Notícia

Terra

Hyundai testa no Brasil SUV a hidrogênio com etanol com alcance de 660 km (175 notícias)

Publicado em 26 de fevereiro de 2025

Portal do Agronegócio Portal Não me toque Blog da Amazônia Jornal da USP online Avance News Portal Contexto Brasilagro Diario El Ciudadano y la Región (Argentina) online ABC do ABC Canal Rural Imparcial News CanaOnline Suzano TV AutoData Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SP) MTT News Está Todo Bien (Argentina) Portal Tempo de Safra Portal BE News Ipesi Rádio GuarujaMix Noticias Argentinas (Argentina) Tratamento de Água Jornal Campo Aberto Canal Energia Quatro Rodas online TDT News Jornal Cana Contexto Exato Canaoeste Sou Agro 106.7 FM (Ribeirão Preto, SP) A Cidade On (Ribeirão Preto, SP) Jornal Cidadã Imparcial News Cenário Energia Melody FM 94.1 Jornal Extra de Alagoas online Visão Agro online Tribuna do Agreste Meio Filtrante online Notícias Agrícolas Tribuna do Sertão ABC Agora El Litoral (Argentina) online Diário do Transporte NovaCana A notícia MT Portal Âncora 1 Mecânica Online Página Rural Inovação Tecnológica Brasil Soberano e Livre Guia Limeira Repórter Maceió O Piauí Verde Sobre Rodas Toda Palavra online Sampi Região Noroeste Buobe Fecombustíveis (Federação Nacional deo Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes) Revista RPANews online Sindicombustíveis Bahia - Sindicato do Comércio de Combustíveis, Energias Alternativas e Lojas de Conveniências do Estado da Bahia Canal da Cana UDOP - União dos Produtores de Bioenergia Rede Noticiando Canal Solar Datagro EAE Máquinas Portal Mariliense MotorPy.com (Paraguai) Moema e região Auto Indústria Dia de Ajudar Agro2 Mecânica Online Revista Zelo Portal de Divulgação Científica do IPUSP - Instituto de Psicologia (IP) da USP Mato Grosso Mais Notícias Minuto MT Diário do Acionista Notícias Automotivas Inteligência Móvel CarPoint News Autos Segredos InsideEVs Auto Indústria Garagem 360 O Tempo online Revista Brasil Energia Jornal de Hoje (RJ) online A Tribuna Piracicabana online Sincopeças Acelerando por aí Blog Sulinha Cidad3 Gizmodo Infofix Sindicato dos Metalúrgicos do ABC Canal – Jornal da Bioenergia Canal VE A Gazeta (ES) online Jornal Cana Top Sector Buobe Academia do Mecânico (RS) PlanetCarsZ Auto Agora Blog do Jornalista Arnaldo Moreira Alpha Autos online Gazeta de S. Paulo online Piauí Hoje Notícias Automotivas Cenário MT Alpha Autos online Portal Hortolândia A Tribuna Piracicabana online Conexão Tocantins Verde Sobre Rodas SEGS Portal Nacional de Seguros & Saúde Sindicato dos Metalúrgicos do ABC Blog do Jornalista Arnaldo Moreira AutomaniaNet ItapoNews Giro Notícias Goiás Jornal Bleh! online Agora Vale Blog Alpha Lazer TECHNIBUS Central de Notícias da Construção revistaterraecia.com.br Jorge Moraes Portal Unibus Transporte Moderno Nossa Cidade Memória Motor fatecitaqua.cps.sp.gov.br Peças e Veículos www.agoramotors.com.br Revista Carro Revista Sobre Rodas sindalcool.com.br www.confea.org.br Dália Comunicação Editorial

Hyundai Nexo tem 163 cv de potência combinada entre a célula de combustível e o motor elétrico, sem emitir gases poluentes

A Hyundai é uma das poucas montadoras no mundo que mantêm uma firme aposta no carro a hidrogênio como solução para a mobilidade zero emissão de carbono. Agora o Brasil ganha relevância no projeto global com a chegada do Hyundai Nexo, um SUV movido a hidrogênio a partir do etanol com alcance de 660 km.

Uma unidade do SUV Hyundai Nexo começa a operar em testes na USP (Universidade de São Paulo), no campus da Cidade Universitária (Butantã), onde fica a primeira estação de abastecimento de hidrogênio renovável a partir do etanol do mundo.

O Hyundai Nexo em testes é um SUV crossover de 4,67 m de comprimento e 2,79 m de entre-eixos. Ele tem um porte maior do que o do Hyundai Tucson, que foi seu antecessor a hidrogênio (Tucson FCEV). A Hyundai trabalha em carros a hidrogênio desde 1998. Nos EUA, a Hyundai tem um incrível caminhão a hidrogênio.

O posto de abastecimento da USP vai permitir que a Hyundai e o Centro de Pesquisa e Inovação em Gases de Efeito Estufa (RCGI) avaliem a pureza do hidrogênio produzido a partir do etanol em aplicação em veículos de passeio com longa autonomia e operação em rotas variadas. Isso expande a abrangência dos testes para além do transporte público.

O Hyundai Nexo a hidrogênio chegou ao Brasil no primeiro semestre de 2024 para um programa de demonstração após encontros entre o coreano Euisun Chung, Chairman do Grupo Hyundai Motor, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, além do reitor da USP, Carlos Gilberto Carlotti Jr.

Hyundai Inition: carro-conceito deve ser a inspiração do Novo Nexo em 2026

Foto: Hyundai / Guia do Carro

Após participar de eventos de demonstração em diversas cidades brasileiras, o Hyundai Nexo a hidrogênio inicia uma nova etapa, agora incorporado ao projeto de pesquisa e desenvolvimento para a produção de hidrogênio a partir da reforma do etanol do RCGI da USP.

Com potência combinada de 163 cv entre a propulsão de célula de combustível e o motor elétrico, o Hyundai Nexo armazena o hidrogênio em tanques de alta pressão. Esse hidrogênio depois é combinado com o oxigênio do ar na célula de combustível, gerando eletricidade que alimenta o motor elétrico.

A exemplo dos carros elétricos a bateria, este processo não emite gases poluentes, mas tem a vantagem de carregamento rápido, cerca de 5 minutos, com grande autonomia (mais de 660 km no ciclo WLTP europeu).

Entretanto, o custo de implantação das estações de hidrogênio é muito alto e isso levou várias montadoras a desistirem de sua implantação. A Toyota, por exemplo, disse que está reavaliando o projeto e isso deixou clientes do Mirai em dificuldades nos Estados Unidos. A Toyota tem um Corolla Cross a hidrogênio em testes na USP.

Apedar das dificuldades e dos desafios, a Hyundai segue acreditando que o hidrogênio pode ser uma ótima alternativa para a descarbonização. O Hyundai Nexo tem mais de 38 mil unidades comercializadas no mundo e também incorpora várias tecnologias de segurança, conectividade e assistência à condução.

No último trimestre do ano passado a Hyundai apresentou o carro conceito Inition, que deve inspirar a nova geração do Nexo, com um design futurista e a frente muito parecida com os carros da nova linha de produtos da marca coreana. A produção do Novo Nexo está prevista para 2026.

Segundo a Hyundai, além de não emitir poluentes, o Nexo contribui ativamente para a melhoria da qualidade do ar. “Para que um ar extremamente limpo entre em contato com o hidrogênio e gere energia, um sistema de filtragem de alta performance remove a maior parte das micropartículas, como poeira e pólen, purificando o ar ao seu redor e beneficiando a saúde de todos”, disse a empresa num comunicado à imprensa.

Além de ser o elemento mais abundante do universo, o hidrogênio é considerado uma das principais fontes de energia limpa para o futuro. Ao contrário dos combustíveis fósseis (e do próprio etanol durante a utilização nos carros a combustão), ele gera apenas vapor d'água, eletricidade e calor, sem emissão de gases de efeito estufa ou partículas finas.

Especialistas do setor automotivo consideram que o hidrogênio será uma grande solução de transporte rodoviário limpo para os caminhões, pois eles viajam com uma rota programada e, assim, é possível instalar postos de abastecimento de hidrogênio apenas nas pontas, o que reduz o custo dos investimentos.

A Hyundai também atua nos segmentos de caminhões e ônibus a hidrogênio, no exterior, mas para o Brasil, no momento, está focada nos automóveis. A chinesa GWM, ao contrário, está trabalhando num projeto de caminhão a hidrogênio para o Brasil.