Notícia

Hospitalar.com

Hospital de Câncer de Barretos implanta Banco de Tumores

Publicado em 09 janeiro 2007

Preocupada em oferecer o que há de mais moderno na prevenção e tratamento de diversos tipos de câncer, a Fundação Pio XII instalou recentemente, em sua sede em Barretos, o Banco de Tumores, terceiro deste tipo no país. O Banco vai contribuir para a formação de um cadastro nacional dos tipos de câncer e auxiliar na cura da doença. O local tem capacidade para armazenar até 50 mil amostras de diferentes tipos de câncer, mantidas a uma temperatura de 85º C negativos. A nova tecnologia permitirá o estudo de detalhes da origem, sua ligação genética e evolução do câncer.

Com investimento de R$ 200 mil, o projeto utiliza a técnica de congelamento de embriões. Esta iniciativa está inserida na proposta do Hospital em primorar cada vez mais seu centro oncológico. O Hospital de Câncer Barretos atende 2 mil pessoas por dia, sendo que 60% são de outros Estados. Mais de 90% dos atendimentos são feitos gratuitamente pelo SUS - Sistema Único de Saúde.

Em associação com UNESP de São José do Rio Preto e, com o apoio financeiro da FAPESP — Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, o Banco de Tumores permitirá a elaboração de estudos de tumores mais comuns na população brasileira e a troca de informações com centros de pesquisas do mundo inteiro