Notícia

Pauta Social

ICI-RS coordena rede de pesquisas sobre o câncer

Publicado em 08 junho 2009

Instituto do Câncer Infantil (ICI-RS) é uma das instituições participantes Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT Translacional em Medicina). Recentemente criado por um edital do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), o órgão será formado por uma rede de pesquisadores, universidades, institutos privados sem fins lucrativos e empresas de biotecnologia com o objetivo de compartilhar conhecimentos de várias áreas para desenvolver maneiras mais eficazes e eficientes de investigar e tratar o câncer e doenças neurológicas e inflamatórias.

Conforme a Dra. Ana Lucia Abujamra, coordenadora de Pesquisa do ICI-RS, os estudos relacionados ao câncer serão coordenados em parceria pela equipe do Instituto do Câncer Infantil e pela Fundação SOAD, com a participação dos outros centros do INCT durante sua execução. Estes estudos terão financiamento do governo federal. “Uma das responsabilidades dos pesquisadores e médicos vinculados ao nosso laboratório ou que colaboram diretamente com o ICI-RS será a proposição de projetos para estudar os mecanismos que levam à oncogênese e novos esquemas de tratamento”, explica.

Cerca de R$ 600 milhões serão investidos na criação do INCT - o maior valor disponível para uma chamada pública para apoio à pesquisa no País. A iniciativa tem a parceria da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/MEC) e das Fundações de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam), do Pará (Fapespa), de São Paulo (Fapesp), de Minas Gerais (Fapemig), do Rio de Janeiro (Faperg), de Santa Catarina (Fapesc), além do Ministério da Saúde e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).