Notícia

SEGS Portal Nacional de Seguros & Saúde

Hospital leva mostra sobre câncer para parques públicos da Capital .

Publicado em 26 maio 2010

Saúde .Em comemoração ao Dia Mundial Sem Tabaco, o Hospital A.C.Camargo e o CEPID/Fapesp levam ao Parque do Ibirapuera a exposição "Câncer: conhecer para Prevenir". Entre 30 de maio e 7 de junho serão expostos 22 painéis ilustrativos que mostram de forma educativa e lúdica o que é, como se desenvolve e como prevenir o câncer. No dia 30 às 10 horas, palestra abordará o tema O Tabagismo e a Mulher

Link para download dos painéis: http://www.sendspace.com/file/f6i69v

Biologia molecular, diferenças entre tumor benigno e maligno, síndromes hereditárias, metástase, como evitar fatores de risco e outras questões relacionadas ao câncer fazem parte do vocabulário diário de cientistas e médicos, mas nem sempre são transmitidas com clareza para a população. Com a proposta de desmistificar o câncer e trazer a ciência para perto da sociedade, o Hospital A.C.Camargo leva ao Ibirapuera a mostra Câncer: Conhecer para Prevenir, reunindo vinte e dois painéis que apresentam o câncer unindo os conceitos lúdicos e didáticos.

O trabalho, itinerante, começa pelo Parque do Ibirapuera, que abrigará os painéis entre 30 de maio - véspera do Dia Mundial Sem Tabaco, e 7 de junho, com entrada gratuita. No domingo, 30, às 10 horas o local receberá a palestra O Tabagismo e a Mulher, com a psiquiatra e coordenadora do Grupo de Apoio ao Tabagista (GAT) do Hospital A.C.Camargo, Célia Lídia da Costa.

No decorrer do segundo semestre, em datas a serem definidas, a mostra será apresentada em outros parques da cidade como os Parques do Carmo, em Itaquera; Trianon, na avenida Paulista; do Povo, no Itaim; da Independência, no Ipiranga e Parque do Guarapiranga.

A mostra é promovida pelo Hospital A.C.Camargo e pelo CEPID - Centro de Excelência em Pesquisa, Inovação e Difusão do A.C.Camargo - um programa financiado pela Fapesp com a proposta de promover a aproximação entre a pesquisa na área de câncer e a sociedade, integrando o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Oncogenômica (INCiTO). O projeto tem o apoio da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo.

Desenvolvidos pelo ilustrador Beto Uechi, da Pingado Ilustrações, os painéis ensinam o que é e como prevenir o câncer e abordam os sintomas e fatores de risco para os cânceres de mama, colo do útero, próstata, pele, pulmão, intestino, entre outros. O objetivo é mostrar ao público que o melhor aliado contra o câncer é a prática de um estilo de vida saudável, que inclua boa alimentação, realização de exercícios físicos, comportamentos e hábitos saudáveis. "Além disso, nosso propósito é trazer a essência de toda a ampla produção científica de nossos pesquisadores - mais de uma centena de artigos anuais de alto impacto - e transformar em informação simples e prática para a sociedade", destaca o CEO do A.C.Camargo, Irlau Machado.

O objetivo é mostrar ao público que o melhor aliado contra o câncer é a prática de um estilo de vida saudável, que inclua boa alimentação, realização de exercícios físicos, comportamentos e hábitos saudáveis. A idéia é ressaltar que a melhor forma de prevenir o câncer é evitar os fatores de risco como o cigarro( responsável por 40% dos casos de câncer), ingestão de bebidas alcoólicas em excesso, exposição desprotegida e excessiva ao sol e dieta rica em gorduras. A mostra conta agora com mais 2 painéis inéditos.

Esta missão já está sendo reconhecida e o maior sinal disso foi a publicação de artigo na revista Lancet Oncology que enalteceu o papel da exposição", ressalta Dirce Carraro, pesquisadora e coordenadora de transferência de tecnologia e difusão do CEPID/A.C.Camargo.

SERVIÇO

Exposição - Câncer: Conhecer para Prevenir

Realização: Hospital A.C.Camargo

Local: Parque do Ibirapuera -

Data: 30 de maio a 7 de junho

Horário: segundo a domingo, das 6 às 22 horas

Endereço: Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n - Serraria - ao lado da Praça da Paz

Entrada pelo Portão 7 - São Paulo.

Entrada gratuita

Link para download dos painéis: http://www.sendspace.com/file/f6i69v

Informações: www.accamargo.org.br

Palestra - O Tabagismo e a Mulher

Palestrante: diretora da Psiquiatria e coordenadora do Grupo de Apoio ao Tabagista do Hospital A.C.Camargo, Célia Lídia da Costa

Local: Parque do Ibirapuera -

Quando: domingo, 30 de maio às 11 horas

Endereço: Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n - Serraria - ao lado da Praça da Paz

Entrada pelo Portão 7 - São Paulo.

Entrada gratuita

Sobre o Hospital A.C.Camargo - O Hospital A.C.Camargo é um dos maiores centros de tratamento oncológico da América Latina. Realiza de forma integrada a prevenção, o diagnóstico e o tratamento ambulatorial e cirúrgico dos mais de 800 tipos de câncer identificados pela Medicina, divididos em mais de 40 especialidades, sempre baseado na assistência multidisciplinar. Realiza anualmente mais de 950 mil atendimentos anuais (internações, tratamento ambulatorial e diagnóstico por imagem) sendo responsável hoje, por uma das maiores casuísticas no tratamento do câncer do país.

Sua pós-graduação, criada em 1996, é a única em um hospital privado reconhecida pelo Ministério da Educação e foi avaliada com nota máxima durante toda essa década pela CAPES, tornando-se assim a melhor do país em Oncologia e uma das duas melhores em Medicina.

Uma instituição filantrópica que atua, desde sua criação por Antônio e Carmen Prudente em 1953, no atendimento especializado a pacientes com câncer. Seu corpo clínico é fechado e composto por uma equipe de 403 médicos especialistas, a maior parte com mestrado e doutorado. A interação desses profissionais em atividades multidisciplinares resulta em índices de sucesso de contra o câncer semelhantes aos observados nos melhores centros de oncologia internacionais.

Na área de ensino e pesquisa, o A.C.Camargo criou a 1ª residência oncológica, em 1953, e é responsável pela formação de 1/3 dos oncologistas em atividade no Brasil. Tem a maior produção científica da área, com mais de mil trabalhos publicados na última década nas principais revistas internacionais de alto impacto. Centralizou em 2000 o Genoma do Câncer no Brasil, financiado pela Fapesp e Instituto Ludwig, instituição de pesquisas em câncer que o A.C.Camargo abrigou por mais de 20 anos.

Em 2009, o Hospital foi apontado pela edição 500 Melhores Empresas da revista Istoé Dinheiro como uma das melhores em Saúde pelo terceiro ano consecutivo. No mesmo ano foi eleito pelo Guia Você S/A Exame como uma das Melhores Empresas para Você Trabalhar e pela segunda vez consecutiva está entre as 10 melhores empresas de serviços médicos do Brasil na Gestão de Pessoas, de acordo com o anuário Valor Carreira.

Mais informações: www.accamargo.org.br