Notícia

IPNews

IBM, USP e FAPESP iniciam operação do Centro de Inteligência Artificial

Publicado em 13 outubro 2020

Um ano após o anúncio, a IBM, Universidade de São Paulo (USP) e FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) iniciam nesta terça-feira, 13/10, as atividades do mais moderno Centro de Inteligência Artificial (C4AI) do Brasil, dedicado ao desenvolvimento de estudos e à pesquisa de ponta em IA para endereçar temas de grande impacto social e econômico. O novo centro terá sede no prédio do Centro de Pesquisa e Inovação InovaUSP, localizado no campus da USP em São Paulo.

De acordo com o anúncio feito em outubro de 2019, IBM e FAPESP reservarão, cada uma, até US$ 500 mil anualmente para implementar o programa, que contará com avaliações periódicas das atividades do Centro. Já a USP, por sua vez, investirá até US$ 1 milhão por ano em instalações físicas, laboratórios, professores, técnicos, administradores para gerir o Centro, entre outros.

O valor é considerado baixo frente aos desafios e custos das pesquisas na área de IA. Segundo as empresas, equipamentos e sistemas têm custos elevados, por isto já há planos de atrair novas empresas e instituições de ensino para o projeto.

A proposta despertou muitos interesses em várias áreas da universidade, reunindo cerca de 100 pesquisadores. Ao final, 10 coordenadores/pesquisadores principais lideram as frentes de pesquisas com cerca de 60 outros professores – os pesquisadores associados.

O C4AI terá foco inicial em cinco grandes desafios relacionados à saúde, meio ambiente, cadeia de produção de alimentos, futuro do trabalho e no desenvolvimento de tecnologias de Processamento de Linguagem Natural em Português, procurando maneiras de melhorar o bem-estar humano e apoiar iniciativas para diversidade e inclusão.

Em paralelo, três comitês de acompanhamento serão criados para promover temas de interesse comum do país, com foco na indústria, ciência e sociedade. Esses comitês visam ampliar esses cinco desafios iniciais e conferir a eles uma aplicação real que seja útil para as empresas e a sociedade brasileira.

O Centro contará também com uma segunda unidade para capacitar estudantes e profissionais, disseminando conhecimento e transferindo os benefícios da tecnologia para a sociedade. Este local será instalado no Instituto de Ciências Matemáticas e da Computação (ICMC), no campus da USP em São Carlos.

Desafios iniciais

1) AgriBio – modelos de causa e efeito para processos de tomada de decisão com incerteza para o setor de agricultura

Os ciclos produtivos do agronegócio, sustentabilidade ambiental, mudanças climáticas e segurança alimentar são demandas atuais que desafiam as autoridades mundiais. Essa linha de estudo irá focar em modelos de causa e efeito para cadeias de produção de agricultura, em especial a de pequenos produtores. O objetivo será utilizar modelos de correlação avançados para a tomada de decisão baseada na causa e efeito, abordando muitas fontes de preocupações, como desperdício de água e alimento.

2) KEML (Knowledge-Enhanced Machine Learning) – Aprendizado de máquina integrado com conhecimento simbólico com foco na Amazônia Azul (Blue Amazônia Brain)

Combinando aprendizado baseado em dados e raciocínio baseado em conhecimento, o Blue Amazônia Brain (BLAB), como o projeto está sendo chamado, pretende abordar perguntas complexas sobre a Amazônia Azul, vasta região do oceano Atlântico na costa brasileira rica em biodiversidade e recursos energéticos.

O BLAB trabalhará com sistemas de conversa compostos por argumentos, causas, explicações, raciocínios e planos sobre tarefas específicas, trazendo respostas às perguntas mais diversas sobre o ecossistema marinho, como "o que causou o aparecimento de manchas de óleo na costa nordeste do Brasil?".

3) Modelamento de AVCs usando técnicas multimodais de análise de redes para melhorar diagnósticos, tratamento e reabilitação

Os avanços do aprendizado de máquina na medicina são notáveis. No entanto, ainda existem questões importantes que precisam ser abordadas. Nesta frente de estudo, serão abordadas duas questões de grande importância: como integrar e selecionar recursos médicos relevantes (biomarcadores) de fontes heterogêneas e dinâmicas em grande escala e como interpretar decisões tomadas por algoritmos de aprendizado de máquina integrando inteligência humana e artificial.

A primeira fase do estudo terá duas frentes de pesquisa. Uma com o objetivo de melhorar o diagnóstico, o tratamento e a reabilitação de pacientes de acidente vascular cerebral (AVC), com técnicas de análise de redes complexas em dados multimodais. E, a segunda, com foco em investigar formas de melhorar a escolha de protocolos de reabilitação em casos de AVC, o que trará uma importante contribuição social.

4) IA em países emergentes: políticas públicas e o futuro do trabalho

Essa frente de estudo vai envolver diversas áreas de humanas da USP, como economia, história, sociologia e ciências sociais, para mapeamento, compreensão e abordagem do impacto da IA em economias como a do Brasil. Existe um consenso significativo de que, no campo da IA, os países emergentes estão atrasados em relação aos países pioneiros, em particular, os EUA e a China.

Inicialmente, o C4AI focará em pesquisas relacionadas às políticas públicas para a inteligência artificial e à coleta e análise de dados sobre impacto da IA nos empregos e no futuro do trabalho.

5) PLN (Processamento de Linguagem Natural) de última geração para o português

Hoje em dia, existe pouca disponibilidade de ferramentas e dados para treinar sistemas de diálogo em português. O objetivo do Centro será habilitar o processamento de linguagem natural de alto nível para o português do Brasil, assim como já existe para outros idiomas, possibilitando sua melhor aplicação nas atuais demandas críticas da sociedade, como, por exemplo, aprimorar os serviços de atendimento ao cliente, o treinamento de assistentes virtuais, o monitoramento de redes sociais, bem como possibilitar a análise e a extração de conhecimento de grandes fontes de dados, entre outros.

Comitês de acompanhamento

O Centro de Inteligência Artificial também contará com três comitês distintos para fomentar temas de interesse comum da sociedade, relacionados à ciência, indústria e sociedade:

• Um comitê científico internacional, que terá como função avaliar o progresso científico do Centro.

• Um comitê de indústria e sociedade, que contará com a participação de representantes de empresas de diversos setores do Brasil, órgãos públicos e sociedade civil, que irão colaborar para que o Centro tenha o maior impacto possível na indústria, na economia e na sociedade do País.

• Um comitê de diversidade e inclusão, cuja função será promover e aumentar a participação de mulheres, afrodescendentes e outros membros da sociedade para que haja participação mais inclusiva no setor de IA, tanto na academia quanto na indústria.

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
Estadão.com G1 Correio Braziliense Correio Braziliense online El Siglo Coahuila (México) Época Negócios online Terra MSN FoxBe Salário Mínimo Portal Imprensa Gazeta do Dia (Sorriso, MT) FarolCom Seminovos Top Sector Loungee Mix Falando de Gestão Jornalismo 24 Horas Gazeta de S. Paulo online Jornal do Porto Instituto Millenium Região MS Notícias Agência O Globo OverBR Portal de Finanças Portal Fator Brasil APIMEC - Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais Aprovados Convergência Digital New Voice Valor Agregado ABC do ABC Direito Médico Saúde Saúde Business Revista TI Nordeste online Rio Notícias Blog TecFaster Signos do Zodíaco Tribuna do Sertão Vaga Work Vaga Emprego Vagas Estágio Pacotes de Férias Preço Motos Preço Carros Rede USA Receitas Gostosas Dinheiro na Conta Pessoa Doente Dica App do Dia Concurso da Prefeitura Coisas da Vida Celular Chips Celular Online Cenário Minas AIN - Associação de Imprensa Nacional Bolsa Valor Broadcast (Estadão) Carla Cavalcante Carro Bonito Carro Lindo Estágio BR EExpoNews Empresas S/A GuairaNews Imposto IRPF Infinito Pensamento Jornal Capital de Minas online IT Forum 365 InfoEscola Novo Carro Na Pauta Online Melhor Celular Blog La Mia Vita Virtuale Marcas e Mercados Maurício Araya Melhor Carro Melhor Notebook Amazonas Atual IT Forum 365 Folha de Londrina online TI Bahia Forbes Brasil online MSN Vale São Patrício TeleSíntese Acesso Wi-Fi.com Rádio Geek TI Inside Canal Executivo Blog CIO Peru (Peru) Ag|Evolution - Hub Agrodigital Gazeta de S. Paulo online São Carlos Agora Jornal da USP online Notícias & Artigos Cidade Biz Mobile Time Digital Rádio e TV Gazeta do Povo online Channel 360 Brasilagro USP São Carlos Gazeta de Varginha NMQB Wap (China) Revista Sustinere online Tá Sabendo? Consecti - Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I Revista Capital Econômico online SEGS Portal Nacional de Seguros & Saúde Movimento Brasil Competitivo Datacenter Dynamics El Siglo de Torreón (México) online Rádio Sat Peruíbe FM 87,9 Jornal Dia Dia Portal Maratimba EExpoNews B!T Magazine online Meio Norte online Mix Vale Jornal Folha da Terra (Itupeva, SP) online Blog do Patricio Nunes Investe São Paulo Blog Dos Conciencias WWWhat's new (Espanha) Analytics India Magazine (Índia) SBT Interior Diário do Litoral (Santos, SP) Portal do Governo do Estado de São Paulo El Siglo (Venezuela) online 800 Noticias (Venezuela) Última Hora (Paraguai) online CK Geek (Chile) InforChannel Meio Norte Clarín (Argentina) online Terra Brazilian-American Chamber of Commerce (EUA) PPTA Soluções e Tecnologia Radar do Futuro Diario Fedecamaras (Paraguai) ABES - Associação Brasileira das Empresas de Software Jornal do Comércio (RS) online Portal Conceição Verdade El Siglo (México) El Siglo de Durango (México) online Ai Development Hub Gadgets Specialist For You Bank Gestiona AEAJ - Associação de Engenheiros e Arquitetos de Jaú Jornal da USP online Catanduva Na Net Jornal de Piracicaba MC.AI El País (Uruguai) online Nh Tv