Por Carla Gomes (MTb 28156) ? Assessora de Imprensa - IAC
Os visitantes da Agrishow 2006 podem conhecer também o híbrido de milho pipoca IAC 125 ? de alta qualidade de pipoca e grande rendimento na produção de sementes.
O IAC 125 diferencia-se por ser a variedade nacional de pipoca com maior capacidade de expansão e maior produtividade de sementes. ?A conseqüência dessas qualidades é o menor custo da semente?, explica o pesquisador do IAC, Eduardo Sawazaki.
Adaptado às principais regiões produtoras de milho pipoca da região Centro-Sul do Brasil, o IAC 125 tem boa resistência às principais doenças foliares do milho. Com grãos tipo pérola de cor laranja forte, o IAC 125 é um híbrido top cross de milho pipoca (top cross = cruzamento de um híbrido simples com uma variedade sintética). ?Para chegar ao desenvolvimento desse material foi avaliado o potencial de 22 híbridos americanos em cruzamentos com materiais elites obtidos no Programa de Melhoramento de Milho Pipoca do IAC?, afirma Sawazaki. A pesquisa contou com financiamento da Fapesp.
O IAC vem produzindo semente em campos pilotos desse híbrido desde 2003/04. De acordo com Sawazaki, este ano esse híbrido está sendo avaliado em lavouras comerciais por produtores de Tatuí, Angatuba, Paranapanema e Mogi Mirim. ?Estamos iniciando a parceria com o produtor de sementes para produção de sementes desse híbrido para atendimento aos produtores na safra 2006/07?, afirma o pesquisador.
O trabalho de pesquisa que resultou na obtenção do IAC 125 iniciou em 1999/2001 e teve a participação das unidades regionais da APTA de Mococa, Capão Bonito, Monte Alegre do Sul.