G1

Hormônio liberado durante atividade física pode ter efeito terapêutico em casos de Covid-19, sugere estudo

Publicado em 12 agosto 2020

Com a pandemia, pesquisadores decidiram investigar os efeitos da irisina em genes relacionados à reaplicação do SARS-CoV-2, e descobriram que o hormônio altera a expressão de genes reguladores do ACE2, que codifica uma proteína à qual o vírus se liga para entrar nas células humanas.

Um estudo desenvolvido pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), sugere que o hormônio irisina, liberado pelos músculos durante a atividade física, pode ter efeito terapêutico em casos de Covid-19.

Os pesquisadores fizeram testes in vitro, em uma linhagem de adipócitos subcutâneos humanos, e observaram que a substância tem efeito modulador em genes associados à reaplicação do vírus no corpo humano.

A pesquisadora da Faculdade de Medicina da Unesp, em Botucatu (SP), Miriane de Oliveira, explicou que o resultado do estudo representa uma sinalização positiva para a busca por novos tratamentos. Entretanto, ressalta que são dados preliminares.

“É uma sugestão do potencial terapêutico da irisina para casos de Covid-19. Estamos indicando um caminho de pesquisa para comprovar ou não o efeito benéfico do hormônio em pacientes infectados."

O artigo, publicado na revista Molecular and Cellular Endocrinology, descreve dados gerados no estudo de pós-doutorado de Oliveira, que analisou a ação da irisina e de hormônios tireoidianos em adipócitos. O trabalho contou com apoio da FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).

Por meio de técnicas de sequenciamento, os pesquisadores identificaram 14.857 genes expressos em uma linhagem de adipócitos subcutâneos. Ao tratar as células com irisina, observaram que a expressão de vários genes foi alterada.

Com a pandemia, os pesquisadores decidiram investigar os efeitos da irisina em genes relacionados à reaplicação do SARS-CoV-2, e descobriram que o hormônio altera a expressão de genes reguladores do ACE2, que codifica uma proteína à qual o vírus se liga para entrar nas células humanas.

A irisina também triplicou um gene fundamental para a proteção dos indivíduos, o TRIB3. Estudos anteriores mostraram que a diminuição desse gene ocorre principalmente nos idosos, o que pode estar relacionado à maior reaplicação do SARS-CoV-2 e ao risco aumentado dessa população à Covid-19.

O estudo não avaliou a atividade física, contudo outros estudos demonstram que pessoas ativas fisicamente apresentariam sintomas mais leves de Covid-19. Além de outros fatores, o exercício físico atua como modulador imunológico.

O que é a irisina?

Esse hormônio é normalmente produzido de modo endógeno durante o exercício físico contínuo. A irisina é conhecida pela função de modificação metabólica do tecido adiposo branco – que armazena triglicerídeos, lipídios, acumula gordura e pode vir a ser inflamado – tendo função similar ao tecido adiposo marrom. Esse processo favorece o gasto enérgico, o que torna a irisina um agente endógeno terapêutico para doenças metabólicas, como a obesidade. O hormônio também tem potencial propriedade anti-inflamatória.

Estadão.com Portal R7 UOL O Estado de S. Paulo UOL Correio Braziliense online Correio Braziliense Folha.com IstoÉ online Terra Folha Vitória online Galileu online Folha do ABC online Consecti - Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I Mundo e Meio Jornal Alerta Jornal Opção (Goiânia, GO) online Jornal da Ciência online Terra Biblioteca FMUSP Portal da Enfermagem Atemporal TV Jornal MSN Central das Notícias Refugo NewsBeezer Leia Notícias Blog Jornal da Mulher EdsonVidigal.com O Sul online Folha Regional MS online PB Agora Algomais online Portal Pinzón LabNetwork MSN O Sul Acontece Botucatu Rádio Piratininga 750 AM Top Stories Brazil Tropical FM 99 Revista Amazônia Olhar Digital Dom Total Portal do Zacarias Revista Go Outside online Agência 14 News Notícias Botucatu Portal do Governo do Estado de São Paulo Gazeta de S. Paulo online A Província do Pará Estrela Guia News Mercado Fitness (Argentina) Leia Já Jornal O Coletivo Saber Atualizado Jornal de Piracicaba ID News Jovem Pan Diário do Rio Claro Fato Amazônico BandMulti Público A O Hoje (Goiânia, GO) online Paraíba Total Jornal Cidade - Rio Claro O Londrinense ICTQ - Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade Bonfim Notícias Coluna Italo outrosquinhentos.com Pfarma Tatame online Farol News Notícias do Dia Post TV TV do Povo Terra LANCE! Votunews Terra TV Alesp Infomed - Centro Provincial de Información de Ciencias Médicas Matanzas (Cuba) Revista Atenção Rádio Santa Cruz Jornal Regional