Notícia

TN Petróleo online

IEA-USP reúne propostas em áreas estratégicas para o desenvolvimento

Publicado em 01 novembro 2018

Considerando o contexto das eleições, o Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP promoveu uma série de debates sobre temas críticos para o desenvolvimento do país. Em cinco encontros, o ciclo “Eleições 2018: Propostas para o Brasil” discutiu problemas e possíveis soluções para a educação, economia, inovação, gestão pública e saúde.

No seminário sobre Ciência, Tecnologia e Inovação, os debatedores foram o professor Carlos Américo Pacheco, diretor-presidente do Conselho Técnico-Administrativo da FAPESP, e a economista Fernanda De Negri, pesquisadora do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Convencer a sociedade da importância do investimento em CT&I, eleger prioridades e melhorar as condições de formação de pessoal, estrutura e ambiente para a área foram as principais diretrizes enfatizadas no debate.

Os expositores do seminário sobre Educação foram o físico José Goldemberg, ex-presidente da FAPESP, ex-ministro da Educação e ex-reitor da USP, e Maurício Holanda Maia, ex-secretário da Educação da cidade de Sobral, no Ceará.

Criação de um projeto nacional de educação, reformulação do ensino fundamental 2 (6º ao 9º ano), alocação de recursos de acordo com o desempenho educacional dos municípios, implantação de carreira para os professores e aperfeiçoamento dos sistemas de avaliação e aperfeiçoamento foram algumas das propostas discutidas nas exposições e no debate com o público presente e on-line.

O seminário sobre Economia teve a participação dos economistas Bernard Appy, diretor do Centro de Cidadania Fiscal e ex-secretário executivo de Política Econômica do Ministério da Fazenda, e Marcos Lisboa, diretor do Insper e ex-secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda. Os palestrantes abordaram temas como a crise econômica que o país atravessa há alguns anos, caminhos para superação dos desafios econômicos, política fiscal recente e reforma da Previdência.

Para debater sobre Gestão Pública, o IEA-USP reuniu dois ex-secretários nacionais de Gestão: a consultora Evelyn Levy, especialista em gestão pública atuante em organismos internacionais, e o professor Humberto Falcão Martins, da Escola Brasileira de Administração Pública da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Os dois apresentaram as conclusões do documento “Um Novo Patamar para a Gestão Pública Brasileira”, escrito por ambos e mais 15 especialistas da área. O documento apresenta propostas para melhorar a gestão pública brasileira.

O encontro sobre Saúde teve a presença do médico Drauzio Varella, do professor da Faculdade de Medicina da USP Mário Scheffer e do fisiologista José Eduardo Krieger, membro do Conselho Diretor do Instituto do Coração (Incor) e ex-pró-reitor de Pesquisa da USP. Os palestrantes discutiram as condições da saúde no país, especialmente do Sistema Único de Saúde (SUS), e as mudanças que se fazem necessárias.

Mais informações: www.iea.usp.br