Notícia

Jornal da Ciência online

IEA/USP debate inovação e criação de infraestrutura contra o coronavírus

Publicado em 16 setembro 2020

O webseminário será realizado no dia 25 de setembro

O Grupo de Estudos Ciência e Tecnologia e Inovação em Saúde do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA/USP) realiza no dia 25 de setembro o webseminário “Inovação e criação de infraestrutura contra o coronavírus: empresas brasileiras na área de saúde no Brasil”.

O objetivo da discussão é mostrar aos participantes que para além das universidades, algumas empresas do Estado de São Paulo já participavam do processo de construção do conhecimento em C&T na área médica, antes do coronavírus.

Esse seminário se orienta a partir de duas áreas que fazem parte do projeto do grupo no IEA/USP:

1) Gestão, Inovação e Avaliação de Tecnologias em Saúde

Essa a´rea estuda como os recursos econo^micos escassos e iniciativas de gesta~o pu´blicas e privadas sa~o alocadas ao setor de sau´de, para produzir bens e servic¸os, assim como discute como tais recursos sa~o distribui´dos e alocados no a^mbito das organizac¸o~es (empresas, hospitais, centros de assiste^ncia etc.). A a´rea e´ responsa´vel pela promoc¸a~o do dia´logo acade^mico para se avanc¸ar no debate sobre o funcionamento dos mercados de assiste^ncia a` sau´de e sua interac¸a~o com os processos de Avaliac¸a~o de Tecnologias em Sau´de (ATS).

2) Políticas Públicas de Ciência e Tecnologia em Saúde

Essa a´rea de concentrac¸a~o centraliza ana´lises sobre os processos de produc¸a~o e circulac¸a~o do conhecimento em sau´de na sociedade e na Poli´tica, assim como sua interface com os elementos culturais envolvidos na atividade de desenvolvimento cienti´fico e tecnolo´gico em sau´de. Sa~o priorizadas discusso~es sobre o papel do conhecimento como transformador de sistemas poli´tico-culturais, assim como sua relac¸a~o com a produc¸a~o de iniciativas de desenvolvimento em sau´de na~o apenas circunscritas nos sistemas acade^micos, mas tambe´m na oferta de inovac¸o~es no setor produtivo e nas sociedades contempora^neas.

Além do entendimento de recursos – públicos e privados – na produção de bens e serviços e, da análise dos processos de produção do conhecimento (processo de inovação), entende-se que os bens são resultados de investimento em recursos humanos; atores conectados e presentes em universidades, institutos de pesquisa. Os mercados são hospitais, governo local e exportação.

Esses artefatos e equipamentos representam parte da infraestrutura na área médica. Tal infraestrutura é organizada em culturas naturais complexas, equipamentos materiais, classificações, padrões, organizações especializadas e grupos sociais interessados.

Assim, interessa discutir o processo de inovação desses artefatos, a formação dos grupos, análise de mercado e fomento (público e privado). Neste momento de pandemia, como essas empresas se situam no mercado? Quais as perspectivas pós-pandemia?

Participam do debate Gustavo Pagotto, CEO da Nanox, Wataru Ueda, CEO da Magnamed, Paulo Tomazela, da KPTL e Magnamed, Carlos Henrique de Brito Cruz, ex-diretor cientifico da Fapesp e atual vice-presidente sênior da Elsevier Research Networks, Gonçalo Vecina, ex-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e professor do Departamento de Política, Gestão e Saúde da FSP-USP, Eduardo Zancul, professor da Escola Politécnica da USP, Ari Plosnki, professor titular da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade e diretor do IEA/USP, e Glauco Arbix, professor titular do Departamento de Sociologia da USP. O evento é organizado pela professora titular do Departamento de Política Científica e Tecnológica da Unicamp, e Claudia Pavani, pesquisadora do Núcleo de Pesquisa e Gestão Tecnológica da Faculdade de Economia e Administração da USP.

O evento é aberto a todos e gratuito, sem necessidade de inscrição prévia.

Serviço:

Webseminário: Inovação e criação de infraestrutura contra o coronavírus: empresas brasileiras na área de saúde no Brasil

Data: 25 de setembro, a partir das 14h

Link para a transmissão: http://www.iea.usp.br/aovivo

IEA/USP