Notícia

Esteta

ICMC e EESC abrem vaga para pós-doutorado em computação aplicada a desastres naturais

Publicado em 31 março 2015

O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) e a Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), ambos da Universidade de São Paulo, estão selecionando um bolsista de pós-doutorado para atuar em projeto de pesquisa do Edital Capes Pró-alertas junto ao grupo interdisciplinar de pesquisa Computação aplicada a Desastres Naturais.

O bolsista selecionado irá colaborar no projeto de desenvolvimento de métodos computacionais para integração e visualização de dados de fontes heterogêneas (estações hidrológicas, pluviômetros, mapas de risco, radares, informação geográfica voluntária, mídias sociais etc.), em parceria com a Universidade de Heidelberg, na Alemanha, e apoiado pela FAPESP, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Coordenação para o Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O projeto tem como objetivo construir ferramentas para melhorar a disponibilidade e a qualidade da informação destinada a monitorar e analisar riscos de inundação, apoiando a tomada de decisão na gestão desses riscos.

O grupo que atua no projeto inclui alunos de mestrado e doutorado do ICMC (www.agora.icmc.usp.br), do Departamento de Hidráulica e Saneamento da EESC, e pesquisadores do Centro de Monitoramento de Desastres Naturais (Cemaden) e da Universidade de Heidelberg (Alemanha).

O pós-doutorando receberá uma bolsa no valor de R$ 4.100,00 mensais da Capes, concedida inicialmente para 12 meses e prorrogável por até 36 meses. O início das atividades acontecerá imediatamente após a seleção.

Os candidatos devem ter experiência em publicações em revistas e conferências internacionais de alto nível, fluência em inglês e recomendação de um professor doutor. É recomendável que tenham conhecimento em pelo menos um dos seguintes aspectos: geoprocessamento, sistemas de informações geográficas e banco de dados geográficos; visualização de informação e apoio à decisão; computação orientada a serviços e computação em nuvem; sistemas colaborativos; informação geográfica voluntária e mídias sociais; ou modelagem hidrológica e sistemas de previsão de cheias.

Os interessados devem entrar em contato por e-mail com os professores João Porto (jporto@icmc.usp.br) e Mario Mendiondo (emm@sc.usp.br) – coordenadores do projeto – com a seguinte especificação no assunto Vaga Posdoc Pró-Alertas. À mensagem deve ser anexado o curriculum vitae do candidato ou o link para o Currículo Lattes, breve descrição sobre sua motivação e habilidades relevantes para a vaga, além do endereço de e-mail de um professor doutor que poderá atestar suas habilidades. Os candidatos mais bem qualificados serão selecionados para uma entrevista por videoconferência ou presencialmente. 

Saiba mais em: http://icmc.usp.br/e/d149c

Agência FAPESP