O Centro Internacional de Pesquisa do Hospital A. C Camargo (Cipe) criou um conselho científico internacional para avaliar as pesquisas realizadas pela instituição. O comitê é composto por cientistas de cinco países. Entre eles está o virologista alemão Harald zur Hansen, professor emérito da Universidade de Heidelberg, que recebeu o prêmio Nobel de Medicina por ter identificado, em 1983, a relação existente entre o papilomavírus (HPV)e o câncer.
Outros cientistas que integram o conselho são António Coutinho, que dirigiu o Instituto Pasteur, em Paris, por mais de dez anos e atualmente coordena o Instituto Gulbenkian de Ciência, de Portugal; e Curtis Harris, professor da Georgetown University e diretor d o National Câncer Institute dos Estados Unidos.
O conselho é resultado de uma das últimas iniciativas do professor Ricardo Brentani, que faleceu em novembro de 2011 e era presidente da Fundação Antônio Prudente, que mantém o Hospital A. C. Camargo, e diretor-presidente do Conselho Técnico-Administrativo (CTA) da Fapesp.
De acordo com Fernando Soares, coordenador de pesquisa e diretor de ensino do Hospital A C. Camargo, o comitê cientifico internacional já dará seu primeiro parecer nos próximos três meses.
AGÊNCIAS