Notícia

Consumidor RS

Hospital Moinhos de Vento de Porto Alegre

Publicado em 26 julho 2012

O psiquiatra Marco Antônio Marcolin é o convidado da reunião científica dos médicos do Centro de Neurologia e Neurocirurgia do Hospital Moinhos de Vento que acontece no próximo dia 27 de julho, sexta-feira. O especialista irá falar sobre Estimulação Magnética Transcraniana Repetitiva.

A técnica de Estimulação Magnética Transcraniana Repetitiva é um método de tratamento cerebral do grupo da neuromodulação, ativada por meio de aplicação no crânio de forma não invasiva. Por meio de estímulo magnético repetido, produz efeitos terapêuticos em depressão, alucinações auditivas, zumbido, impulsividade, anorexia nervosa, compulsão por cocaína e álcool, sensação de membro fantasma, entre outras manifestações neurológicas.

A reunião será coordenada pelo Dr. Nilo Lopes, médico neurocirurgião do Centro de Neurologia e Neurocirurgia do Hospital Moinhos de Vento.

Sobre Marco Marcolin

Graduado em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo (1979), mestrado e PhD (1990), pela University of Illinois at Chicago - USA (1988). Atualmente é médico assistente, pesquisador, professor e orientador da pós-graduação, coordenador do Grupo de Pesquisa de Estimulação Cerebral Não Invasiva e do Serviço de Estimulação Magnética Transcraniana do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e assessor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Psiquiatria, atuando principalmente nos seguintes temas: Psicofarmacologia, EMTr (Estimulação Magnetica Transcraniana), Transtornos de Humor, Esquizofrenia e outros transtornos psiquiátricos.