da Cidade - Bauru Jornal da Ciência online Socioambiental Terra MSN Select Recantos da Terra online São Carlos em Rede MSN Terra Head Topics (Brasil) Terra MSN São Carlos Agora Portal Vermelho Jornal Primeira Página Oi Diário Portal PSD Carta Campinas Blog do Miro Jornal da USP online Monitor Mercantil Sincovaga Instituto de Química de São Carlos Jornal Contratempo Jornal O Imparcial ID News 6 minutos Esquerda Diário Jornal da USP online Head Topics (Reino Unido) Portal Aprendiz Terra MSN Movimento pela Ciência e Tecnologia Pública Carta Capital online Bomba Bomba O Bom da Notícia Bem Notícias Jornal Página do Estado Giro Marília Notícia em Foco MT Cuiabano News O Documento online Portal Lapada Lapada Portal Mato Grosso Portal MT Jornal da USP online Consultor Jurídico USP São Carlos Geekstart Zero Hora online Diário de Notícias online Terra Jornal GGN Unesp Monitor Mercantil Jornal Primeira Página Página Rural Justiça em Foco Jornal da Ciência online Jornal da USP online Jornal da Ciência online Aqui Notícias online Guarulhosweb A Crítica (MS) online Capadocianas Dinheiro Rural online CPP - Centro do Professorado Paulista Além d'Arena O Povo Bem Paraná online Diário do Grande ABC online O Dia (Rio de Janeiro, RJ) online Portal do Holanda FasterNet Folha de Valinhos online HiperNotícias Correio Popular (Campinas, SP) online Rede Massa SBT Correio do Papagaio online Jornal de Itatiba online Vitória News Tribuna do Interior online TN Online Terra Diário do Sudoeste (Pato Branco, PR) online Tribuna do Sertão Mercado News Repórter Diário CGN Tribuna do Agreste MSN Head Topics (Reino Unido) TV Globo Brasil de Fato online Opera Mundi Jornal do Oeste (Toledo, PR) online O Liberal (Americana, SP) online Jornal Estação online GNoticia Jornal Odonto Carta Capital online TV Globo Jornal da Ciência online Jornal da Ciência online Jornal da Ciência online Mix Vale Folha de Londrina online Portal do Holanda DL News Meon Blog Leandro Leandro UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas Monitor Mercantil Jornal da Ciência online Hora do Povo online A Tribuna Piracicabana DCM - Diário do Centro do Mundo Jornal LexPrime Portal Varada A Tribuna Piracicabana Jornal da Cidade (Aracaju, SE) TV Cultura Movimento pela Ciência e Tecnologia Pública CPP - Centro do Professorado Paulista Jornal Tijucas Poliarquia Revista Fórum online Poliarquia Monitor Mercantil Jornal A Razão online CSP - Conlutas Central Sindical e Popular CPP - Centro do Professorado Paulista Diário do Grande ABC Diário do Grande ABC online Carta Campinas Head Topics (Reino Unido) Diário do Grande ABC online Folha de Dourados online Carta Capital online Jornal de Barueri online Jornal do Campus online Carta Campinas Jornal Tijucas Bomba Bomba Oi Diário O Diário de Mogi Jornal Cidade - Rio Claro Jornal da Ciência online Jornal da USP online ABC - Academia Brasileira de Ciências Blog dos Agentes - Blog Marcos Neto Jornal da USP online Jornal da USP online Terra Terra Sincovaga Diário do Sudoeste (Pato Branco, PR) online Leia Já Guarulhosweb Folha Vitória online Correio Popular (Campinas, SP) online Repórter Diário Diário de Cuiabá online Terra Bem Paraná online Aqui Notícias online Diário do Grande ABC online FasterNet Dinheiro Rural online Diário de Notícias online Tribuna do Interior online O Povo Portal do Holanda Zero Hora online Tribuna do Agreste 6 minutos A Crítica (MS) online Tribuna do Sertão Vitória News CGN Jornal de Itatiba online O Liberal (Americana, SP) online TN Online Carta Capital online Brasil de Fato online Jornal da USP online Jornal da Ciência online Jornal Primeira Página online Jornal da Ciência online UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas Botucatu online Rede Massa SBT Folha de Valinhos online Mercado News O Vale online FM Metropolitana Online Jornal Primeira Página Diário Esportes CPP - Centro do Professorado Paulista Meon Folha de Londrina online DL News Portal do Holanda Notícias ao Minuto A Terra é Redonda CNN (Brasil) Jornal da USP online Portal Vermelho UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas DCM - Diário do Centro do Mundo Cruesp - Conselho de Reitores das Universidades Estaduais de São Paulo BR18 NMQB Wap (China) Carta Capital online Instituto de Química de São Carlos UnB ABC - Academia Brasileira de Ciências Nosso Show Amazônia FoxBe Capadocianas Jornal da Ciência online Jornal da Ciência online Agência BR USP São Carlos Rede Brasil Atual CUT - Central Única dos Trabalhadores Poliarquia Tribuna de Ituverava online Jornal dos Concursos e Empregos online Jornais Virtuais Brasil 247 Terra MSN Correio Popular (Campinas, SP) online Terra Diário do Sudoeste (Pato Branco, PR) online Dinheiro Rural online 6 minutos Bem Paraná online Portal do Holanda O Povo O Liberal (Americana, SP) online Revista Seleções online Terra Diário da Região (São José do Rio Preto, SP) online 24 Brasil Jornal Página do Estado ABC do ABC MSN Movimento pela Ciência e Tecnologia Pública Jornal GGN A Tribuna (Santos, SP) Correio Popular (Campinas, SP) Guajara Hoje Diário Causa Operária Online Correio Popular (Campinas, SP) online Correio Popular (Campinas, SP) Correio Popular (Campinas, SP) Correio Popular (Campinas, SP) online Portal Varada Hora do Povo online Carta Campinas Jovem Pan Agência BR Jornal Floripa Jornal do Campus online Esquerda Diário NMQB Seesp - Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo Diário da Região (São José do Rio Preto, SP) O Liberal (Americana, SP) Diário de S.Paulo PSTU - Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado Agência BR Jornal Floripa MSN Jornais Virtuais Press From Brasil (EUA) Terra Portal da Band O Tempo online Super Notícia 91,7 FM Jornal Página do Estado Portogente Folha de Londrina online Mix Vale DL News Bomba Bomba NewsCaf Terra Correio Popular (Campinas, SP) online Dinheiro Rural online Diário do Grande ABC online Terra O Povo A Tribuna (Santos, SP) online Folha da Região (Araçatuba, SP) Giro Marília Rádio BandNews FM Veja São Paulo online Leia Já ABC do ABC SBT Interior Vitória News Bem Paraná online HiperNotícias Zero Hora online Notícias ao Minuto Aqui Notícias online Diário de Notícias online Mix Vale FasterNet Portal do Holanda CGN A Crítica (MS) online Tribuna do Agreste 6 minutos Guarulhosweb Tribuna do Sertão Rápido no Ar Diário do Sudoeste (Pato Branco, PR) online Jornal de Itatiba online Folha Vitória online TN Online FA Notícias Jornal Página do Estado Bem Notícias Notícia em Foco MT Giro Marília Cuiabano News O Documento online Bomba Bomba G Mais Brazil Grupo Rio Claro SP Portal Mato Grosso Portal MT Blog da Cidadania Jornal dos Concursos e Empregos online Portal Mariliense Jornal Folha Noroeste Carta Capital online Carta Capital online Guarulhosweb Science (EUA) online Marília Notícia Marília Notícia Wap (China) Jornal da Ciência online Gazeta de S. Paulo online Rede TV! Portal Cantu Jornal da Manhã (Marília, SP) online Portal Agora no RS Blog Marcelo Bomba O Povo online Mix Vale CGN Correio Popular (Campinas, SP) online Acontece Louveira Amazônia Sem Fronteira O Documento online Tarobá News Bomba Bomba Votunews Money Times O Rolo Notícias Voz MT Sistema Costa Norte de Comunicação Dinheiro Rural online Cidade Azul Notícias Diário Carioca O Atual Portal Mato Grosso Portal MT Jornal O Diário (MT) online - Clique F5 Wiy Solutions Jovem Pan Bixo Furioso Jornal Floripa UDOP - União dos Produtores de Bioenergia Tribuna do Interior online Diário da Região (São José do Rio Preto, SP) online Rede Agora de Notícias O Liberal (Americana, SP) online Boqnews Portal Lapada Lapada Terra Jornal Primeira Página online Jornal GGN Diário Zona Norte FA Notícias Brasil 2 Pontos Scientific Inquirer (EUA) Diário de S.Paulo online Janela do Abelha Diário da Região (São José do Rio Preto, SP) online Jornal da Franca Comando Notícia Contabilidade na TV Cacoal Notícias Coisas da Vida APIMEC - Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais Jornal de Jundiaí online JM1 Folha Regional (Flórida Paulista, SP) online Investing.com Brasil Empresas S/A EN10 FarolCom Jornal Dia Dia Guarulhos em Destaque O Serrano online Jornalismo 24 Horas Marcas e Mercados Mercado News MSN Ponta Porã Informa Por Dentro de Minas Portal de Finanças Portal Fator Brasil Região MS Notícias Jornal Fogo Cruzado DF O Mato Grosso Jornal Saída Sul DF Região MS Notícias A Gazeta RM Paraíba Atual Agência BR Jornal Floripa Midia News Mercado News Região Noroeste Repórter Diário Terra Jornais Virtuais MSN Arcoweb Diário do Litoral (Santos, SP) online Folha Vitória online Revista Seleções online Diário de Notícias MSN Oi Diário Portal GRNews Central das Notícias Jornal da Manhã (Marília, SP) online MSN Movimento pela Ciência e Tecnologia Pública Oi Diário Jornal do Ônibus Marília online Blog O Calçadão Sindicato dos Metalúrgicos do ABC Visão Oeste Revista Seleções online Portal do Holanda ISA - Instituto Socioambiental Socioambiental TV Cultura Revista Movimento online Terça Livre TV Portal Maratimba Autoo Bomba Bomba Correa Gomes Advocacia Jornais Virtuais Esquerda Diário Diário do Grande ABC online Correio Popular (Campinas, SP) online O Povo Terra Dinheiro Rural online Terra Carta Capital online A Tribuna Piracicabana Diário Comercial Cruzeiro do Sul O Dia (SP) ID News MATRA - Marília Transparente Diário da Região (São José do Rio Preto, SP) online Jornal de Barretos online Portal Canaonline Rede Massa SBT 6 minutos Diário do Sudoeste (Pato Branco, PR) online Notícias ao Minuto Guarulhosweb HiperNotícias Tribuna do Agreste Portal do Holanda Zero Hora online CGN 6 minutos Mercado News A Crítica (MS) online Aqui Notícias online Tribuna do Sertão Diário de Notícias online Mix Vale Bem Paraná online Jornal de Itatiba online SBT Interior Rede Massa SBT TN Online Conjuntura Online Seu Dinheiro RCI Araraquara Jornal O Imparcial Lombarts Comunicação Jovem Pan Jornal Floripa Jornal Estação Folha Metropolitana Jornal da Manhã (Marília, SP) Encart Notícias Tribuna (Ribeirão Preto, SP) online CNN (Brasil) Folha de Valinhos online Vitória News ContilNet Notícias O Liberal (Americana, SP) online Blog Agentes na Net Tudo dos Famosos Diário Zona Norte Jornal Primeira Página Marília Notícia Hora do Povo Jornal da Cidade - Bauru Jornal de Barretos Diário de S.Paulo Correio Popular (Campinas, SP) Tribuna (Ribeirão Preto, SP) online Head Topics (Reino Unido) Visão Agro online A Gazeta de Barretos Oi Diário A Cidade On (São Carlos, SP) Araraquara24horas Portal Morada Rádio Brasil Campinas Revista Ferroviária Rede Agora de Notícias ISA - Instituto Socioambiental Socioambiental Mogi News Head Topics (Reino Unido) Jornal da Franca Correio da Manhã (RJ) Diário da Região (São José do Rio Preto, SP) O Diário de Mogi A Estância de Guarujá Tribuna (Ribeirão Preto, SP) Tribuna (Ribeirão Preto, SP) Tribuna (Ribeirão Preto, SP) Falando de Gestão Portal News Página Zero online Jornal Primeira Página online Região MS Notícias Tudo dos Famosos Jovem Pan Jornal Floripa Head Topics (Reino Unido) Reblogador O Jornal da Região (Andradina,SP) online Movimento pela Ciência e Tecnologia Pública CNBSP - Colégio Notarial do Brasil Seção São Paulo FDR.com.br Blog O Outro lado da notícia Jornal da Ciência online Head Topics (Reino Unido) Rádio SAT FM Jornal da USP online Carta Capital online ResumoCast ABC - Academia Brasileira de Ciências Jornal Primeira Página Jornal da Ciência online O Atibaiense Head Topics (Reino Unido) Diário do Alto Tietê Jornal Estação O Brasilianista A Tribuna de São Pedro A Tribuna de São Pedro Jornal da Manhã (Marília, SP) Jornal de Piracicaba A Tribuna Piracicabana NMQB Wap (China) Correio Popular (Campinas, SP) Jornal Opinião - Araras Sincovaga Jornal da Ciência online Jornal da USP online Revista Scientific American Brasil O Roncador Jornal da Liberdade Araraquara News Guarulhos Hoje Araraquara News Araraquara News O Roncador Diário da Feira O Roncador Trombone News Jornal da Liberdade Pirajuí RolimNotícias Trombone News