Notícia

Planeta Universitário

ICRC 2013 – International Cosmic Ray Conference

Publicado em 02 abril 2013

A 33ª edição da International Cosmic Ray Conference (ICRC), um dos principais encontros da Física no mundo, será realizada de 2 a 9 de julho de 2013 no Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro. Será a primeira vez que o evento ocorrerá na América do Sul. A primeira edição do ICRC ocorreu logo após o fim da Segunda Guerra Mundial e, desde então, o evento tem ocorrido a cada dois anos. Os dois últimos encontros foram em Pequim (China), em 2011, e Lodz (Polônia), em 2009. O ICRC se dedica a tópicos tradicionalmente ligados à física dos raios cósmicos e à astrofísica de altas energias e de partículas. Também atrai cientistas que trabalham com temas ligados a raios gama e neutrinos. No Brasil, pela primeira vez haverá a participação da comunidade que estuda a matéria escura.

Estão planejadas mais de 300 palestras científicas – em sessões plenárias e paralelas –, bem como diversas palestras para o grande público.

A edição brasileira do ICRC está sendo organizada pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e pela Sociedade Brasileira de Física.

Na conferência serão apresentados os prêmios da União Internacional de Física Pura e Aplicada para a pesquisa em física de raios cósmicos e astrofísica de partículas.

Em 2012 foram comemorados os 100 anos da descoberta da origem dos raios cósmicos. Os experimentos que levaram à conclusão sobre a origem extraterrestre dessa radiação renderam ao físico austríaco Victor Hess (1883-1964) o Nobel de Física de 1936.

Mais informações:

Fonte: Agência FAPESP