Notícia

Época Negócios online

IBM cria programa de inovação aberta voltado a scale

Publicado em 05 dezembro 2019

A IBM Brasil lançou nesta semana um novo programa de inovação aberta. Chamado de IBM Open Ventures, a iniciativa visa identificar e se aproximar de scale-ups. De acordo com a empresa, o programa vai atuar em parceria com aceleradoras e organizações similares para encontrar empresas de potencial inovador e integrá-las ao ecossistema da IBM e de empresas parcerias em diversos setores.

"Miramos startups que estão em uma fase importante da estruturação do negócio e de identificação do potencial consumidor", afirma Marcos Peigo, vice-presidente de Value Creation para a IBM América Latina. "Por isso, existe um processo fundamental de amadurecer o negócio e a proposta de valor da startup para que ela ganhe projeção."

As startups terão acesso aos produtos de tecnologia da IBM. Além disso, contarão com os serviços da Red Hat, empresa adquirida pela IBM, e com o centro de pesquisa em inteligência artificial criado pela IBM em parceria com a Fapesp e a Universidade de São Paulo (USP).

Peigo destaca que o Open Ventures da IBM não é um programa de aceleração tradicional. Várias startups serão selecionadas ao longo dos próximos anos. "O objetivo não é trazer um produto para criar uma nova necessidade no mercado, mas identificar as necessidades dos nossos clientes e trabalhar em conjunto com as startups para gerar soluções", afima. "É um programa de conexão das scale-ups com o mercado corporativo, impulsionado pelo portfólio de tecnologia da IBM."

A empresa identificou no mercado 40 scale-ups potenciais e seleciou neste primeiro momento 12. O processo contou com um conselho de executivos da IBM, além de organizações agregadoras de scale-ups e parceiros de negócios da companhia. Entre os critérios usados, estão a aderência da solução desenvolvida ao mercado, a qualidade técnica do produto ou serviço e a capacidade de escala do negócio.

Destas 12 selecionadas, a IBM já anunciou três: a Growth Tech, que desenvolveu uma solução com foco no mercado imobiliário para resolver problemas relacionados à burocracia do setor; a Tangerino, que criou um aplicativo para controle da jornada de trabalho em tempo real de colaboradores; e a TNS, que oferece uma solução voltada para a indústria de alimentos que permite a rápida identificação de Salmonella e outros microorganismos.

ÉPOCA NEGÓCIOS ONLINE

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
Ipesi New Voice Decision Report online Showmetech Silva Lopes Advogados