Notícia

Circuito Net

Identificar agente de doença ajuda a melhorar cultivo de guaraná

Publicado em 12 julho 2010

Pesquisadores da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP), em Piracicaba, e da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) firmaram parceria para identificar fitopatógenos que provocam doenças em cultivos de guaraná. Os cientistas da UFAM realizam o isolamento e a caracterização molecular de fungos e bactérias presentes nas folhas. Ao mesmo tempo, o Núcleo de Apoio à Pesquisa em Microscopia Eletrônica Aplicada a Agricultura (Napmepa) detecta a presença de micovírus em alguns dos microorganismos isolados.

A principal causa da baixa produção de frutos do guaranazeiro é a incidência de doenças, em especial as de natureza fúngica como a antracnose. "O objetivo básico do projeto é melhorar a viabilidade comercial dessa planta, a partir do controle da antracnose", acrescenta Kitajima. "Em paralelo, os pesquisadores do Amazonas continuam a realizar projetos de seleção de variedades com melhores características comerciais. "O projeto Microrganismos associados ao guaranazeiro com potencial biotecnológico e agrícola, especialmente visando ao controle da antracnose é coordenado pelos professores Elliot Watanabe Kitajima, da Esalq, e Spartaco Astolfi Filho, da UFAM. As duas instituições atuam no isolamento e caracterização de microorganismos localizados em plantas doentes e sadias e na identificação de isolados microbianos com capacidade de reduzir a incidência e ou intensidade dos sintomas da antracnose.

Um convênio entre a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) permitirá que as pesquisas tenham resultados compartilhados. O intercâmbio prevê que pós-graduandos de Manaus visitem a Esalq para participarem de cursos de microscopia eletrônica e, ainda, auxiliarem na detecção e caracterização de micovírus e na caracterização de bactérias por vias clássicas e moleculares.

Agência USP de Notícias