Notícia

Portal do Governo do Estado de São Paulo

I Simpósio de Inovação da UNESP tem inscrições abertas

Publicado em 29 julho 2007

Já estão abertas as inscrições para o I Simpósio de Inovação da UNESP, que vai ocorrer nos dias 24 e 25 de setembro, em São Paulo. O evento reunirá importantes nomes da ciência e da inovação brasileiras para debater os temas "Propriedade intelectual e formação de recursos humanos", "O dilema divulgação do conhecimento e sigilo" e "Pesquisa acadêmica e propriedade intelectual no contexto do desenvolvimento tecnológico nacional". O evento é aberto e oferece certificado de participação.

Segundo José Arana Varela, pró-reitor de pesquisa da UNESP e responsável pela organização do evento, a idéia é abrir as discussões sobre a união universidade e empresa para ampliar a produção de conhecimento. Segundo ele, professores e alunos das universidades são educados para transformar suas pesquisas em publicações científicas; no entanto, não possuem a cultura especifica de transformá-las em riquezas para o País. "Quando o conhecimento é transformado em patentes, eles garantem a propriedade intelectual que pode resultar em novas tecnologias e gerar renda tanto para a universidade como para as empresas", destacou.

O Simpósio é destinado a professores, alunos e inventores interessados em saber como proteger suas idéias e como colocá-las em prática. Estarão presentes dirigentes de órgãos ligados à ciência e tecnologia como Capes, Embrapa, CNPq, FAPESP e INPI e de importantes empresas brasileiras que investem em pesquisa.

Na abertura, está previsto o lançamento, pelo reitor Marcos Macari, do Núcleo de Inovação Tecnológica da UNESP (NIT).

Serviço:

I Simpósio de Inovação da UNESP

Local: Hotel Jaraguá

Rua Martins Fontes, 71 - Centro

São Paulo, SP