Notícia

Entrelinhas.com

IB faz encontro de Biomedicina de 2 a 4/11

Publicado em 25 outubro 2006

No período de 2 a 4 de novembro, será realizado, no Instituto de Biociências (IB) da Unesp, campus de Botucatu, o "9º Encontro Regional de Biomedicina".
A atividade, que conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), é organizada por alunos do curso de Ciências Biológicas — Modalidade Médica, sob a supervisão de um docente do IB e outro da Faculdade de Medicina da Unesp.
Os temas que serão abordados possuem caráter multidisciplinar. Segundo Gustavo Henrique Vieira, da comissão organizadora, o público-alvo do evento são graduandos, pós-graduandos, docentes e profissionais da área biológica e de saúde.
Ainda de acordo com ele, até o momento foram realizadas cerca de 500 inscrições de pessoas oriundas de mais de 20 faculdades e universidades de todo o país.

Programação
No dia 2, das 8h às 10h e das 10h30 às 12h, estão programados cursos pré-congresso. No período da tarde, entre 14h e 15h30 e das 16h às 17h30, serão realizados cursos de atualização. A solenidade de abertura acontecerá às 19h. Em seguida, haverá a palestra "Cura e religião", com Domingo Braile, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto.
Às 20h45, está programado o simpósio "Biologia Molecular aplicada em Biomedicina", coordenado por . Sílvia Regina Rogatto, do Neogene, da Faculdade de Medicina da Unesp. A primeira apresentação será "DNA forense: atualidades e perspectivas", com Dario Grattapaglia, da Embrapa.
Depois será abordado "Aspectos genéticos da infertilidade", com Lucia Reina Martelli, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto.
A terceira apresentação terá como tema "Citrogenética Molecular-Aplicações à Reprodução Humana natural e assistida", com Leila Montenegro Silveira Farah, da Clínica e Laboratório de Genética.
No dia 3, haverá a palestra "Malformações congênitas e teratógenos no século XXI", com Lavinia Schüler Faccini, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Às 9h, será abordado o tema "Aplicações biomédicas da interferência por RNA", com Iscia Lopes Cendes, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Para às 10h30, está programada a apresentação oral de trabalhos do "VI Prêmio Carlos Roberto Rúbio de Iniciação Científica". E, das 11h30 às 12h30, apresentação oral do "IV Prêmio Edy de Lello Montenegro de Pós-Graduação".
Já no período da tarde do dia 3, serão realizados mini-cursos. Às 19h, será enfocado "Stress e sistema imunobiológico", por Carmem Maria Bueno Neme, da Faculdade de Ciências Biológicas da Unesp.
Das 20h às 21h, haverá a apresentação de painéis do "II Prêmio Ethel Lourenzi B. Novelli"
No último dia do evento, às 8h, acontecerá o Simpósio "Células tronco", que será coordenado por Maria Isabel Nogueira Cano, do IB da Unesp de Botucatu.
A primeira apresentação enfocará "Células tronco: verdadeiras e falsas esperanças", e será proferida por Lílian Piñero Marcolin Eça, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Na seqüência, o assunto será "Células-tronco: contribuições para a neurociência", com Gaelle Chopin Stukart-Parsons, do Hospital Albert Einstein.
E a terceira palestra versará sobre "Células beta e células tronco embrionárias como fonte de células beta para transplantes de pacientes diabéticos" e será ministrada Anna Carla Goldberg, da Universidade de São Paulo (USP).
Outras informações sobre o evento: http://www.ibb.unesp.br/eventos/erbm/
ou pelo e-mail erbm@ibb.unesp.br