Notícia

Buobe

Hyundai irá testar hidrogênio renovável a partir do etanol (174 notícias)

Publicado em 28 de fevereiro de 2025

Candeias Mix Portal do Agronegócio Portal Não me toque Blog da Amazônia Jornal da USP online Avance News Portal Contexto Brasilagro Diario El Ciudadano y la Región (Argentina) online ABC do ABC Canal Rural Imparcial News CanaOnline Suzano TV AutoData Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SP) MTT News Está Todo Bien (Argentina) Portal Tempo de Safra Portal BE News Ipesi Rádio GuarujaMix Noticias Argentinas (Argentina) Tratamento de Água Jornal Campo Aberto Canal Energia Quatro Rodas online TDT News Jornal Cana Contexto Exato Canaoeste Sou Agro 106.7 FM (Ribeirão Preto, SP) A Cidade On (Ribeirão Preto, SP) Jornal Cidadã Imparcial News Cenário Energia Melody FM 94.1 Jornal Extra de Alagoas online Visão Agro online Tribuna do Agreste Meio Filtrante online Notícias Agrícolas Tribuna do Sertão ABC Agora El Litoral (Argentina) online Diário do Transporte NovaCana A notícia MT Portal Âncora 1 Mecânica Online Página Rural Inovação Tecnológica Brasil Soberano e Livre Guia Limeira Repórter Maceió O Piauí Verde Sobre Rodas Toda Palavra online Sampi Região Noroeste Fecombustíveis (Federação Nacional deo Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes) Revista RPANews online Sindicombustíveis Bahia - Sindicato do Comércio de Combustíveis, Energias Alternativas e Lojas de Conveniências do Estado da Bahia Canal da Cana UDOP - União dos Produtores de Bioenergia Rede Noticiando Canal Solar Datagro EAE Máquinas Portal Mariliense MotorPy.com (Paraguai) Moema e região Auto Indústria Dia de Ajudar Agro2 Mecânica Online Revista Zelo Portal de Divulgação Científica do IPUSP - Instituto de Psicologia (IP) da USP Mato Grosso Mais Notícias Minuto MT Diário do Acionista Notícias Automotivas Inteligência Móvel CarPoint News Autos Segredos InsideEVs Auto Indústria Garagem 360 O Tempo online Revista Brasil Energia Jornal de Hoje (RJ) online A Tribuna Piracicabana online Sincopeças Acelerando por aí Blog Sulinha Cidad3 Gizmodo Infofix Sindicato dos Metalúrgicos do ABC Canal – Jornal da Bioenergia Canal VE A Gazeta (ES) online Jornal Cana Top Sector Academia do Mecânico (RS) PlanetCarsZ Auto Agora Blog do Jornalista Arnaldo Moreira Alpha Autos online Gazeta de S. Paulo online Piauí Hoje Notícias Automotivas Cenário MT Alpha Autos online Portal Hortolândia A Tribuna Piracicabana online Conexão Tocantins Verde Sobre Rodas SEGS Portal Nacional de Seguros & Saúde Sindicato dos Metalúrgicos do ABC Blog do Jornalista Arnaldo Moreira AutomaniaNet ItapoNews Giro Notícias Goiás Jornal Bleh! online Agora Vale Blog Alpha Lazer TECHNIBUS Central de Notícias da Construção revistaterraecia.com.br Jorge Moraes Portal Unibus Transporte Moderno Nossa Cidade Memória Motor fatecitaqua.cps.sp.gov.br Peças e Veículos www.agoramotors.com.br Revista Carro Revista Sobre Rodas sindalcool.com.br www.confea.org.br Dália Comunicação Editorial

A Hyundia começa a operar testes com unidade do SUV Hyundai NEXO no campus Capital-Butantã da Universidade de São Paulo (USP), onde fica a primeira estação de abastecimento de hidrogênio renovável a partir do etanol do mundo.

Esse posto de abastecimento é resultado de um projeto do Centro de Pesquisa e Inovação em Gases de Efeito Estufa – RCGI da Universidade de São Paulo.

Em nota , a Hyundai destaca que, com o NEXO, o projeto poderá avaliar a pureza do hidrogênio produzido a partir do etanol em aplicação em veículos de passeio com longa autonomia e operação em rotas variadas, expandindo a abrangência dos testes para além do transporte público.

Essa unidade do Hyundai NEXO chegou ao Brasil no primeiro semestre do ano passado para um programa de demonstração e discutir os avanços da cadeia de hidrogênio no mundo e as grandes possibilidades de o Brasil contribuir a partir de sua larga experiência com a produção do etanol.

Após participar de eventos de demonstração em diversas cidades brasileiras, o Hyundai NEXO inicia uma nova etapa, agora incorporado ao projeto de pesquisa e desenvolvimento para a produção de hidrogênio a partir da reforma do etanol do RCGI-USP.

Com potência combinada de 163 cv entre a propulsão de célula de combustível e o motor elétrico, o NEXO armazena o hidrogênio em tanques de alta pressão que depois é combinado com o oxigênio do ar na célula de combustível, gerando eletricidade que alimenta o motor elétrico.

Este processo não emite gases poluentes, contribuindo para a melhoria da qualidade do ar nas cidades.

Uma das principais vantagens é a praticidade.

Abastecer um carro a hidrogênio leva em torno de cinco minutos, similar ao tempo de abastecimento de um carro a gasolina. A autonomia supera os 660 km, conforme ciclo europeu WLTP.

Além de não emitir poluentes, o NEXO contribui ativamente para a melhoria da qualidade do ar, destaca a montadora.

Para que um ar extremamente limpo entre em contato com o hidrogênio e gere energia, um sistema de filtragem de alta performance remove a maior parte das micropartículas, como poeira, pólen e outros poluentes.

Isso significa que o carro a hidrogênio da Hyundai não apenas evita a emissão de gases nocivos, mas também purifica o ar ao seu redor, beneficiando a saúde de todos.

O hidrogênio é considerado uma das principais fontes de energia limpa para o futuro. Diferente dos combustíveis fósseis, ele gera apenas água, eletricidade e calor, sem emissão de gases de efeito estufa ou partículas finas.

Quando em estado gasoso, o volume do hidrogênio pode ser reduzido em cerca de 200 vezes.

sso permite que seja armazenado e transportado facilmente em tanques de alta pressão.

No caso do projeto do RCGI-USP, o hidrogênio é produzido pela reforma a vapor do etanol, tecnologia que permite a utilização da infraestrutura existente para o etanol no Brasil.

Se o hidrogênio for produzido a partir da reforma do etanol e combinado com captura e armazenamento de carbono (CCUS), ele pode ser considerado carbono neutro ou até negativo, levando em conta o processo de absorção de gás carbônico pela cana-de-açúcar durante a fotossíntese.

A jornada da Hyundai no desenvolvimento de veículos com célula de combustível de hidrogênio começou em 1998.

Durante quase metade da existência da empresa, a Hyundai esteve na vanguarda do desenvolvimento de veículos com célula de combustível, proporcionando muitas conquistas pioneiras, incluindo o primeiro veículo elétrico com célula de combustível (FCEV) produzido em série no mundo.

O hidrogênio desempenha um papel crucial no roteiro de sustentabilidade da Hyundai, pois é uma fonte de energia limpa, com a água sendo seu único subproduto quando usado como combustível.

Também permite a maximização da utilização de energia renovável em todo o mundo devido às suas vantagens em armazenamento e distribuição.