Notícia

Cidades (Jaboticabal, SP) online

Hospital Veterinário da Unesp Jaboticabal atende 19 mil casos/ano

Publicado em 14 março 2017

Prestes a completar 43 anos de existência, o Hospital Veterinário “Governador Laudo Natel” (HVGLN), localizado na FCAV/Unesp, Câmpus de Jaboticabal, registra crescente casuística de atendimentos em animais domésticos e selvagens. Dentre essas espécies de animais estão os cães, gatos, equídeos, aves silvestres, entre outras.

Nos últimos três anos, em 2014, 2015 e 2016, foram atendidos pelo HVGLN pouco mais de 19 mil casos por ano, entre os quais se incluem quase 4 mil novos prontuários abertos.

No ano de 2016 foram realizados 40.733 exames pelo Laboratório de Patologia Clínica e realizadas 1.420 cirurgias, 8.428 exames radiológicos e 950 ultrassonografias, além de outros procedimentos.

O hospital, além de ser uma peça fundamental na Faculdade em relação ao ensino, pesquisa e extensão para os docentes e alunos de graduação e pós-graduação, também atende os animais de toda a região de Jaboticabal, de outros Estados do país e até mesmo de outros países, incluindo aqueles trazidos por entidades de proteção animal, proprietários particulares e até mesmo clínicas veterinárias.

O HVGLN também possui parceria com a Associação de Proteção de Animais de Jaboticabal (APA), mediante o qual presta assistência de baixo custo a cães, gatos e equinos. Por desta parceria, no ano de 2016 foram realizados 762 atendimentos a animais encaminhados pela APA.

Hospital Veterinário

As atividades assistenciais são realizadas pelos docentes do Departamento de Clínica e Cirurgia Veterinária, de Medicina Veterinária Preventiva e Reprodução Animal, por Aprimorandos e Residentes, e colaboram no atendimento pós-graduandos em Medicina Veterinária. O Programa de Aprimoramento Profissional em Medicina Veterinária e Saúde Pública (Residência PAP) e Programa de Residência em Área Profissional da Saúde – Medicina Veterinária e Saúde, são financiados pela secretaria da Saúde do Estado de São Paulo e pelos Ministérios da Educação e da Saúde, respectivamente.

Para a Supervisora do Hospital Veterinário, a Profª Drª Mirela Tinucci Costa, o HVGLN é de enorme importância para a FCAV/Unesp, além de proporcionar atendimento aos animais, o HV proporciona aos alunos de graduação e pós-graduação o aprimoramento da profissão.

“O extenso rol de atividades teórico-práticas constitui destacado atrativo para alunos de cursos de graduação em medicina veterinária de todo o Brasil, assim como de países do exterior que buscam junto ao HVGLN meios para complementação de seu aprendizado. Em média, 300 alunos por ano afluem a este centro para realização de treinamentos e de estágios curriculares nas dependências deste hospital”, disse a Supervisora do HVGLN.

Também nos próprios setores do HVGLN são realizadas as pesquisas clínicas e experimentais dos docentes que ali atuam e onde são desenvolvidos os projetos financiados pelos órgãos de fomento a pesquisa como Fapesp e CNPq.

Paola Vantini – Estagiária Assessoria de Imprensa FCAV/Unesp

fonte – http://unan.unesp.br/destaques/26029/hospital-veterinario-da-unesp-jaboticabal-atende-19-mil-casos-ano