Notícia

Vale Paraibano online

IG planeja recuperar barreiras

Publicado em 22 julho 2005

Ubatuba - O IG (Instituto de Geologia), da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, desenvolve um projeto piloto em Ubatuba como objetivo de recuperar as barreiras existentes no município.
O projeto, orçado em R$ 200 mil, é financiado pelo Fapesp (Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo). Em Ubatuba existem 106 barreiras --apenas duas estão liberadas para extração de terra.
Além do IG, o projeto conta com a participação de técnicos da Unicamp (Universidade de Campinas), USP (Universidade de São Paulo), Instituto de Botânica e Universidade de Sheffiel, da Inglaterra.
Segundo o geólogo Paulo César Fernandes, na primeira fase do projeto foi elaborado um diagnóstico das barreiras existentes no município. "Atualmente, estamos estudando alternativas para a recuperação ambiental e paisagística destes locais",afirmou.
Fernandes disse que também existe muita preocupação quanto aos riscos sofridos pela população que vive nas proximidades das barreiras desativadas. "Outra preocupação dos técnicos é quanto a elaboração de um plano de gestão para permitir a exploração racional da terra, de forma sustentável", disse. O projeto poderá ser aplicado nas cidades vizinhas.