Notícia

Ministério do Planejamento

IAC inaugura laboratório de biotecnologia

Publicado em 13 setembro 2010

Valor Econômico

O Instituto Agronômico de Campinas (IEA), vinculado à Secretaria da Agricultura de São Paulo, inaugura amanhã o laboratório de biotecnologia de seu Centro de Cana, localizado no município de Ribeirão Preto.

De acordo com informações divulgadas pela assessoria de imprensa do IAC, o laboratório, erguido com recursos do governo estadual e da Fapesp, ocupará um espaço de 550 metros quadrados e "possibilitará a ampliação de estudos, da capacitação de recursos humanos e de parcerias com o setor de produção".

As pesquisas envolverão sequenciamento de DNA, microscopia, diagnóstico molecular e expressão gênica. Ainda conforme o IAC, o novo laboratório "integra a estrutura de melhoramento genético do Programa Cana IAC, responsável pelo desenvolvimento de 20 variedades IAC nos últimos oito anos". Durante o evento de amanhã, o instituto também lançará três novas variedades de cana-de-açúcar.

Também será inaugurada pelo IAC em Ribeirão Preto a primeira câmara de fotoperíodo do país, focado em pesquisas e melhorias no processo de florescimento da cana que tendem a otimizar o desenvolvimento de variedades.