Notícia

Jornal do Comércio (RS) online

IBM, Fapesp e USP inauguram moderno Centro de Inteligência Artificial (196 notícias)

Publicado em 16 de outubro de 2020

Gazeta de S. Paulo online Jornal do Porto online Instituto Millenium Região MS Notícias Agência O Globo OverBR Portal de Finanças Portal Fator Brasil APIMEC - Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais Aprovados Convergência Digital New Voice Valor Agregado ABC do ABC Direito Médico Saúde Saúde Business Revista TI Nordeste online Rio Notícias Blog TecFaster Signos do Zodíaco Tribuna do Sertão Vaga Work Vaga Emprego Vagas Estágio Pacotes de Férias Preço Motos Preço Carros Rede USA Receitas Gostosas Dinheiro na Conta Pessoa Doente Dica App do Dia Concurso da Prefeitura Coisas da Vida Celular Chips Celular Online Cenário Minas AIN - Associação de Imprensa Nacional Bolsa Valor Broadcast (Estadão) Carla Cavalcante Carro Bonito Carro Lindo Estágio BR EExpoNews Empresas S/A Guaíra News Imposto IRPF Infinito Pensamento Jornal Capital de Minas online IT Forum 365 InfoEscola Novo Carro Na Pauta Online Melhor Celular Blog La Mia Vita Virtuale Marcas e Mercados Maurício Araya Melhor Carro Melhor Notebook Amazonas Atual IT Forum 365 Folha de Londrina online TI Bahia Forbes Brasil online Vale São Patrício TeleSíntese Acesso Wi-Fi.com Rádio Geek TI Inside Canal Executivo Blog IPNews CIO Peru (Peru) Ag|Evolution - Hub Agrodigital NH TV Gazeta de S. Paulo online São Carlos Agora Jornal da USP online Notícias & Artigos Cidade Biz Mobile Time Digital Rádio e TV Gazeta do Povo online (PR) Channel 360 Brasilagro USP São Carlos Gazeta de Varginha Wap (China) Revista Sustinere online Tá Sabendo? Consecti - Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I Revista Capital Econômico online SEGS Portal Nacional de Seguros & Saúde Movimento Brasil Competitivo DCD - Data Center Dynamics El Siglo de Torreón (México) online Rádio SAT Peruíbe SP Jornal Dia Dia Portal Maratimba EExpoNews B!T Magazine online Meio Norte online (Piauí) Mix Vale Jornal Folha da Terra (Itupeva, SP) online Blog do Patricio Nunes Blog Dos Conciencias WWWhat's new (Espanha) Analytics India Magazine (Índia) Diário do Litoral (Santos, SP) El Siglo (Venezuela) online Última Hora (Paraguai) online CK Geek (Chile) InforChannel Brazilian-American Chamber of Commerce (EUA) PPTA Soluções e Tecnologia Radar do Futuro Diario Fedecamaras (Paraguai) ABES - Associação Brasileira das Empresas de Software Portal Conceição Verdade El Siglo (México) El Siglo de Durango (México) online Ai Development Hub Gadgets Specialist For You Bank Gestiona AEAJ - Associação de Engenheiros e Arquitetos de Jaú Jornal da USP online Catanduva Na Net MC.AI América Retail (Chile) Jornal do Comércio (RS) UNIVIDA FUP - La Unidad Académica Virtual y a Distancia de la Fundación Universitaria de Popayán (Colômbia) Celulares, smartphones y tablets Outline (EUA) PR Newswire (EUA) Revista Empreende online eCycle Sergipe Agora e-Business Consultoria Enterate24.com ABM Brasil - Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração Sala de Información Plano Informativo (México) online Tech and Science Post ZDNet (EUA) Nosso Goiás Portal SP Brasil Notícia Secretaria da Educação do Estado de São Paulo Jet News 24 Rádio Pop FM 88,7 Rádio Vibe Mundial FM 95,7 Disruptive Innovation Consecti - Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I Sergipe Agora New Voice Jornal de Itatiba CACM - Communications of the ACM (EUA) The Eponymous Pickle (EUA) WWWhat's new (Brasil) Tech and Science Post ZDNet (EUA) Canal MyNews Agro Saber Tempo de Inovação Notícias de Hortolândia

Saúde, meio ambiente, cadeia de produção de alimentos, futuro do trabalho e desenvolvimento de tecnologias de Processamento de Linguagem Natural em Português são as cinco frentes de atuação do Centro de Inteligência Artificial (C4AI) do Brasil. Inaugurado ontem em São Paulo, o projeto é uma iniciativa da IBM, da Universidade de São Paulo (USP) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

O novo centro, considerado um dos mais modernos do País para o desenvolvimento de estudos e à pesquisa de ponta em IA para endereçar temas de grande impacto social e econômico, está localizado na sede no prédio do Centro de Pesquisa e Inovação InovaUSP, no campus da USP.

“Queremos que esse centro se torne referência em Inteligência Artificial no Brasil e tenha relevância internacional. Vamos trabalhar de forma colaborativa, com os pesquisadores da IBM participando ativamente dos projetos desenvolvidos no centro, e não de maneira unilateral”, comenta o gerente de pesquisa da IBM Brasil para Inteligência em conversação e vice-diretor do C4AI, Cláudio Pinhanez.

A escolha dos cinco temas foi feita com base em critérios como a possibilidade de impacto científico, interesse e área de pesquisa dos professores da USP, alinhamento com temas de interesse da IBM e futuro impacto social e tecnológico. “Esses desafios nasceram de um processo de design thinking liderado pelo ThinkLab da IBM Research, envolvendo mais de 80 professores, algo inédito na USP para definir agendas de pesquisa”, conta o executivo.

Três comitês de acompanhamento serão criados para promover temas de interesse comum do Brasil, com foco na indústria, ciência e sociedade. A ideia é acompanhar a aplicação real, que seja útil para as empresas e a sociedade brasileira, do que estiver sendo desenvolvido no local.

O C4AI terá ainda uma segunda unidade, instalada no Instituto de Ciências Matemáticas e da Computação (ICMC), no campus da USP, em São Carlos. O foco neste caso será a capacitação de estudantes e profissionais para permitir a disseminação de conhecimento e transferência dos benefícios da tecnologia para a sociedade.

“Vamos criar um ecossistema que engloba os setores produtivo, acadêmico e de inovação para que o valor real da Inteligência Artificial aumente a experiência e habilidades dos talentos humanos, colocando a tecnologia a serviço de governos, cidadãos e negócios em diversos setores da economia”, destaca.

Pinhanez comenta que existem alguns desafios fundamentais em IA que, quando vencidos, trarão grandes impactos na nossa vida. Um deles é a compreensão de linguagem – ler textos e extrair as ideias fundamentais –, escrever argumentos em situações específicas e conversar na complexidade que humanos conseguem.

No primeiro caso, isso teria um impacto imediato em questões legais, como em processos no judiciário e monitoramento de notícias. “Avanços extraordinários foram feitos nos últimos anos, mas a capacidade de ler e escrever textos profissionais ainda está longe de acontecer”, comenta o executivo.

Quanto aos diálogos, os avanços recentes permitirão o aparecimento de agentes virtuais que respondem bem perguntas e engajam em formas limitadas de diálogo. Quando tivermos sistemas de IA capazes de gerar conversas complexas, envolvendo narrativas, intenções e emoções, e múltiplos assuntos ao mesmo tempo, a capacidade de mudar profundamente sistemas de apoio ao consumidor, e mesmo a maneira de interagir com ele, tornam-se possíveis.

“Imagine conversar com um agente que sabe de todas as interações que aconteceram no passado com cada consumidor e que poderia pausar e continuar conversas quando for preciso, estando sempre disponível?”, destaca Pinhanez.

Cinco desafios iniciais do C4AI

1. AgriBio: modelos de causa e efeito para processos de tomada de decisão com incerteza para o setor de agricultura

2. Knowledge-Enhanced Machine Learning (KEML): Aprendizado de máquina integrado com conhecimento simbólico com foco na Amazônia Azul (Blue Amazônia Brain), vasta região do oceano Atlântico na costa brasileira rica em biodiversidade e recursos energéticos.

3. Modelamento de AVCs usando técnicas multimodais de análise de redes para melhorar diagnósticos, tratamento e reabilitação

4. IA em países emergentes: políticas públicas e o futuro do trabalho

5. Processamento de Linguagem Natural (PLN) de última geração para o português: habilitar o processamento de PLN para o português do Brasil, assim como já existe para outros idiomas, possibilitando sua melhor aplicação nas atuais demandas críticas da sociedade. Isso inclui aprimorar serviços de atendimento ao cliente, o treinamento de assistentes virtuais e monitoramento de redes sociais.

C4AI está localizado no Centro de Pesquisa e Inovação InovaUSP, no campus da USPMarcos Santos/Divulgação/JC (Foto: )