Além do aniversário de 60 anos do Hospital de Amor, março também é marcado por uma campanha muito importante: o “Março Marinho” – mês de conscientização sobre a prevenção do câncer colorretal (aquele que acomete o trato digestivo – intestino grosso e reto).
Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer – INCA, o câncer colorretal é o quarto tipo com maior incidência no Brasil. Além disso, são estimados 41 mil novos casos para cada ano do triênio 2020/2022, sendo 20.520 em homens e 20.470 em mulheres. Apesar dos números serem alarmantes, quase 30% desse tipo de câncer pode ser evitado com alimentação saudável, prática de atividades físicas e abandono de bebidas alcoólicas. Por isso, é fundamental conhecer a doença, seus fatores de risco e saber quais são as principais formas de preveni-la.
Com fomento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – Pesquisa Fapesp, o HA realizou uma avaliação de ocorrência, mortalidade e sobrevida da doença em um estudo epidemiológico intitulado “Neoplasias malignas nas 18 cidades pertencentes à regional de Barretos, São Paulo: A importância de um Registro de Câncer de Base Populacional”, que trouxe dados relevantes.