Notícia

Jornal da Unesp

Hospital Veterinário faz 40 anos

Publicado em 01 agosto 2014

No dia 6 de maio, o Hospital Veterinário “Governador Laudo Natel” (HVGLN) comemorou 40 anos. Em quatro décadas de atividade, essa unidade auxiliar da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV), Câmpus da Unesp de Jaboticabal, tornou-se uma referência em seu setor, em termos de ensino, pesquisa e extensão.

O Hospital Veterinário é decisivo para a formação de alunos dos cursos de graduação e pós-graduação em Medicina Veterinária, oferecendo também treinamento, através de estágios, a estudantes oriundos da FCAV ou de outras instituições. Também promove o treinamento de alunos de nível médio (do Colégio Agrícola) em práticas hospitalares, e garante suporte para as atividades práticas em cursos extracurriculares da área médico-hospitalar.

O HVGLN presta, ainda, serviços de excelência para a comunidade, em diferentes especialidades. Fornece, por exemplo, atendimento a animais domésticos e selvagens trazidos por seus proprietários ou por clínicas veterinárias ou entidades de proteção animal. “A cada ano, o HVGLN atende em média 4 mil novos pacientes das espécies canina, felina, bovina, bubalina, caprina, equina, ovina e suína, além de aves, répteis e mamíferos selvagens”, esclarece o supervisor do hospital, o professor José Corrêa de Lacerda Neto.

As áreas de atendimento incluem Clínica, Cirurgia e Anestesia de Grandes e Pequenos Animais e de Obstetrícia, Serviços Especializados de Cardiologia Veterinária, Cirurgia Reconstrutiva, Clínica e Cirurgia de Animais Selvagens, Dermatologia, Diagnóstico por Imagens, Emergência, Intoxicações e Plantas Tóxicas, Medicina Esportiva de Equinos, Nutrição Clínica de Cães e Gatos, Oftalmologia Veterinária, Oncologia de Cães e Gatos, Ortopedia de Cães e Gatos, Patologia Clínica e Urologia-Nefrologia.

São beneficiadas pelo atendimento cidades das regiões de Jaboticabal, Bauru, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Franca, Bauru, São Carlos e Campinas, entre outras. A assistência se estende ainda ao sul de Mato Grosso e a regiões do Triângulo Mineiro e do sul de Minas.

As atividades assistenciais são realizadas pelos docentes do curso de Medicina Veterinária, com a participação de alunos de graduação e residentes dos Programas de Pós-Graduação lato sensu em Medicina Veterinária e Saúde Pública e Programa de Residência em Área Profissional da Saúde – Medicina Veterinária e Saúde. Conta ainda com a colaboração de pós-graduandos dos Programas de Pós-Graduação em Medicina Veterinária e em Cirurgia Veterinária.

Em suas dependências são também realizadas pesquisas clínicas e experimentais dos docentes, com projetos financiados por órgãos como Fapesp e CNPq. “Nos anos de 2012 e 2013, foram desenvolvidos 159 projetos de pesquisa e oito projetos de extensão cadastrados na Proex”, relata o vice-supervisor do Hospital, o professor Aparecido Antonio Camacho.

Mais informações sobre o Hospital Veterinário pelo telefone (16) 3209-2626, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, ou pelo site <http://goo.gl/PZmiWd>