Notícia

Jornal de Jundiaí online

HU é polo de estudo da USP no combate ao zika vírus

Publicado em 17 dezembro 2015

Por Paulo Behr Ferro

O Hospital Universitário (HU) será um dos 29 polos de estudo do zika vírus no Estado. O projeto, anunciado nesta quinta-feira (17) de manhã, foi desenvolvido pelo Instituto de Ciências Médicas da Universidade de São Paulo, que selecionou cidades para coletar amostras de pacientes de toda a Região com suspeita da doença. Após coletadas, as amostras serão analisadas no Laboratório de Biologia Molecular da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ). O objetivo é detalhar a forma de contágio e incubação do vírus. Todo o estudo será custeado pela Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).

Os sintomas do zika são parecidos com um quadro gripal: febre baixa, mal estar, vermelhidão no corpo, conjuntivite, diarreia e vômito. “Quando o paciente apresentar esses sintomas, será colhida uma amostra de sangue e encaminhada para laboratório da FMJ. No caso de exame positivo, o material é enviado para USP para mapeamento mais detalhado”, explica o pediatra Saulo Passos, coordenador do projeto em Jundiaí.

Na palestra realizada por ele, na manhã desta quinta-feira (17), médicos, enfermeiros, agentes comunitários de saúde e outros profissionais ligados à Saúde compareceram para se especializarem no diagnóstico da doença.