Notícia

Repórter Maceió

Iefe promove formação em biossegurança para retorno presencial seguro

Publicado em 15 julho 2021

Em mais uma ação de extensão, o Instituto de Educação Física e Esporte (Iefe) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) vai promover a formação de profissionais e estudantes em biossegurança para um retorno presencial seguro, incluindo a biossegurança na prática de atividade física e esportiva. O evento é on-line, gratuito e acontece nos dias 20, 22 e 23 deste mês. As inscrições também são gratuitas e podem ser feitas por meio de formulário eletrônico.

O evento será transmitido pelo Youtube e o link para acesso será encaminhado para o e-mail dos inscritos. A programação começa no dia 20 de julho, às 20h, com palestra de Sarah DellaBianca sobre a Epidemiologia e a fisiopatologia do novo coronavírus. A convidada é médica, com residência em Infectologia no Instituto de Infectologia Emílio Ribas (SP) e graduada em Medicina pela Ufal. É diretora médica do Hospital Público Estadual Dr.ª Nise da Silveira, referência no tratamento de covid-19 em Alagoas.

No dia 22, no mesmo horário, o tema em discussão é o Protocolo de Biossegurança da Ufal, com a participação da vice-reitora da Ufal, Eliane Cavalcanti; a professora Amanda Barros, do Laboratório de Farmacologia Cardiovascular (Ufal), do Laboratório de Aterosclerose Humana e Experimental (Uncisal) e do grupo de pesquisa Morfologia e Saúde (Ufal); e Célio Rodrigues, superintendente do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HU) da Ufal.

Eliane Cavalcanti é professora associada, possui graduação bacharelado em Ciências Biológicas, mestrado em Biologia Animal pela Universidade Federal de Pernambuco e doutorado em Oceanografia pela Escola de Engenharia, também da UFPE. Além de vice-reitora, ela coordena a Unidade de Testagens no enfrentamento ao Sars-Cov2 em Arapiraca/AL. A professora Amanda Barros tem graduação em Farmácia pela Ufal, possui doutorado em Ciências da Saúde, com ênfase em farmacologia do sistema cardiovascular, e mestrado em Ciências da Saúde, com ênfase em farmacologia do pâncreas endócrino.

Já o convidado Célio Rodrigues é médico formado pela Ufal (1993), mestre e doutor em Morfologia pela Unifesp (1997 e 1999), especialista em Clínica Médica e Medicina de Urgência pela AMB, professor Titular de Anatomia na Ufal e na Uncisal e presidente da Sociedade Brasileira de Anatomia (SBA) – gestão 2018 – 2022.

No último dia do evento, 23 de julho, a programação começa às 14h, com o tema Biossegurança no retorno das atividades físicas e esportivas. Os convidados são os palestrantes: Filipe Sousa, professor do Iefe da Ufal; Natália Rodrigues, membro do Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade Estácio de Alagoas e professora substituta no curso de licenciatura em Educação Física (Iefe) da Ufal; Gustavo Gomes, professor permanente do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) da Ufal; e Lucas Dantas Maia Forte, professor nas Faculdades Nova Esperança (Facene), na Paraíba, e do Centro Universitário Unifacisa-PB.

Felipe Sousa é graduado no curso de licenciatura em Educação Física pela UFPB, mestre em Educação Física e possui doutorado pelo programa de pós-graduação em Ciências da Nutrição e do Esporte e Metabolismo pela Unicamp. A professora Natália Rodrigues é graduada em Educação Física pela Faculdade de Educação Física da Unicamp, mestre e doutora no programa de Ciências da Nutrição e do Esporte e Metabolismo, também pela Unicamp;.

Já Gustavo Gomes é graduado em Educação Física pela Universidade Metodista de Piracicaba, com doutorado em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista, financiado pela Fapesp. O professor Lucas Maia Forte é graduado em Educação Física pela UFPB (2010), mestre e doutor em Ciências da Nutrição e do Esporte e Metabolismo pela Faculdade de Ciências Aplicadas da Unicamp.