Notícia

Ambientebrasil

ICTP-SAIFR promove minicurso de emaranhamento quântico

Publicado em 17 agosto 2018

O Instituto Sul-Americano para Pesquisa Fundamental (ICTP-SAIFR) realizará um minicurso sobre emaranhamento quântico de 20 e 24 de agosto, no Instituto de Física Teórica (IFT) da Unesp, em São Paulo.

“Minicourse on Quantum Entanglement: From Quantum Information to Many-Body Physics and Beyond” terá dois palestrantes do California Institute of Technology (Caltech), nos Estados Unidos, Fernando Brandão e Burak Sahinoglu.

Segundo o ICTP-SAIFR, o objetivo do minicurso é cobrir os conceitos básicos da teoria do emaranhamento quântico, teoria desenvolvida ao longo dos últimos 20 anos que busca descrever como dois ou mais sistemas quânticos podem estar correlacionados.

Serão também promovidas discussões para aplicações da teoria em outros ramos da física, como na física da matéria condensada, na mecânica estatística e na física de altas energias.

Nascido em Belo Horizonte, Brandão é um físico teórico especializado em teoria da informação quântica. Em seus trabalhos ele explora a interação entre física, ciência da computação e matemática para estudar o papel da mecânica quântica na computação e na transmissão de informações.

Professor na Caltech, em 2013 Brandão recebeu o European Quantum Information Young Investigator Award por “realizações altamente apreciadas na teoria do emaranhamento, teoria da complexidade quântica e física quântica de muitos corpos, que combinam deslumbrante capacidade matemática e percepção física impressionante”.

Sahinoglu, também físico teórico, pesquisa na área da informação quântica e na física de baixas e altas energias. Seus principais interesses de pesquisa estão no problema marginal quântico, na classificação de fases quânticas e na renormalização de teorias físicas.

O evento é aberto a todos os interessados. Sediado no IFT-Unesp, o ICTP-SAIFR tem apoio da FAPESP.

Mais informações: www.ictp-saifr.org/brandao-minicourse-on-quantum-information.

Fonte: FAPESP