Notícia

Secretaria de Ensino Superior (SP)

Hospital das Clínicas da USP inaugura novas instalações

Publicado em 27 julho 2011

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, unidade ligada à Secretaria de Estado da Saúde, inaugurou na terça-feira (26/7) dois novos centros em suas dependências, o Centro de Reprodução Humana e o Centro de Diagnóstico em Gastroenterologia.

O novo Centro de Reprodução Humana "Governador Mario Covas", que integra a Divisão de Clínica Ginecológica do hospital, foi reformado e agora passa a contar com laboratórios de micromanipulação de gametas, sêmen e criopreservação e um laboratório de pesquisa genômica para investigar anomalias, assim como fazer o aconselhamento genético aos casais.

Com as mudanças, o Centro de Reprodução Humana aumentou em 50% a sua capacidade de atendimento, onde serão realizados 30 ciclos de fertilização in vitro por mês.

De acordo com Edmund Baracat, professor titular da disciplina de Ginecologia do HC, o objetivo é elevar este número para 80 ciclos até dezembro deste ano. Já em 2012, a meta é realizar 100 ciclos por mês.

Entre os tratamentos oferecidos pelo centro estão: inseminação intrauterina, fertilização in vitro, injeção intracitoplasmática de espermatozoides, procedimentos clínico-cirúrgicos para restabelecer a capacidade reprodutiva, reversão de vasectomia e correção microcirúrgica de varicocele, além da reversão de laqueadura tubária. Todos gratuitos.

No Centro de Diagnóstico em Gastroenterologia, a ampliação do escopo de atuação, com a integração de procedimentos como os de endoscopia digestiva alta, colonoscopia, colangiografia endoscópica, ecoendoscopia, enteroscopia e ultrassonografia, permitirá que o número de atendimentos seja triplicado. De acordo com o HC, os procedimentos poderão chegar a 15 mil por ano.

Mais informações: www.hcnet.usp.br

Da Agência FAPESP