Notícia

Vip Ceo

IBM anuncia investimento de R$ 20 milhões em inteligência artificial no Brasil – GQ

Publicado em 13 fevereiro 2019

Se dado é o novo petróleo, a inteligência artificial é o novo negócio que transforma essa pasta de dinossauros mortos em algo comercialmente e socialmente útil. Ou algo do tipo. Fato é que expertise sobre redes neurais, aprendizado de máquinas e afins são valiosos para empresas e estados, e o Brasil passa a ganhar um reforço na área: a IBM, em conjunto com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), estão montando um centro de pesquisa no país focado na IA.

O centro vai se focar em pautas como meio ambiente, agronegócio, recursos naturais, saúde e finanças. Segundo reporta o Valor, trata-se de um laboratório majoritaraimente dedicado à pesquisa de base, que não necessariamente tem valor direto de mercado – ainda assim, a pesquisa de aplicação comercial não será compeltamente excluida no futuro. Será também parte de uma rede de inteligência chamada AI Horizons Network, da IBM, que conta com 15 a 20 unidades – apenas uma delas, na Índia, estão instaladas fora dos EUA.

A notícia segue anúncio de planos da Microsoft para ensinar IA a estudantes da rede SESI/SENAI.

Anunciado em evento da gigante da computação em São Francisco, a unidade será fruto de um consórcio entre ambas as partes e outras universidades interessadas em participarem da ação. No todo será um aporte de R$ 20 milhões em 10 anos, – são recursos financeiros, mas também ativos e mão de obra envolvida no projeto. Em setembro a empresa planeja anunciar o vencedor da chamada pública, que começa na semana que vem.

Fonte Oficial: GQ