Notícia

Universia Brasil

IAG e USP assinam convênio de cooperação e intercâmbio com Observatório de Paris

Publicado em 17 novembro 2006

O Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG) e a Universidade de São Paulo (USP) assinaram convênio de cooperação e intercâmbio com o Observatório de Paris, nas áreas de astronomia e instrumentação astronômica.
A cerimônia de assinatura foi realizada nesta quinta-feira (16/11), na Reitoria da USP, entre a reitora Suely Vilela e o presidente do Observatório de Paris, Daniel Egret.
A instituição francesa, fundada em 1667 pelo rei Luis XIV, conta atualmente com 250 pesquisadores, além de 400 técnicos e engenheiros. Tem participação intensa em projetos científicos e tecnológicos. Um exemplo é o projeto europeu Galileo, de posicionamento por satélite, desenvolvido parcialmente em suas instalações. O observatório também está presente no programa do satélite Gaia, da Agência Espacial Européia, que tem como objetivo fazer medições de 1 bilhão de estrelas.
As interações entre o IAG e o Observatório de Paris são intensas e tiveram inicio há 45 anos. Desde então, foram produzidos 120 artigos conjuntos em revistas arbitradas. A interação abrange as áreas de astrofísica estelar, astrofísica extragaláctica, ciências planetárias e instrumentação.
Uma importante colaboração entre as instituições está no satélite Corot, a ser lançado em 21 de dezembro. O projeto, coordenado pelo Observatório de Paris, tem importante participação brasileira, coordenada pelo professor Eduardo Janot Pacheco, do IAG. [Fapesp]