Notícia

Esteta

Hospital realiza evento para estimular diálogo entre Institutos de Ciência e Tecnologia

Publicado em 19 abril 2013

O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Oncogenômica (INCiTO) realiza em parceria com a Fundação Antônio Prudente/Hospital A.C.Camargo, um encontro de pesquisadores representantes dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs), nesta sexta-feira (19), das 8h30 às 17h30, em São Paulo.

O evento pretende estimular uma das filosofias do programa, que é mobilizar e agregar, de forma articulada com atuação em redes, os grupos de pesquisa em áreas de fronteira da ciência e em áreas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do País.

A programação prevê que, inicialmente, 25 INCTs terão cerca de 15 minutos para serem apresentados. Haverá ainda espaços para interação entre os pesquisadores presentes, com objetivo de proporcionar trocas de informações e experiências para motivar o interesse pelo trabalho em rede.

“Será uma nova oportunidade para os diferentes grupos, de diferentes áreas do conhecimento, poderem estabelecer parâmetros para novas parcerias, possibilitando que os projetos dos diferentes INCTs possam ´conversar´ um com o outro”, destaca o coordenador do INCiTO, o cirurgião oncologista Luiz Paulo Kowalski, que é também o diretor do Núcleo de Cabeça e Pescoço do Hospital A.C.Camargo.

INCiTO- Um dos enfoques do INCiTO está no projeto Câncer Hereditário e Agregação Familiar – Perfis Clínicos e Moleculares de Pacientes Brasileiros e seus Parentes com alto risco de câncerque consiste em avaliar os marcadores tumorais em pacientes com câncer de intestino e reto, melanoma, mama, próstata e de cabeça e pescoço e, desta forma, identificar quais são os fatores que estão por trás das metástase destes tumores e, com isso, apontar marcadores bioquímicos de diagnóstico e prognóstico para possíveis novas drogas para combater a doença.

 Dentre os resultados já obtidos pelo INCiTO/Hospital A.C.Camargo destaca-se a demonstração de que a mutação R337H do gene TP53 é comum na população brasileira, com prevalência de 1 a cada 300 indivíduos no sul e sudeste do país. Neste trabalho, liderado pela diretora de Oncogenética do A.C.Camargo, Maria Isabel Achatz, identificou-se o efeito fundador da síndrome made in Brazil, que é significativamente diferente da Síndrome de Li-Fraumeni convencional. Sabe-se que ela é associada a diferentes tipos de câncer, dentre eles aproximadamente 10% dos casos de câncer de mama em mulheres jovens (pré-menopausa) e tumores pediátricos no sul do Brasil.

INCTs - O Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) foi criado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), e tem como metas, além do estímulo ao trabalho em rede no modelo já mencionado; impulsionar a pesquisa científica básica e fundamental competitiva internacionalmente; estimular o desenvolvimento de pesquisa científica e tecnológica de ponta associada a aplicações para promover a inovação e o espírito empreendedor, em estreita articulação com empresas inovadoras, nas áreas do Sistema Brasileiro de Tecnologia (Sibratec).

Além de promover o avanço da competência nacional nas devidas áreas de atuação, criando ambientes atraentes e estimulantes para alunos talentosos de diversos níveis, do ensino médio ao pós-graduado, o programa também se responsabilizará diretamente pela formação de jovens pesquisadores e apoiará a instalação e o funcionamento de laboratórios em instituições de ensino e pesquisa e empresas, proporcionando a melhor distribuição nacional da pesquisa científico-tecnológica, e a qualificação do país em áreas prioritárias para o seu desenvolvimento regional e nacional. Os Institutos Nacionais devem ainda estabelecer programas que contribuam para a melhoria do ensino de ciências e a difusão da ciência para o cidadão comum.

A criação dos institutos conta com parceria da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) e as Fundações de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam), do Pará (Fapespa), de São Paulo (Fapesp), Minas Gerais (Fapemig), Rio de Janeiro (Faperj) e Santa Catarina (Fapesc), Ministério da Saúde e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Serviço:

Encontro Nacional de INCTs
Realização:
Fundação Antônio Prudente/Hospital A.C.Camargo
Quando:19 de abril de 2013 das 8h30 às 17h30 horas
Local:Auditório Senador José Ermírio de Moraes, no Hospital A.C.Camargo
Endereço:Rua Professor Antônio Prudente, 211, Liberdade, São Paulo – SP
Informações:www.accamargo.org.br
Cobertura de imprensa: moura@comunique.srv.br