Notícia

Revista D+

I Congresso Paulista de Ciência e Tecnologia aplicadas à Gerontologia acontece em São Carlos

Publicado em 19 março 2018

Por Audrey Scheiner

Entre os dias 16 e 18 de maio, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) sedia o I Congresso Paulista de Ciência e Tecnologia aplicadas à Gerontologia. O evento, organizado em parceria entre o Programa de Pós-Graduação em Gerontologia (PPGGero) da Universidade e a Associação Brasileira de Fisioterapia em Gerontologia (Abrafige), oferece evento aberto a estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores e profissionais interessados na temática.

O principal propósito do congresso é proporcionar um espaço acadêmico amplo de discussão com renomados pesquisadores da área de Gerontologia que, por meio da ciência e tecnologia, pretendem trazer contribuições e soluções inovadoras para os principais problemas que a sociedade apresenta à medida que envelhece.

A programação é composta por mesas-redondas, palestras, debates e apresentações de trabalhos. Docentes da UFSCar, de outras instituições brasileiras e da Universidade de Nottingham (Reino Unido) conduzirão atividades diversas relacionadas à temática central do encontro.

De acordo com Sofia Cristina Iost Pavarini, 57, professora Titular do Departamento de Gerontologia da UFSCar, o evento é importante, pois capacita profissionais com diferentes formações, como medicina, enfermagem, fisioterapia, nutrição, educação física, direito, economia e engenharia, entre outros, para atuarem como docentes no ensino superior e como pesquisadores na área do envelhecimento. “Certamente essa formação traz um olhar gerontológico para a atuação desses profissionais em suas áreas específicas. A capacitação proporcionada pelo curso permite aos mestres avançar na produção do conhecimento necessário à sociedade que envelhece”, afirma.

O professor Tiago da Silva Alexandre, do Departamento de Gerontologia (DGero) da UFSCar, é o presidente do Congresso e destaca que o evento é um espaço para compartilhar as novas descobertas da área que a Academia disponibilizará para a prática clínica nos próximos anos. Além de Alexandre, outros docentes do DGero e de outras universidades também compõem a comissão organizadora. A iniciativa tem patrocínio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e apoio da Apsen Farmacêutica.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site www.ctgero.ufscar.br. Há descontos para inscrições realizadas até o dia 12 de maio. O prazo para submissão de trabalhos vai até o dia 31 de março e as orientações devem ser conferidas no site do evento.

As atividades do Congresso serão realizadas no Centro de Pesquisa em Materiais Avançados e Energia (CPqMAE) da UFSCar, que fica na área Norte do Campus São Carlos. A programação completa já está disponível, www.ctgero.ufscar.br, e outras informações também podem ser solicitadas pelo e-mail ctgero@ufscar.br ou pelo telefone (16) 3306-6671.