Notícia

Pauta Social

Hospital de câncer de Barretos instala banco de tumores

Publicado em 07 julho 2006

Preocupada em oferecer o que há de mais moderno na prevenção e tratamento de diversos tipos de câncer, a Fundação Pio XII acaba de instalar, em sua sede em Barretos, o Banco de Tumores, terceiro deste tipo no país. O Banco vai contribuir para a formação de um cadastro nacional dos tipos de câncer e auxiliar na busca pela cura da doença.
O local tem capacidade para armazenar até 50 mil amostras de diferentes tipos de câncer, mantidas a uma temperatura de 80º C negativos. A nova tecnologia permitirá o estudo de detalhes da origem, sua ligação genética e evolução do câncer.
Com investimento de R$ 200 mil, o projeto utiliza a mesma técnica de congelamento de embriões. Esta iniciativa vem de encontro com a proposta do Hospital de aprimorar cada vez mais seu centro oncológico que já é reconhecido como um dos melhores do país.
O Hospital de Câncer Barretos atende 400 mil pessoas por dia, sendo que 60% são de outros estados. Com excelência na qualidade dos serviços prestados, mais de 90% dos atendimentos são feitos gratuitamente.
Em associação com UNESP de São José do Rio Preto e, com o apoio financeiro da FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, o Banco de Tumores permitirá a elaboração de estudos de tumores mais comuns na população brasileira e a troca de informações com centros de pesquisas do mundo inteiro.
No Brasil, o câncer é uma das principais doenças que causam morte. Os tipos mais comuns são: próstata, mama e pulmão. Na luta para reduzir esses índices o Hospital de Câncer de Barretos tem realizado grandes projetos de prevenção e combate. Atualmente 70% dos pacientes são salvos com o tratamento oferecido pelo hospital.