Notícia

Esteta

ICMC-USP abre concurso para professor titular

Publicado em 22 agosto 2014

O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo (USP), em São Carlos, está com inscrições abertas, até 30 de setembro, para o concurso público destinado ao preenchimento de uma vaga de professor titular no Departamento de Matemática.

 

O edital contempla conteúdos em Teoria dos Números, álgebra comutativa, geometria algébrica, álgebra não comutativa, análise funcional e Teoria da Aproximação, Teorias da Integração, equações diferenciais ordinárias, parciais e funcionais, sistemas dinâmicos em dimensão infinita, Teoria da Probabilidade, geometria diferencial, topologia algébrica, topologia geométrica, sistemas dinâmicos, Teoria Ergódica e Teoria das Singularidades.

 

O professor será contratado em Regime de Dedicação Integral à Docência e Pesquisa (RDIDP), com salário de R$ 13.653,62.

 

As inscrições podem ser feitas pessoalmente ou por procuração na Assistência Acadêmica do ICMC, localizada na Avenida Trabalhador São-Carlense, 400, no campus da USP em São Carlos.

 

Mais informações estão no edital, disponível em icmc.usp.br/e/88e2a.

 

Prêmio Gutierrez

 

No dia 1º de setembro, o ICMC entregará o Prêmio Carlos Gutierrez de Teses de Doutorado 2014 a Leonardo Tadeu Silvares Martins pela pesquisa “On the essential espectrum of the Laplacian and the drifted Laplacian”, concluída em 2013 na Universidade Federal Fluminense (UFF).

 

O prêmio é uma iniciativa do ICMC apoiada pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) com o objetivo de reconhecer a cada ano a qualidade de teses de doutorado defendidas na área em instituições brasileiras.

 

Nascido em Niterói, no Rio de Janeiro, o pesquisador premiado deste ano concluiu o bacharelado em Matemática na UFF em 2002, onde finalizou o mestrado em 2004. Desde 2010, Martins é professor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). O doutorado teve orientação de Detang Zhou.

 

Outras três teses receberam menção honrosa: “Minimal and constant mean curvature surfaces in homogeneous 3-manifolds”, de Ana Maria Menezes de Jesus, defendida no Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) com orientação de Harold Rosenberg; “Desigualdades do tipo Trudinger-Moser para uma classe de espaços de Sobolev”, de José Francisco Alves Oliveira, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com orientação de João Marcos Bezerra de Ó; e “Brunella’s local alternative”, de Marianna Ravara Vago, realizado em cotutela na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidad de Valladolid, na Espanha, com orientação de Márcio Gomes Soares e Felipe Cano Torres.

 

A cerimônia de premiação será realizada no auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano, no ICMC, no Centro de São Carlos.

 

Agência FAPESP