Notícia

Rádio Piratininga 750 AM

Idosos realizam avaliação pulmonar gratuita em São José dos Campos

Publicado em 02 julho 2016

Os idosos frequentadores da Casa do Idoso começaram a participar do projeto inédito que prevê uma avaliação detalhada da função pulmonar e da força muscular respiratória, por meio dos exames de espirometria, oscilometria e manovacuometria. Os primeiros testes foram realizados nesta sexta-feira (1º), com três idosos da Casa Sul.

 

Este projeto é uma parceria da Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, com o Instituto Brasileiro de Ensino e Pesquisa em Imunologia Pulmonar e do Exercício, que realiza uma pesquisa financiada pela Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).

 

Na próxima semana, os idosos da unidade Sul poderão fazer a inscrição na recepção para participar do projeto. A partir do dia 18 de julho, os testes começarão a ser diários, para todos os inscritos.

 

Segundo o professor Rodolfo de Paula Vieira, coordenador do projeto, o objetivo é atender cerca de 4 mil idosos, sendo mil em cada unidade. “Deveremos ficar pelo menos um mês em cada Casa do Idoso e entregar um relatório detalhado da situação pulmonar de cada participante até o final do ano.”

 

A avaliação é gratuita e será disponibilizada para todos os idosos que participarem do projeto. Segundo Vieira, depois de concluída a fase da avaliação nas quatro casas, será possível traçar um plano com ações preventivas e educativas, inclusive para os que apresentarem comprometimento da função pulmonar.

 

A espirometria é o exame clássico para avaliar a função pulmonar, podendo revelar alterações de obstrução ou restrição dos pulmões, sendo imprescindível para o diagnóstico e acompanhamento de doenças pulmonares como asma, doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), enfisema pulmonar, entre outras.

 

A oscilometria é um exame refinado que permite avaliar o grau de rigidez (resistência) dos brônquicos (vias aéreas) e também dos pulmões. Esse exame é capaz de detectar alterações pulmonares de maneira precoce, mesmo quando ainda não foram detectadas alterações na espirometria. É um exame que ainda não está disponível em todo o Vale do Paraíba.

 

Já a manovacuometria é um exame onde é possível avaliar a força da musculatura respiratória nas suas duas fases, inspiratória (quando é puxado o ar para dentro dos pulmões) e expiratória (quando se solta o ar dos pulmões).

 

O teste também identificará a interferência da obesidade na função pulmonar, e avaliará a composição corporal, pelo peso, altura e exame de bioimpedância, que aponta o quanto uma pessoa tem de massa magra, massa gorda e água.

 

Redação