Notícia

Esteta

IEA da USP abre inscrições para candidatos a diretor e vice-diretor

Publicado em 22 janeiro 2016

O Instituto de Estudos Avançados (IEA) da Universidade de São Paulo (USP) abriu incrições de chapas para a eleição de diretor e vice-diretor. As inscrições encerram em 29 de janeiro e as eleições serão realizadas no dia 18 de fevereiro.

 

Poderão se candidatar, articulados em chapas, todos os professores titulares e professores associados 3 da USP. A regulamentação do processo eleitoral consta da Portaria 2/2016 do diretor do IEA, Martin Grossmann, publicada na edição de 19 de janeiro do Diário Oficial do Estado de São Paulo.

 

Será a primeira eleição para a diretoria do IEA dentro dos novos critérios aprovados pelo Conselho Universitário, que inclui a criação de um Colégio Eleitoral amplo, que decidirá quem serão os eleitos de forma direta.

 

O Colégio Eleitoral será formado pelas seguintes categorias: atuais integrantes e ex-integrantes do Conselho Deliberativo do IEA; presidente da Comissão de Pesquisa do Instituto; ex-diretores e ex-vice-diretores do IEA; diretores das unidades de ensino e pesquisa da USP e representantes das respectivas congregações no Conselho Universitário.

 

Para coordenar o processo, foi criada uma Comissão Eleitoral que cuidará dos aspectos administrativos do pleito (inscrição, eleição e apuração), de sua divulgação e da identificação de potenciais candidatos. Integram a Comissão Eleitoral: João Steiner, astrofísico, professor do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) e ex-diretor do IEA; Luiz Bevilacqua, engenheiro, professor emérito da Coppe-UFRJ, ex-reitor da UFABC e ex-presidente da Agência Espacial Brasileira; Mayana Zatz, geneticista, professora do Instituto de Biociências (IB), onde coordena o Centro de Pesquisa sobre o Genoma Humano e Células-Tronco (CEGH-CEL); Regina P. Markus, farmacologista, professora do Instituto de Biociências (IB) e conselheira do IEA; e Sergio Adorno, sociólogo, diretor da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) e coordenador do Núcleo de Estudos da Violência (NEV).

 

A portaria que regulamenta a eleição sugere que os candidatos utilizem os seguintes documentos como subsídios para a elaboração dos programas de gestão:

 

Regimento do IEA;

 

Parâmetros Institucionais (Anexo A da portaria);

 

Parecer da Comissão de Assessores Externos do 4º Ciclo de Avaliação Institucional da USP 2010-2014 (Anexo B);

 

"Dossiê IEAs: Ciência e Sociedade", publicado na edição 73 da revista Estudos Avançados;

 

Relatórios de Gestão do Instituto.

 

Os docentes que estiverem exercendo as funções de diretor e vice-diretor de unidade e presidente e vice-presidente das comissões estatutárias (pesquisa; graduação; pós-gradução; cultura e extensão) deverão se afastar delas ao se inscreverem na disputa eleitoral do IEA.

 

Poderão se candidatar ou votar até mesmo os docentes que estiverem em férias ou que, afastados de suas funções (com ou sem prejuízo de vencimentos), estiverem prestando serviços em outro órgão da USP.

 

As inscrições serão feitas por meio do preenchimento de formulário, que deve ser enviado para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou entregue na sede do IEA, na rua Praça do Relógio, 109, bloco K, 5º andar, sala 535, São Paulo.

 

Todas as informações sobre o processo eleitoral estarão concentradas na página www.iea.usp.br/iea/eleicoes, inclusive propostas de programas de gestão apresentadas pelas chapas e vídeos com os candidatos (quando enviados e produzidos pelos inscritos).

 

Agência FAPESP