O hub do sono chega às farmácias brasileiras . Em seu novo ciclo de expansão, a startup SleepUp estreia no varejo farmacêutico com a proposta de democratizar o acesso à saúde do sono, através da sua jornada completa do diagnóstico ao tratamento personalizado, com a primeira plataforma de terapia digital para distúrbios do sono na América Latina. O problema já afeta 73 milhões de brasileiros.
Validada pela Anvisa, a plataforma já está disponível nas lojas da Farma Ponte no interior de São Paulo e em uma unidade licenciada da Drogarias Ofertão no bairro de Ipanema (RJ). A empresa também marcou presença no Abrafarma Future Trends , onde avançou em negociações com outras grandes redes regionais.
“A farmácia é o primeiro ponto de contato do brasileiro com sua saúde, o que ganhou ainda mais evidência durante a pandemia. E a incorporação do hub do sono ao portfólio de serviços está plenamente alinhada com a missão do setor de ser o canal primário de atenção ao paciente”, avalia Renata Redondo Bonaldi , sócia e cofundadora da SleepUp.
Na Farma Ponte, a terapia digital do sono já é uma realidade nos 116 PDVs da rede. “A inovação vai ao encontro do nosso objetivo de nos posicionarmos como um ecossistema digital e de serviços, estimulando o papel da farmácia em favor da qualidade de vida. Inclusive, estamos capacitando farmacêuticos e profissionais de balcão para assimilar conhecimentos sobre a jornada do sono”, destaca Ricardo Silveira , gerente de marketing e treinamento da rede, que projeta até criar um categoria de produtos do sono.
Vinicius Tadeu de Oliveira , responsável pela unidade licenciada da Ofertão, apostou na plataforma especialmente em função do perfil do público que frequenta a loja. “Temos um expressivo contingente de idosos, com bom poder aquisitivo e que buscam na farmácia um mix de serviços diferenciados”, explica. “Nossa ideia é fazer da unidade de Ipanema um piloto, mas já queremos propor a incorporação da terapia digital às mais de 80 lojas da rede no Rio de Janeiro”, antecipa.
Hub do sono em ciclo de expansão
Para viabilizar a atuação no varejo farmacêutico, a startup teve um importante respaldo da Farma Ventures . A primeira venture builder dedicada ao varejo farmacêutico brasileiro, vinculada à FCJ Venture Builder, acaba de incluir a SleepUp ao seu ecossistema. Em paralelo, a empresa firmou uma parceria com a Gaslive , especialista em produtos e serviços respiratórios e detentora do CPAP ( Continuous Positive Airway Pressure ) – equipamento utilizado para o tratamento da apneia do sono e passa a ser o software oficial para monitoramento e tratamento de terapia respiratória, com o objetivo de aumentar o sucesso terapêutico e adesão ao tratamento.
A SleepUp também está estruturando uma série de cursos para orientar farmacêuticos e balconistas sobre os distúrbios do sono. “É uma situação ainda muito negligenciada e o acesso a especialistas é escasso e caro. A farmácia, por meio das salas de assistência clínica, se tornará o ponto focal para a democratização da saúde do sono, educando o paciente”, pontua Renata.
A SleepUp lançou o seu produto em meio à pandemia de 2020, por iniciativa de Renata e da irmã Paula Redondo , e hoje está entre as “100 Startups to Watch” de 2022, premiação realizada pela PEGN, Época e Editora Globo. Em sua jornada, já passou por inúmeras aceleradoras e incubadoras, acumulou diversos prêmios e fomentos para pesquisa, com destaque para a Fapesp PIPE 2, um programa de apoio da Fapesp a pequenas empresas no estado de São Paulo e captou seu investimento pre-seed em 2021.
“Com uma base coberta de mais de 100 mil pessoas, o nosso crescimento em número de assinantes mensais é superior a 200%”, conta Renata. Por meio de um aplicativo disponível para Android e iOS, a plataforma promove terapias comportamentais e cognitivas baseadas em protocolos clínicos da medicina do sono e da psicologia. A jornada terapêutica do paciente inclui atividades como o preenchimento de um diário do sono, gestão medicamentosa, terapia cognitiva comportamental, anamneses, testes clínicos, recursos de meditação, relaxamento e telemedicina especializada em sono.
“Também dispomos de um dashboard populacional, o que pode ser uma ferramenta preciosa para as farmácias avaliarem os indicadores de sono de seus clientes”, acrescenta. A startup oferece três produtos para as farmácias, que incluem os planos de licença da terapia digital, telemedicina e o teste de sono domiciliar, além de um protocolo de triagem farmacêutica de distúrbios do sono. As farmácias interessadas em conhecer o trabalho da SleepUp podem acionar a Thabita Maganete: thabita.maganete@sleepup.com.br
Fonte: Redação Panorama Farmacêutico